A
politicagem ainda
continua na entrega do
prêmio mais cobiçado do
cinema mundial, o Oscar®.
Nesta edição, Martin
Scorsese foi a bola da
vez. “O Oscar®
acabou ganhando com
Scorsese”, não pelo “Os
Infiltrados”, mas sim
pelo contexto de sua obra
cinematográfica. Parece
ter virado moda compensar
alguns equívocos
ocorridos em premiações
anteriores, isto vem
acontecendo
constantemente, está
virando uma bola de neve.
Mas em fim, ele mereceu e
merece tanto quanto os
outros, afinal ele é
Scorsese.
O desastre fica por conta
do cinema brasileiro que
com o seu representante
“Cinema, Aspirinas e
Urubus”, não chegou nem a
cerimônia de entrega, em
Los Angeles. Quando
nossos políticos vão
acordar para essas
crueldades que é feita de
nosso cinema, os apoios
financeiros são para
poucos, ou melhor, sempre
os mesmos os dinossauros
ultrapassados, nossos
cineastas brasileiros. Os
jovens estão aos
“milhares”, procurando
alguma oportunidade na
área, e o pior, muitos
com talento e grande
conhecimento técnico. Não
agüento mais!!!! É cantor
de “nome” se prevalecendo
dos incentivos da
cultura, e para aqueles
que estão começando, acho
eu, teriam que ser os
grandes beneficiados,
nada! Um exemplo bem
interessante é de nossos
ginastas, até algum tempo
atrás, quem era Brasil
neste cenário, hoje é uma
potência mundial nesta
categoria esportiva, tem
que investir com justiça,
sem privilégios, dando
mais oportunidades aos
jovens cineastas. Vamos
tomar vergonha na cara e
começar a construir uma
indústria cinematográfica
no Brasil, só assim
poderemos alcançar muito
mais que um “simples
Oscar®”.
Alexandre Naval - M J C
(Movimento Jovem
Cineasta)
Martin Scorsese, na festa
do Oscar® (Foto
Divulgação)
Martin Scorsese: (1942-
). Diretor americano,
nascido em Nova Iorque,
planejou estudar para
padre, mas preferiu
cinema indo para a N.
York University Film
School. Fez dois curtas
em 64 e, em 67, com The
Big Shave, ganhou o
prêmio principal do
Knokke Experimental Film
Festival. Estreou no
longa em 66, mas em 68
abandonou Lua-de-Mel
de Assassinos depois
de uma semana (Leonard
Kastle o substituiu). Daí
em diante, alternou-se em
várias funções:
supervisor de Stret
Scenes (70); supervisor
de montagem de Woodstock
(69), Elvis Triunfal
(72). Saudado pela
crítica como uma
autêntica revelação nos
anos 70, estabeleceu-se
como um dos grandes
diretores de Hollywood.
Diversas estrelas atuais
começaram com ele: Robert
De Niro, Harbey Keitel e
Jodie Foster. Um diretor
consistente em qualidade,
nunca se limitou a um
gênero. Fez um
documentário sobre uma
banda de rock, um musical
hollywoodiano, um filme
preto e branco sobre boxe
e usou Jerry Lewis em seu
primeiro papel dramático
em “O Rei da Comédia”. O
fracasso comercial deste
filme deixou-o sem filmar
por quatro anos. Durante
este tempo tentou sem
sucesso, fez uma
adaptação de “A Última
Tentação de Cristo”, do
livro de Niko Kazantzakis,
sobre uma atração
homossexual entre Judas e
Cristo (só conseguindo em
88, The Passion).
Retornou com um filme
menor e muito divertido
produzido pelo ator
principal, Griffin Dunne:
After Hours. Foi casado
com Isabella Rosselini.
-Relação de categorias da
entrega do Oscar / 2007:
Melhor filme "Os
infiltrados"
Melhor diretor: Martin
Scorsese ("Os
infiltrados")
Melhor ator: Forest
Whitaker ("O último rei
da escócia")
Melhor atriz: Helen
Mirren ("A rainha")
Melhor ator coadjuvante:
Alan Arkin ("Pequena miss
sunshine")
Melhor atriz coadjuvante:
Jennifer Hudson ("Dreamgirls
- em busca de um sonho")
Melhor filme Estrangeiro:
"The lives of others"
(Alemanha)
Melhor filme de animação:
"Happy feet: o pingüim"
Roteiro adaptado: William
Monahan ("Os
infiltrados")
Roteiro original:
"Pequena miss sunshine"
Direção de Arte: "O
labirinto do fauno"
Fotografia: Guillermo
Navarro ("O labirinto do
fauno")
Figurino: "Maria
Antonieta"
Melhor documentário: "Uma
verdade inconveniente"
Melhor documentário de
curta-metragem: "The
blood of Yingzhou
district"
Montagem: "Os
infiltrados"
Maquiagem: "O labirinto
do fauno"
Trilha Sonora Original:
Gustavo Santaolalla
("Babel")
Canção original: "I need
to wake up" ("Uma Verdade
Inconveniente")
Melhor curta-metragem de
animação: "The danish
poet"
Melhor curta-metragem: "West
Bank Story"
Edição de som: "Cartas de
Iwo Jima"
Som: "Dreamgirls - em
busca de um sonho"
Efeitos Visuais: "Piratas
do Caribe: o baú da
morte"