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CRÍTICA - O ALBERGUE

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Crítica Especial do Filme "O ALBERGUE" 
por Vinicius Vieira - vvinicius@hotmail.com 
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O ALBERGUE - (Sony Pictures)

Direção: Eli Roth

CRÍTICA:
O ALBERGUE - Parece que uma nova moda vem se instalando em hollywood, dessa vez uma que é um pouco mais velha do que parece. Nos anos 80, dentro do gênero do terror, uma sub-categoria ganhou fãs do lado dos espectadores e mestres dos lados dos cineastas. Estou falando do gore, lado do terror que fazia de tudo para embrulhar os estômagos menos treinados com decaptações, exposição de órgãos, e sangue, mas muitos litros de sangue mesmo, tudo de um modo meio sádico e enferrujado.
Na época, podemos lembrar de nomes como Wes Craven e seu “Quadrilha de Sádicos” (que tem sua refilmagem pintando no cinema ainda esse ano), do italiano Dário Argento em filmes como “Suspiria”, e é claro não podemos esquecer de George A. Romero e seus zumbis. Entre si, os estilos, tanto desses citados como de uma infinidade de outros, não se assemelhavam, mas todos tinham uma coisa em comum, o tal do gore.
Agora é a vez de mais um expoente dessa arte de causar ancia e o nome é Eli Roth. Depois do independente “Cabine do Inferno” fazer miséria em todos festivais que passava e se tornar um filme Cult quase que instantaneamente, agora é a vez de “O Albergue” ser reconhecido.
Filmado no tempo record de 12 meses, praticamente três vezes menos que qualquer outro filme, “O Albergue” é um filme que segue a linha de seu anterior, muito sangue, mutilações, uma história que prende a atenção, e ótimos personagens, isso sem esquecer de um certo humor cínico e negro.
A história é simples, dois jovens americanos e um islandês com suas mochilas resolvem conhecer a Europa e seus prazeres, depois de uma estada em Amsterdã regada a maconha e prostituição, resolvem seguir o conselho de um outro mochileiro e ir para o Leste Europeu, onde as mulheres são selvagens e adoram um estrangeiro, chegando lá é só encontrar um certo albergue e esperar a festa começar. Mas essa cara de comédia adolescente acaba quando um deles desaparece e um suposto clube de tortura entra em cena.
Como em sua estréia, o diretor repete uma fórmula que dá certo, Roth faz questão de, na primeira parte do filme, desenvolver os personagens até o último momento possível, por que na hora que começa o terror em si ele também faz questão de não mostrar mais nada, de um jeito frenético, o bom disso é que você acaba torcendo pra eles bem mais facilmente, além de conseguir entender bem mais certas mudanças de personalidade, nada fica muito ao acaso.
Agora a cereja do bolo com certeza são as cenas de terror, nada de não mostrar isso ou aquilo para deixar mais subjetivo, é sangue para tudo quanto é lado, de um jeito criativo, isso é verdade, mas o diretor do filme faz de tudo para embrulhar um ou outro estômago e, o melhor, é que consegue, sem ser ousado tecnicamente, nada de edição de videoclipe e fotografia granulada, tudo claro, vermelho e sujo, são 567 litros de sangue muito bem usados.
Se Eli Roth vai virar um novo nome do cinema de terror, só o tempo dirá, mas parece que está indo pelo caminho certo, depois do primeiro filme virar cult, ficar amigo do Quentin Tarantino, que assina “O Albergue” como produtor executivo, dando uma ajudazinha nas bilheterias, garantir uma seqüência para ele e, em 2007 ainda dirigir a adaptação do mais novo livro do mestre Stephen King (“The Cell”), não sei não, mas isso esta me cheirando a uma longa carreira de sucesso.

Direção: Eli Roth
Gênero: Terror
Duração: 95 min.
Distribuição: Sony Pictures
Ano de Lançamento: EUA - 2005


Cena do filme - O ALBERGUE (Foto Divulgação)

Filme:

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Crítico: Vinicius Vieira - Jornalista - vvinicius@hotmail.com  

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