CRÍTICA: ÔNIBUS 174 - "É MAIS FÁCIL VIRAR O
ROSTO DO QUE ENCARAR DE FRENTE A PRÓPRIA REALIDADE".
Recebendo quatro indicações ao Grande Prêmio Cinema
Brasil, como: Melhor Roteiro Original, Melhor
Documentário, Melhor Som e Melhor Montagem, "Ônibus
174" é um documentário para nenhum repórter
investigativo botar defeito. Corajoso e inteligente,
José Padilha (diretor) fez uma investigação
minuciosa, baseada em imagens de arquivos,
entrevistas e documentos oficiais, sobre o seqüestro
do ônibus 174; seqüestro que aconteceu em plena luz
do dia na zona sul do Rio de Janeiro,
filmado por cerca de 4h por quase todos os canais
de TV do país em 12 de junho de 2000.
No documentário, você conhecerá a história do
seqüestrador "Sandro" e talvez mudará a sua opinião
em relação ao que vem acontecendo no Brasil, afinal,
de quem é a culpa de tantos assaltos? Quem é o
culpado de tanta violência? Seria possível alguém
nascer para ser bandido? Duvido... A situação de
cada um e a sociedade, tornou o que você é hoje.
Para a crítica ficar mais explicativa, vou criar uma
situação; vou dar vida para duas pessoas gêmeas e
dar nomes fictícios para elas, como "Pedro" e
"Paulo". Pedro e Paulo nasceram no mesmo dia, só que
a mãe de Pedro o adotou para sua pobre irmã "Maria"
que não podia ter filhos. Maria mora em uma favela
do Rio de Janeiro, seu esposo foi morto em um
assalto, ganha um salário mínimo por mês como
doméstica e, o que ganha, não dá para investir em
educação para seu filho adotivo "Pedro" e, um dia
destes, a casa de Maria é invadida. Maria é
assaltada, perde todos seus bens e o pior de tudo,
perde sua própria vida, pois leva um tiro dos
assaltantes. Pedro vê tudo, fica sozinho, sem mãe,
sem dinheiro, sem nada dentro de casa. Agora, o que
você acha que Pedro irá fazer à partir daquele
momento? Será que alguém irá se importar com a
situação de Pedro? Dará emprego ou irá adotar
um garoto sem estudos, descalço, sem educação e com
roupas velhas?
Paulo - irmão de Pedro -, é criado em uma casa de classe
média, tem uma boa educação, pois está em uma das
melhores escolas do Rio de Janeiro, se alimenta bem,
tem um computador e um vídeo game de última geração,
seu pai sempre o leva para jogar tênis aos fins de
semana e, no caminho, passa no Mc Donalds. Um dia
desses, na volta para casa, se deparam com Pedro em
um semáforo fazendo malabarismos para ganhar uns
trocados e, o que a maioria faz nesse momento? Dá
uma palavra de consolo para o garoto? Leva ele em
uma lanchonete para comer seu primeiro alimento do
dia ou talvez "de dias"? Dá um trocado ou
simplesmente o ignora? Fecha o vidro do carro e liga
o som, fingindo que ele nem está ali no vidro do seu
carro com a mão estendida? Sim, é isso que a maioria
ou 99% das pessoas fazem, ignoram, é mais fácil não
ver, fechar o vidro do carro e olhar para o outro
lado é muito mais fácil, não é? E foi isso que o pai
de Paulo fez, viu o garoto Pedro ali pedindo uns
trocados, mas o ignorou, fechou o vidro do carro e
olhou para o outro lado, Pedro ficou maravilhado com
o lindo carro, com as lindas roupas do garoto Paulo,
roupas que nunca teve na vida, aliás, nunca teve nem
um tênis, sempre andou descalço e, Mc Donalds? só o
resto que sobra nas lixeiras. Agora eu pergunto,
qual será o futuro deste garoto?
Criei esta história para você entender o que o
diretor José Padilha tenta mostrar em seu
documentário "Ônibus 174", pois saiba que todos tem
a mesma vontade e direitos, vontade de alimentar-se
bem, de ter uma cama e um teto para dormir, vontade
de se divertir, vontade de ter um pai e uma mãe,
pense melhor quando ver um "Pedro" na rua, ele não
está ali porque quer, a sociedade e a falta de
auxílio para quem tanto precisa, o colocou ali...
Como dizia Jean Jacques Rousseau "O homem nasce
bom e a sociedade o corrompe".
Ônibus 174 é o primeiro documentário dirigido por
José Padilha, um documentário bem trabalhado,
chocante e rico em informações. Deveria ser "mais
divulgado" para a população, nas escolas e na
própria mídia.
"A expressão no olhar de um garoto de rua diz mais
do que muitas palavras, mas quem encara a verdade e
fixa seus olhos em um garoto de rua e tenta entender
porquê ele é assim, por que está ali?" - Ademir
Pascale
Direção: José Padilha
Produção: José Padilha e Marcos Prado
Fotografia: César Moraes e Marcelo Guru
Gênero: Documentário
Duração: 133 min.
Ano: Brasil - 2002
Distribuição: Riofilme
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Cena do filme
Ônibus 174 (Foto Divulgação)
FILME:
Ótimo:
Bom:
Regular:
Crítico: Ademir Pascale é ativista cultural, crítico de cinema, administrador e criador do portal Cranik
www.cranik.com e do projeto de inclusão social
e cultural "Vá ao cinema!". Contatos para matérias
em Jornais, Sites ou Revistas, e-mail: ademir@cranik.com
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