ENTREVISTA COM O ESCRITOR MARCELLO SALVAGGIO
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale" entrevista o escritor Marcello Salvaggio
 (29/04/16)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Marcello Salvaggio - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Quando e como surgiu o seu interesse pela literatura?

Marcello Salvaggio:
Comecei a me interessar pela literatura por volta da sétima série, primeiramente através dos livros de Júlio Verne e Emilio Salgari, que pegava da biblioteca da minha escola. Como tenho ascendência italiana e leio no idioma fluentemente, passei por Calvino, Buzzati, Dante, Ariosto e outros, embora meu primeiro choque literário tenha sido com Kafka. Dos brasileiros, os primeiros a me interessarem foram os poetas, como Cruz e Souza, Manuel Bandeira, Álvares de Azevedo e Drummond. Entre os prosadores, passei a gostar muito de Clarice Lispector, Murilo Rubião e Guimarães Rosa. Asimov, com a saga da Fundação, foi minha primeira leitura de ficção científica hard, enquanto Moorcock (com a série de Elric de Melniboné) me marcou mais do que o próprio “O Senhor dos Anéis” no campo da fantasia heroica. Mais recentemente, passei a me interessar pelo gênero do romance histórico.

Ademir Pascale:
Você lançou recentemente o livro "Vida e Tentação de Joana d'Arc", poderia comentar?

Marcello Salvaggio:
Justamente o gênero do romance histórico, em especial a obra de Bernard Cornwell, acentuou meu interesse pela história medieval. Passei a ler livros de muitos historiadores que pesquisam ou pesquisaram sobre esse período, como Jacques Le Goff, Georges Duby e o brasileiro Ricardo da Costa, da UFES. Além de acompanhar cursos e palestras acadêmicas pela internet. A partir daí, entre os textos medievais que passei a ler e estudar, me deparei com o processo de Joana d'Arc. Logo a história dela, que antes conhecia de forma superficial, através de filmes e leituras resumidas, me encantou. Até por sua inspiradora espiritualidade, resolvi transformá-la em um romance, que levou cinco anos para ser escrito. A princípio, seria apenas um volume. O editor considerou mais prudente dividi-lo em dois tomos, até para não “intimidar” muito o leitor, rs...Mas segue sendo uma obra que é uma unidade, uma única história.

Ademir Pascale:
Como foram as suas pesquisas para escrever o livro?

Marcello Salvaggio:
A obra aborda a vida de Joana d'Arc desde sua infância até sua morte, passando por suas visões e combates, romanceando também eventos históricos como a batalha de Agincourt, da qual a Donzela não tomou parte, mas que influenciou decisivamente o cenário em que ela viveu. A base da pesquisa foi o próprio processo contra Joana, além do livro “Joana d'Arc”, do historiador francês Michelet. Fundamental também o conteúdo do site archive.joan-of-arc.org, que apresenta cartas enviadas por Joana e outros documentos preciosos.


Ademir Pascale:
Poderia destacar um trecho de "Vida e Tentação de Joana d'Arc", especialmente para os nossos leitores?

Marcello Salvaggio:
“Joana via os braços de luz que partiam do vitral, esticando-se para o altar no interior de uma catedral, um devaneio místico que se alçava em grandes asas de pedra. O objeto de desejo dos evanescentes dedos dourados parecia ser um cálice folheado a ouro repleto de moedas de prata. A jovem se sentia inexplicavelmente tentada a se aproximar. Nem a reverência e nem o temor prevaleceram sobre o coração curioso.
Aprofundando sua visão ao olhar para as moedas, iluminadas pela claridade que entrava, percebeu que não estavam paradas, que se moviam lentamente, em círculos, o recipiente muito maior do que aparentava. A velocidade do movimento foi se intensificando até, assustando a donzela, as moedas virarem dentes e o cálice a bocarra de um monstro faminto, que foi crescendo, abrangendo toda a catedral, encharcando-a de saliva pegajosa. Joana, apavorada a princípio, resolveu orar pedindo auxílio aos santos anjos. Não demorou para atenderem suas preces, comandados por São Miguel, cuja espada fechou o vórtice com fogo e raios, evaporando e incendiando o mal à sua volta.
A jovem acordou. Com sua irmã dormindo ao lado, estava de volta à sua cama, à sua casa, à sua aldeia, que ainda não se recuperara plenamente dos últimos ataques que sofrera. Apesar de todos os esforços, ainda havia sinais de devastação, além dos ânimos estarem feridos e abatidos.”

Ademir Pascale:
Como os interessados deverão proceder para adquirir um exemplar do seu livro?

Marcello Salvaggio:
Os dois volumes já estão disponíveis no site da editora Angels Publishing:

Volume 1
Volume 2

A obra também pode ser adquirida comigo, através de contato por e-mail ou facebook, e em breve deverá estar nas livrarias Cultura, Nobel e Saraiva. Quem estiver interessado já pode requisitá-la nas livrarias. A demanda irá acelerar a distribuição :).

Ademir Pascale:
Existem novos projetos em pauta?

Marcello Salvaggio:
Seguindo na esteira dos romances históricos, estou trabalhando em uma série que irá romancear os acontecimentos da Primeira Cruzada. Como é um trabalho que exige muita pesquisa, e que levará alguns anos para ser concluído, também desenvolvo em paralelo projetos mais leves, como roteiros de hqs que pretendo publicar em breve.

Perguntas rápidas:

Um livro:
A Divina Comédia
Um(a) autor(a):
Bernard Cornwell
Um ator ou atriz:
Al Pacino
Um filme:
O Sétimo Selo
Um dia especial:
Todos os dias têm seu encanto, sua magia.
Um desejo:
Que a minha escrita possa tanto entreter as pessoas como ajudá-las a refletir mais sobre a realidade que nos cerca.

Ademir Pascale:
Deseja encerrar com mais algum comentário?

Marcello Salvaggio:
Quem quiser conhecer melhor o meu trabalho, pode acessar meus blogs:

marcellosalvaggio.blogspot.com.br

www.trissencia.com

Também fiquem à vontade para entrar em contato comigo por e-mail (marsalvaggio@gmail.com) ou no facebook:
https://www.facebook.com/marcello.salvaggio.3

Muito obrigado pelo espaço de divulgação e parabéns pelo trabalho! 

CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA SABER MAIS

 
Vida e Tentação de Joana D'Arc - Volume 1 - Marcello Salvaggio

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Marcello Salvaggio.
E nos informar pelo e-mail:
cranik [@] cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2016