CRÍTICA - O PLANO PERFEITO

Crítica Especial do Filme "O PLANO PERFEITO" 
por Vinicius Vieira - vvinicius@hotmail.com 
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik

O PLANO PERFEITO
O PLANO PERFEITO - (UIP)

com Denzel Washington

CRÍTICA:
O PLANO PERFEITO - Spike Lee é um diretor emblemático, em seus filmes você sempre se depara com questões extremamente importantes, a impressão é que ele só filma alguma coisa quando tem algo para mostrar, para discutir, algo que possa reverberar em seus espectadores depois que o filme acabou.
“Faça a Coisa Certa”, “Febre da Selva”, “Malcolm X” e “A última Noite”, são alguns exemplos claros do estilo do diretor. Histórias tensas, personagens altamente desenvolvidos, assuntos fortes e é claro Nova York como uma personagem a parte, é claro que a biografia do líder negro Malcolm X, não entra nessa última característica, mas nem de perto se distancia tanto dos filmes do diretor como o novo, “Plano Perfeito”.
Girando em torno de um assalto ao Manhatan Trust Bank, o filme mostra de um lado os quatro assaltantes e seus cinqüenta reféns presos dentro do banco, do lado de fora toda polícia de Manhatan tentando negociar um melhor jeito de acabar com o roubo, e ao mesmo tempo tentando entender o que os assaltantes pretendem, isso sem esquecer do dono do banco misteriosamente se mostrando mais que preocupado com o conteúdo de um dos cofres. Tudo isso junto acaba culminando em um enredo onde nada é o que parece.
A primeira vista você pode estar achando que é um filme de assalto qualquer como bilhões de outros que aparecem por aí, enganou-se. Estamos falando de um filme de assalto dirigido por Spike Lee, com um roteiro muito bem amarrado além de um batalhão de estrelas do primeiro escalão de hollywood, essa mistura resulta em um dos filmes de assalto mais divertidos dos últimos anos.
Em primeiro lugar, Spike Lee nos apresenta um verdadeiro jogo de pôquer, blefe atrás de blefe, jogada atrás de jogada, aposta atrás de aposta, tudo em um ritmo frenético, o diretor consegue levar o filme de um jeito que em nenhum momento você consegue decidir quem é o bandido quem o mocinho do filme, mas o importante é que no final alguém sai com tudo.
Mesmo com esse contexto, o diretor ainda consegue colocar profundidade tanto em seus personagens quanto nas situações, no fundo você percebe claramente que aquilo é um filme de Spike Lee, criticando um sistema que não funciona sem influências, mentiras e poder, em um mundo onde nada é o que parece e que não consegue viver com Torre de Babel que se transformou a globalização.
Como eu falei acima, o elenco do filme dá um show à parte, é como se todo mundo ali tivesse nascido para aquele papel. Do lado da polícia temos os ótimos Denzel Washington, em sua quarta parceria com o diretor, e Chiwetel Ejiofor como os detetives responsáveis pelo caso e Willian Dafoe como capitão da SWAT, a interação dos três por si só já é ótima, leve e descompromissada, por mais que nenhum tenha nesse filme qualquer tipo de atuação histórica, todos mostram que estão aí para o papel que aparecer, e em qualquer papel farão bonito.
O elenco ainda conta com Clive Owen, no ótimo papel do assaltante frio e calculista, Christopher Plummer, sempre com seu jeito maquiavélico, como dono do banco e Jodie Foster como enviada dele para resguardar seus interesses no banco, essa última com certeza em um dos melhores papeis de sua carreira, que vinha decaindo de uns tempos para cá, mostrando que pode ser uma mulher fatal e nada boazinha.
Mas talvez o mais legal do filme seja que ele é um filme fácil de ser visto, aparentemente descompromissado, parecendo ter como principal função divertir quem está vendo, um daqueles filmes que nunca entrará para nenhuma lista de melhor, mas que é muito agradável de ser aproveitado enquanto durar, para quem gosta do Spike Lee, para quem gosta de filmes de assalto, para quem, definitivamente, gosta de uma boa história.

Distribuição: UIP
Direção: Spike Lee
Gênero: Suspense
Duração: 129 min.

O PLANO PERFEITO
Cena do filme - O Plano Perfeito (Foto Divulgação)

Filme:

Ótimo: 
Bom:   
Regular:

Crítico: Vinicius Vieira - Jornalista - vvinicius@hotmail.com  

Indique este filme para um amigo! 


 


© Cranik - Filme O PLANO PERFEITO