ENTREVISTA COM O ESCRITOR SR. ARCANO
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale" entrevista o escritor Sr. Arcano
 (13/01/16)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Sr. Arcano - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale
: Olá, Sr. Arcano! É um prazer bater esse bate-papo novamente contigo. Além de alguns livros, você é autor da série "Niger Noctem", publicada na página: http://senhorarcano.com/publicacoes.php?categoria=_. Poderia comentar?

Sr. Arcano: Olá Ademir, é um prazer encontrá-lo novamente. Escrever Niger Noctem é viajar por locais sombrios; poder pesquisar sobre mitos vampíricos e sobre demonologia, e, usando esse assunto como inspiração, criar toda uma ficção macabra que desperta, ao mesmo tempo, medo e interesse.
O primeiro volume da série começou com a história do francês Henri Blot servindo como plano de fundo. Um homem que sentia prazer em desenterrar cadáveres de mulheres jovens para fazer sexo com elas, e a seguir beber seu sangue. É a realidade misturando-se com o mundo fictício de Niger Noctem, povoado por criaturas da noite e locais obscuros. Nada de heróis ou finais felizes – apenas terror e mistério. O que não impede de termos enredos completos.

Ademir Pascale
: Como surgiu a ideia em mesclar um cenário vampírico com demônios, magia negra, lendas e mitos?

Sr. Arcano: Como me interesso muito pelo tema, nasceu a necessidade de explorar o macabro, despertando medo, mas de uma forma exótica. No início eu queria publicar um romance realmente sombrio com vampiros, mas, além do assunto ser muito amplo, e a ideia criar muitas ramificações, percebi que um romance apenas não seria o suficiente para abrigar toda a fantasia que eu venho criando em Niger Noctem.
Mesclar os temas foi preciso porque, pesquisando sobre o assunto, vi que um determinado tema puxa o outro. E está tudo entrelaçado nos caminhos ocultos da humanidade.

Ademir Pascale: Lendo o enredo da sua série, nota-se claramente um teor religioso. Como foram as suas pesquisas para construção da sua história?

Sr. Arcano: Não foram muito difíceis porque me interesso muito pelo assunto. Tenho lido livros muito interessantes sobre a relação da religião com bruxaria, demônios e magia negra. Em minhas viagens também conheci pessoas ligadas à religião e até um padre parapsicólogo que veio da Espanha para dar aula de Filosofia na UFRJ. Além disso, por mais incrível que possa parecer, minha esposa era freira (um escândalo para os leitores que leram a primeira parte da série), e ela me ajudou a identificar muitos erros que eu havia cometido ao escrever sobre conventos no primeiro volume da série – um conteúdo que se estenderá, já que a Igreja ainda será usada como lar para a vampira Scarlet no segundo volume de Niger Noctem.
É bastante óbvio que eu ainda tenho muito a aprender sobre um tema tão extenso e complexo como esse, e como sinto forte atração em colocar esses elementos em meus escritos para explorar, principalmente, o mistério, atualmente ainda faço pesquisas e viagens que me ajudam bastante.
Como gosto de ficar em casa a maior parte do tempo (principalmente sob a magia misteriosa de meu lar no Pantanal), a internet também ajuda através de seus recursos como mapas contendo a visualização completa de lugares distantes, possibilidade de conversar com pessoas de outros países, e compras de livros raros, por exemplo.


Niger Noctem - Sr. Arcano

Ademir Pascale: Você já pensou em escrever um roteiro para tornar a sua série em filme ou quem sabe até mesmo uma série televisiva?

Sr. Arcano: Não sou bom com roteiros para cinema. Uma vez tentei fazer um roteiro para uma HQ (que, devo explicar, deve ser feito de uma forma diferente da de um texto literário), mas não gostei. Prefiro escrever apenas da minha forma, e também faço poesia. Porém, já fiquei imaginando como seria uma série televisiva de Niger Noctem. O leitor teria o grande prazer de estar vendo, de uma forma bastante atrativa, o visual radical de Scarlet; o ambiente macabro do bar Niger Noctem em Barcelona; e todos os feitos macabros dos vampiros e demônios. O que seria melhor permanecer de forma oculta; todo esse mundo proibido, desperta muito a atenção e, mesmo com medo, as pessoas sentem-se atraídas em continuar olhando. Como um vislumbre das trevas e seus encantos perversos. E como sou fã de diversas bandas sombrias, eu já teria até a trilha sonora perfeita para a ocasião! (risos).

Ademir Pascale: Vi que a saga completa pode ser lida no livro “Niger Noctem - O mistério de Henri Blot”, do qual está sendo vendido na página: http://senhorarcano.com/livros.php#2918. Poderia comentar?

Sr. Arcano: Sim, este livro contém todo o primeiro volume da série. A edição foi revisada, ampliada e melhorada. Os exemplares podem ser enviados autografados, e apesar de todos os capítulos estarem sendo publicados em meu site, as pessoas preferem ter o livro. Também foi disponibilizada para venda a versão em e-book, mas a versão impressa ainda é a mais vendida.

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

Sr. Arcano: Sim, o segundo volume de Niger Noctem! Inicialmente serão publicados os primeiros capítulos em meu site, então será lançado o segundo volume. Tenho outros projetos em andamento, mas Niger Noctem é o que está em período de publicações para este ano.

Perguntas rápidas:

Um livro: Como o foco da entrevista está sendo o universo de Niger Noctem, recomendo o livro “Os demônios”, de Jules Michelet. Numa linguagem perturbadora, é narrado o caso das “Possuídas de Loudun”: freiras possuídas pelo demônio que entregam-se a orgias que abalam a Igreja. Um fato interessante que serviu de estudo para o escritor Aldous Huxley, que escreveu um livro sobre o assunto e inspirou o filme “The Devils”. Durante o período da França absolutista, foram encaminhados padres exorcistas ao convento, porém estes não conseguiram dominar Satanás e seus ministros.

Um (a) autor (a): o “poeta satanista” brasileiro Venceslau de Queirós. Pouco conhecido pelos brasileiros, seu talento com os versos é admirável, e é o que mais traz influência ao clima de Niger Noctem através de seus poemas baseados em demônios e no inferno.

Um filme: Carmilla, com a atriz Ingrid Pitt. O filme tem um ambiente perfeito, e é ideal para assistir à noite com um bom vinho, por ter um enredo gostoso e imagens interessantes, como a da vampira voltando ao túmulo, envolta por um véu fantástico. Baseado no livro de Sheridan Le Fanu, a novela é narrada por Laura, uma jovem que conta como foi sua experiência com a misteriosa vampira de nome Carmilla, tão bem representada pela fantástica e exuberante Ingrid Pitt – famosa por atuar em filmes de terror. Sobre essa atriz, escrevi, no dia de seu falecimento, em 23 de Novembro de 2010, um soneto chamado “Ingrid Pitt para sempre!”, que segue abaixo:

Levante-se, levante-se de seu caixão,
Loura vampira que seduziu multidões.
Seu nome foi neste século a maldição
Que fascinou eternos heróis e vilões.

Levante-se, levante-se de seu caixão,
Bebedora de sangue eterna e sedutora.
Linda mulher do medo e da ressurreição,
Que nos assustou com sua sede destruidora!

Relâmpagos e trovões anunciam sua morte,
As negras nuvens se estendem do sul ao norte.
Seu espírito se expande na tempestade!

Levante-se, levante-se da sepultura,
E traga aos mortais a tenebrosa ventura
Da beleza majestosa de sua maldade!

Este soneto foi publicado em 2011 no meu livro de poesia “Sete Sombras e uma vela”.

Um dia especial: São dois. Os dias em que minhas duas filhas nasceram. Maria Izabel e Jade Gabrielly. Não é à toa que em Niger Noctem dediquei duas personagens a elas: Izabel e Jade (volume 2).

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Sr. Arcano: Gostaria de agradecer por mais uma vez estar sendo entrevistado por você, dessa vez falando sobre uma obra que tanto gosto de escrever, que é Niger Noctem. Aos leitores que tiverem curiosidade em conhecer meu trabalho, acessem meu site oficial: www.senhorarcano.com
E gostaria de agradecer também a todos os autores que estão comigo, dando-me conselhos e deixando seus comentários sobre minha obra. Além de, é claro, agradecer também aos meus leitores que são a razão pela qual permaneço tão inspirado. Amo meus leitores, e é muito gratificante sentir que, apesar de meu caminho solitário em meu trabalho literário, não sou sozinho – sempre recebo o contato de alguém que me leu e me faz companhia em alma e pensamento.
Queria também dizer que, se alguém tiver interesse em adquirir meu livro, porém de uma forma mais pessoal, envie um e-mail para: contato@senhorarcano.com
Foi-se o tempo em que eu escrevia dezenas de cartas todo mês e enviava pelo correio. Apesar de gostar muito dessa época, estou me dando muito bem com o e-mail (que também já é considerado um meio ultrapassado atualmente), mas muitos amigos e leitores entram em contato comigo dessa forma, por ser um meio em que podemos escrever longos textos expressando nossos sentimentos sem a ansiedade de uma rede social.
Abraços a todos. Carpe Noctem!   

CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA SABER MAIS SOBRE A SÉRIE

Niger Noctem - Sr. Arcano

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Sr. Arcano.
E nos informar pelo e-mail:
cranik [@] cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2016