Crítica Especial do Filme "O
FIM E O PRINCÍPIO"
por
Willians Fausto Silva -
williansfausto@yahoo.com.br
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O FIM E O PRINCÍPIO
- (Videofilmes)
Direção: Eduardo Coutinho
CRÍTICA:
A zona rural e o cinema brasileiro.
O homem rural foi um dos temas recorrentes do cinema
brasileiro na década de 50 e 60. Nelson Pereira dos
Santos e Glauber Rocha construíram boa parte do que
conhecemos como Cinema Novo voltando suas câmeras
para o Brasil rural, país que tentava se
industrializar a todo custo, importando o modelo em
que desenvolvimento e urbanização eram sinônimos.
Na contracorrente dos cinemanovistas, Mazaroppi
emplacou o filme que estigmatizaria a imagem do
homem do campo brasileiro. O Jeca, personagem de
Monteiro Lobato, foi um grande sucesso do cinema
paulista e ajudou a fixar a imagem que associa o
atraso, a ingenuidade e a pobreza ao homem que opta
pela vida no campo.
Desde então a mídia, e particularmente a industria
cinematográfica, elegeram o espaço urbano das
grandes cidades como local privilegiado da vida
moderna. Os poucos filmes que se arriscam a falar do
homem do campo ainda hoje o associam ao Jeca de
Lobato e Mazaroppi.
Eduardo Coutinho é o diretor brasileiro que foge
desta perspectiva na hora de filmar a zona rural
brasileira. Em 1984, com o lançamento de Cabra
marcado para Morrer, ele já indicava a opção por
mostrar o homem do campo e a questão agrária
brasileira a partir da voz e do olhar do camponês.
Com O fim e o princípio o diretor volta a dialogar
com uma comunidade rural.
O documentário expõe histórias de camponeses que
vivem num sítio no interior da Paraíba. Coutinho
conta com Rosa, moradora da comunidade, que
aleatoriamente o leva as pequenas propriedades do
sítio Araçás para que possa conversar com as
famílias. Durante todas as entrevistas o diretor
ouve histórias do cotidiano e procura compreender
como os trabalhadores rurais encaram a morte e a
velhice, temas que o ajudarão a amarrar a edição do
filme.
O que continua impressionando no trabalho de Eduardo
Coutinho é a capacidade que tem de situar o
espectador sem ter que recorrer a dados e
estatísticas para nos dizer como vive aquela
comunidade. Ele consegue, como nenhum outro
documentarista, ouvir e dialogar com o camponês,
desconhecido para ele e para a platéia dos espaços
urbanos. Através destas conversas, preocupadas em
escutar histórias da vida de gente comum à geografia
rural do Brasil, o diretor demarca o amplo contexto
que compõe cultura do homem campo. Consegue superar
os estereótipos, para mostrar a zona rural a partir
de uma perspectiva densa, distante das
superficialidades do Jeca.
Título Original: O Fim e o Princípio
País de Origem: Brasil
Gênero: Documentário
Duração: 101 min
Ano de Lançamento: 2005
Estúdio/Distrib.: Videofilmes
Direção: Eduardo Coutinho
Filme:
Ótimo:
Bom:
Regular:
Crítico: Willians
Fausto Silva - Jornalista -
williansfausto@yahoo.com.br
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