A

RESENHA CRÍTICA "TROPA DE ELITE"   
por Juliano Moreira Oliveira - julrocknrool@hotmail.com 
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik


TROPA DE ELITE - (Foto Divulgação)

CLIQUE AQUI E COMPRE O LIVRO "ELITE DA TROPA"

CRÍTICA - TROPA DE ELITE: Assumo que estava muito ansioso para a estréia de “Tropa de Elite”, até o fim continuei em uma posição fiel aos cinemas, pois filme brasileiro tem que ser visto nas telonas. O clima na fila do cinema estava realmente quente, boatos do fim até o começo das fileiras pairavam entre as pessoas, sobre cenas do filme que estavam na Internet.

Já dentro da sala a luz se apagou...

Tiros e muitos tiros, os policias Neto e Matias começam a traçar os próprios destinos no começo do filme. Esqueçam o começo de “Resgate do soldado Ryan”, pois cenas de guerra igual aquelas, assumo que nunca vi em nenhum filme. O som da sala tremia com tamanha sortidez que as cenas estavam sendo dirigidas, pois nos sentíamos no meio de uma troca de tiros. Entra em cena Capitão Nascimento, marrento, mas um militar doutrinador e honesto com o serviço que faz no BOPE.

A história do filme nos faz pensar como a policia é mal remunerada e treinada para situações de guerra contra os traficantes do morro. É inevitável você não torcer para o Capitão e seus comandados e como os espectadores recebem com tal repugnância os jovens de classe média que financiam o trafico comprando drogas. Matias é o personagem que mais se transforma no filme, por isso causa um estranhamento de seu caráter no decorrer do longa.

Atuações impecáveis, nunca nos damos conta que estamos assistindo a um filme, mas sim como se tivessem colocado uma câmera escondida no mundo da policia carioca. O diretor de fotografia Lula Carvalho realmente tinha razão quando reclamou que seu trabalho ficava denegrido no dvd pirata, pois a fotografia do filme é brilhante, a vida naquele beco sem saída só pode ser escura sem luz, ou melhor, o único brilho de luz que passa é das balas no alto da noite do morro.

Dirigido com uma grande magnitude por José Padilha, o filme conta à história do Capitão Nascimento vivido por Wagner Moura, líder da unidade BOPE, a Tropa de Elite, e seu cotidiano tentando combater a violência.

A culpa é do estado, dos financiadores e do tráfico que acaba com os inocentes moradores da favela e trazem a violência para as cidades. A honestidade que se Poe em jogo no filme é cruelmente verdadeira. Moramos em um país que a policia não tem o treinamento adequado e como o filme conta tem que fazer “bicos” para ganhar mais o sustento do mês.

Um filme que vale muito a pena ser conferido, pois se trata da nossa realidade mostrada com muita sinceridade e sutileza, apesar de não conseguirmos respirar tanto no filme, pois sendo a realidade se pressupõe que o filme é bem carregado, com certeza se alavanca como um dos melhores filmes produzidos nesse ano.

O cinema brasileiro vai ganhando asas maiores a cada filme digno do nosso povo.

Título Original: Tropa de Elite
Gênero: Ação
Ano: Brasil - 2007
Distribuidora: Universal Pictures do Brasil
Direção: José Padilha
Roteiro: Rodrigo Pimentel, Bráulio Mantovani e José Padilha
Produção: José Padilha e Marcos Prado

CLIQUE AQUI E COMPRE O LIVRO "ELITE DA TROPA"

 
Cena do filme "TROPA DE ELITE" - Foto Divulgação

FILME:

Ótimo: 
Bom:   
Regular:

Crítico: Juliano Moreira Oliveira - Estudante da Faculdade de Cinema FMU -
e-mail: julrocknrool@hotmail.com

Indique esta matéria para um amigo!

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

 

 


© Cranik - TROPA DE ELITE