A

Procure sua resenha crítica, filmografia ou sinopse pelo nome inicial do filme,  ator ou atriz

( #-A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z )

 

RESENHA CRÍTICA  "O PROFETA DAS ÁGUAS" 
por Ademir Pascale - Crítico de Cinema e Editor do Portal Cranik - ademir@cranik.com
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik


O PROFETA DAS ÁGUAS - (Foto Divulgação)

 

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS

"O herói nacional, Aparecido Galdino Jacintho."

CRÍTICA: O PROFETA DAS ÁGUAS - Aparecido Galdino Jacintho, líder religioso, curandeiro, herói do rio Paraná, ou se preferir "O profeta das águas", protagonista do excepcional documentário "O profeta das águas", dirigido pelo cineasta, Leopoldo Nunes (atual diretor da Ancine).

Fiz questão de participar da sessão com debate na sala Maria Antonia do PopCine - Circuito Popular de Cinema, nesta última terça-feira "22/05/07" às 20h. O debate seria com o cineasta e diretor, Leopoldo Nunes, com o produtor da Taus Produções Audiovisuais, Reinaldo Volpato e com o esperadíssimo, Hector Babenco - bom, fiquei até às 22h 40 e, até este momento, infelizmente, o diretor Leopoldo Nunes não tinha comparecido, algo extremamente inconveniente, já que é o diretor do filme, mas, entendo plenamente a situação dos nossos aeroportos, trânsito de São Paulo, etc. O produtor Reinaldo Volpato e Hector Babenco, sem dúvida, valeu a noite.

Reinaldo Volpato é uma grande figura, divertido, extrovertido, inteligente e, com grande desenvoltura, conseguiu conduzir o público no debate. Hector Babenco... sem palavras - quando soube que Hector Babenco estaria no debate, saberia que não poderia faltar, pois foi um momento inesquecível, principalmente para o megalomaníaco crítico cinéfilo, Ademir Pascale, eu...rs. - Troquei algumas palavras com Hector, mas percebi um certo desconforto em sua fisionomia no momento do debate, acredito que devido ao “grande” atraso do diretor do filme, isso se realmente se atrasou, pois não sei dizer se de fato compareceu, não suportei aguardar tanto tempo.

No momento da exibição de "O Profeta das Águas", notei o silêncio pairar no ar. Olhos estupefatos vislumbravam cenas e fatos tortuosos de uma época que muitos ali ainda nem tinham nascido. - Não pense que verá apenas cenas tortuosas desta lamentável época, mas sim, também seqüelas e até momentos cômicos que, sem dúvida alguma, me fez considerar um dos melhores filmes documentais exibidos dos últimos anos.

"O profeta das águas", filme documental de extrema importância, gritante, esclarecedor e tortuoso para os pacifistas. É difícil de acreditar que o nosso Brasil passou por um momento tão difícil e lastimoso, chamado "Ditadura Militar". Galdino, o Profeta das Águas, foi considerado nos anos 70s como preso político, um perigo para a sociedade. Foi preso e torturado, juntamente de outros, todos torturados sem motivo algum. Em um dos relatos, fiquei sabendo que um homem foi brutalmente torturado e, depois de alguns dias, morreu devido as seqüelas da tortura, somente porque tinha o hábito de "ler muito". O protagonista, Galdino, ainda vivo, com mais de uma dezena de filhos e com mais de oito décadas de vivências, sofrimentos e injustiças, foi preso político, passou pelos presídios Barro Branco, Tiradentes, Carandiru e, posteriormente, foi considerado louco pelas forças militares e passou mais de dois anos em um hospital psiquiátrico. - Poderemos comparar Galdino com o grande líder Antônio Conselheiro "1835-1897", homem considerado santo por várias pessoas, pelo fato de curar doentes, assim como o nosso protagonista. O filme é memorável e imperdível, espero poder contemplá-lo na mídia com notícias de sua exibição em várias praças do Brasil e, não que eu seja contra aos heróis mascarados, piratas, ninjas, mini-bruxos, aranhas, tartarugas, morcegos e outros seres americanizados e hollywoodianos, mas, por favor, vamos dar um apoio ao cinema nacional, vamos voltar nossos olhos para nossos próprios trabalhos, aos nossos heróis, ao herói desmascarado, ao Aparecido Galdino Jacintho, o profeta das águas.

Brasil, 2006.
Duração: 83 min.
Gênero: documentário
Roteiro: Leopoldo Nunes
Produção executiva: Leopoldo Nunes e Reinaldo Volpato
Direção de produção: Jerson Badaró
Fotografia e câmara: Cleumo Segond
Som direto: Marcio Jacovani
Montagem: Reinaldo Volpato
Co-produção
: TV Cultura e STV

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS


Cena do Filme documental O PROFETA DAS ÁGUAS (Foto Divulgação)

Filme:

Ótimo: 
Bom:   
Regular:

Crítico: Ademir Pascale é crítico de cinema, ativista cultural, editor e criador do portal Cranik www.cranik.com e do projeto de inclusão social e cultural "Vá ao cinema!". Contatos para matérias em Jornais, Sites ou Revistas, e-mail: ademir@cranik.com

Indique esta matéria para um amigo!

 

 


© Cranik - O PROFETA DAS ÁGUAS