ENTREVISTA COM A ESCRITORA ADRIANA ANELI
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale" entrevista a escritora Adriana Aneli
 (21/01/16)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Adriana Aneli - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Adriana Aneli: Comecei na década de 90. Aos 14 anos, lancei o livro de poemas Jogo da vida, esgotando a primeira edição na 11ª Bienal Internacional do Livro. Aos 16, publiquei pela Editora Brasiliense o conto “Marise” no livro Erótica: contos eróticos escritos por mulheres (2ª edição). Nesta mesma época eu fazia recitais de poesia e oficinas literárias, viajando pelo país. A convite de Lourival Pacheco, entrevistei personalidades da literatura no programa “Poetas da Madrugada”, Rádio Bandeirantes. Também trabalhei com poesia nas rádios Boa Nova de Guarulhos e ABC de Santo André. Em 2002, lancei o livro Todas as Cores do Amor que inspirou músicas e videoclipe da banda espanhola Salaman Rai (cd homônimo). Em 2013, idealizei o coletivo Tempestade Urbana, comunidade que reúne artistas e trabalhos de várias partes do mundo. Ao lado de Chris Herrmann, edito a página literária Boca a Penas. Recentemente fui convidada por Lunna Guedes para ser colunista e editora de poesia da Revista Plural, uma publicação da Editora Scenarium.

Ademir Pascale: Você é autora do livro "Amor Expresso" (Scenarium). Poderia comentar?

Adriana Aneli: Em Amor expresso, o protagonista é o café. São 50 minicontos de encontros e desencontros no cenário urbano, em que o café é o elemento de aproximação e humanização dos personagens. Narrativas ilustradas pela artista plástica Cristina Arruda revelam instantâneos de amor ou de ódio, de humor ou melancolia. Ao final do livro, a "cafégrafia" é também um guia para o leitor conhecer as músicas, poesias e filmes que dão título às histórias.
O livro lembra um cardápio de cafeteria, graças ao delicado projeto gráfico que Lunna Guedes preparou para a edição artesanal de Amor Expresso. Todos os livros da Editora Scenarium são confeccionados com papel especial, capas feitas à mão e lombada em costura oriental. A tiragem limitada e numerada empresta exclusividade a cada um dos exemplares.

Ademir Pascale: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?

Adriana Aneli: Segue um dos minicontos do livro Amor Expresso:

O Pescador de Ilusões

Morava naquela calçada. Até as pessoas de bem se sentirem incomodadas. Então se mudava para outra calçada. A vida cabia na mala e ele a arrastava. Pedia dinheiro para o café. Não davam. Vai pra crack e cachaça. Não ia não. Ele nem queria crack e cachaça. É verdade. Queria café. Comida arrumava. Queria café. Café, moço. Perdeu o juízo, mas não a vontade. Só queria um copo de café quente, muito quente, tão quente que descesse pela garganta queimando, queimando, quente... até aquecer a ponta dos dedos nesta manhã gelada.

Ademir Pascale: Se fosse para você escolher uma trilha sonora para o seu livro, qual seria?

Adriana Aneli: Nó na orelha, o segundo álbum de estúdio do rapper brasileiro Criolo, e em especial a música “Não existe amor em SP”.


Trabalho elaborado por Flávia Taiano

Ademir Pascale: Poderia comentar sobre a recente transformação do livro em esculturas da artista plástica Flávia Taiano?

Adriana Aneli: Flávia Taiano é pintora e escultora, com obras expostas no MAM de Salvador, onde reside e mantém o seu atelier. Nós já trabalhamos juntas em 2015 quando ela criou esculturas inspiradas no universo das crisálidas, asas e metamorfoses do livro “Sobre Lagartas e borboletas” (Scenarium), para exposições no Centro Cultural Abrigo de Bondes, Niterói/RJ e no Espaço Cultural Willy Zumblick, Florianópolis/SC. Agora ela está transformando os personagens do livro Amor Expresso em meninas-xícara. As portas do seu atelier estão abertas para quem quiser acompanhar o passo-a-passo da criação das suas peças, desde os desenhos de esboço até o delicado processo de queima da cerâmica: http://www.adrianaanelicosta.com/#!blank/uliqq

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir o seu livro?

Adriana Aneli: Os livros estão à venda pelo site da editora Scenarium no link: https://scenariumplural.wordpress.com/2015/11/05/14-amor-expresso ou pelo email: scenariumplural@globo.com

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

Adriana Aneli: Sempre! Tenho projetos de poesia e crônicas em andamento, com lançamento previsto para agosto deste ano, além dos trabalhos que seguem nas comunidades Tempestade Urbana, Boca a Penas e Revista Plural.

Perguntas rápidas:

Um livro: As Canções de Bilitis, de Pierre Louÿs (Tradução de Tejo Damasceno, Ed. Paraula)
Um (a) autor (a): Graciliano Ramos
Um filme: O salário do medo, dirigido por Henri Georges Clouzot
Um dia especial: todo dia 27

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Adriana Aneli: “Habent sua fata libelli”: os livros têm o seu destino!... O sucesso do seu voo depende da imaginação do leitor.

Meu site: www.adrianaanelicosta.com
Contato no facebook: https://pt-br.facebook.com/adriana.lagrasta
Banda Salamanrai: https://www.facebook.com/bandasalamanrai
Todas as cores do amor, disponível online: http://media.wix.com/ugd/d03e2e_fa55157b4da5471b94577fb014117e2d.pdf
Tempestade urbana: www.tempestadeurbana.com
Boca a Penas: http://bocaapenas.blogspot.com.br
Revista plural: https://scenariumplural.wordpress.com/category/revista-plural
Atelier Flávia Taiano: https://www.facebook.com/atelierflavia.taiano?fref=ts
Cristina Arruda (ilustradora): https://www.facebook.com/Artecristinaarruda/?fref=ts

CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA SABER MAIS:

Amor Expresso - Adriana Aneli

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistada: Adriana Aneli.
E nos informar pelo e-mail:
cranik [@] cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2016