Ano novo, e lá vamos nós começar tudo de novo...
depois desse hiato de quase um mês finalmente
voltando, e agora para valer... Para começar o ano,
vai aí um top 28 com alguns filmes indispensáveis
que eu vi esse ano, e que serão ótimas pedidas nas
locadoras. Só por explicação, os filmes estão na
ordem que eu vi, sem melhor nem pior... então, um
bom ano para todos.
1) O Labirinto do Fauno - Fantasia pra gente
grande, daquelas que marcam pelo lirismo e pela
sensibilidade, feito para ser lembrado por gerações. 2)Filhos da esperança - Um drama
futurístico, apocalíptico, cerebral e que assusta
pela proximidade com a realidade. Direção,
fotografia, montagem, roteiro e atuações impagáveis,
talvez o filme mais completo do ano. 3) Mais estranho que a ficção - Um filme para
se divertir em se encontrar perdido dentro de uma
trama bacana e amalucada, mas cheia de significado. 4) Babel- Ainda no pacote -
“Se-não-gostou-é-por-que-não-entendeu” (junto com os
três acima), reflexão pura para se pensar na
fragilidade de um mundo onde todo está tão ligado e,
ao mesmo tempo, tão separado. 5) Borat - Insanidade total, mais um vez um
filme mostrando o quanto é fácil tirar sarro da
cultura pré-moldada e pasteurizada do Estados
Unidos. Para quem não soar como mal gosto, vai se
deliciar. 6) A Rainha - Eficiente, com uma soberba
atuação de Ellen Mirren e tecnicamente competente,
imperdível. 7) Transamerica - Uma aula de como se fazer
um drama convincente sobre um assunto forte, mas que
aqui só ajuda na construção de uma história
sensível. 8) Cartas de Iwo Jima - Clint Eastwood
treinou com “Flag of our Falther” para fazer essa
obra-prima. 9) 300 - Filme pra macho do ano, visual
impecável, efeitos especiais de cair o queixo,
violência descontrolada, pilhas de cadáveres e
frases de efeito, muitas frases de efeito. 10) Sunshine - Danny Boyle brincando de
Stanley Kubrick, só que ao contrário, fazendo o que
parecia um exercício de cinema mascarado de ficção
se transformar em uma ficção pura, que pode não
agradar a muitos, recicla um par de idéias, e mesmo
assim tem um resultado satisfatório. 11) O cheiro do Ralo - Um filmão esquisito,
com personagens esquisitos, com uma história
esquisita, tudo dentro de uma narrativa singular e
um roteiro sensacional. 12) Notas sobre um escândalo - um filme
pesado sobre um assunto maduro, ótimas atuações em
uma história forte. 13) Sob Suspeita - Sidney Lumet voltando a
ativa em um drama de julgamento, divertido e fazendo
Vin Diesel ter sua melhor atuação. 14) Ventos da Liberdade - Uma ótima saga,
daquelas que não se preocupa em cortar caminhos para
mostrar a vida de dois irmão que se separam diante
da independência da irlanda. Para quem está cansado
da mesmice Hollywoodiana 15) Alpha Dog - Mesmo não sendo nada
perfeito, indicado para quem está no pique de um
drama mais construído e agitado. 16) O Hospedeiro - O filme de monstro que
Hollywood vem tentando fazer a décadas, e ainda não
conseguiu. Não se engane pela cara de filme B, é uma
produção de primeira que vale muito a pena 17) Pecados íntimos - Um filme que consegue
desenvolver uma história sobre um relacionamento tão
errado, com pessoas tão sofridas que é difícil não
entender. Um roteiro soberbo que joga
maravilhosamente bem tanto com a história principal
quanto com seu pano de fundo, sem se perder em
nenhum momento. 18) Feliz Natal - Poucas vezes eu vi um filme
sobre guerra que se prestasse a sair do lugar comum
com coragem, sensível e emocionante, para quem quer
mais que tiros. 19) O Homem Duplo - Até que enfim uma
adaptação de Phillip K. Dick que se dê ao respeito (Blade
Runner não conta), totalmente ácido e insano, a
maioria vai se irritar um pouco, mas quem entrar no
clima vai se render a história. 20) Harry Potter e a ordem da Fênix -
Primeiro filme do bruxinho que eu realmente gostei,
que conseguiu equilibrar totalmente o lado infantil
com o inexorável crescimento narrativo da história,
que, pelo menos no cinema (não li os livros), parece
tender a se transformar em uma filme muito menos
infantil que seus primeiros. 21) Saneamento Básico, O Filme - Talvez o
melhor humor seja aquele onde a pessoa consegue rir
de si mesmo, e é isso que temos aqui, com certeza
uma da únicas comédias que eu dei risada no ano
inteiro. 22) Possuídos - Introspectivo, perturbador,
visualmente impactante e totalmente ensandecido,
talvez o melhor terror do ano. 23) Zodiaco - David Fincher voltando aos
serial Killers em um trabalho impecável, conseguindo
criar um filme anti-climáxico que se preocupa em
criar um clima sobre o suspense. 24) Tropa de Elite - Pede pra saí!! Não é à
toa que todo mundo viu e todo mundo falou sobre o
filme, é um exemplo perfeito de uma bem sucedida
produção de ação tupiniquim, tecnicamente nivelado
com qualquer Hollywoodiano. Talvez mais um passo
contra o preconceito do público pelo produto
brasileiro. 25) Superbad - Uma comédia que te faz sentir
saudade de dar risada diante do cinema sem precisar
ver escatologias escorrendo pela tela. Um roteiro
interessante com um timming perfeito. 26) Bobby - Um mosaico perfeito ao melhor
estilo Altman, extremamente bem pensado sem se
perder em nenhum momento. 27) Leões e Cordeiros - Um filme para se
pensar, que procura discutir um assunto importante e
criar opinião. 28) Planeta Terror - diversão garantida, se
você conseguir entrar no clima do filme.
E é isso, oficialmente 2008 começa aqui, e espero
opiniões sobre essa lista aqui pelo Cranik ou pelo
meu e-mail:
vvinicius@hotmail.com ... Abraços a
todos...