COMPARE PREÇOS
CESTAS E ARRANJOS NOTEBOOKS VIDEOGAMES

CÂMERAS DIGITAIS

PERSONAGENS

Procure sua resenha crítica, filmografia ou sinopse pelo nome inicial do filme,  ator ou atriz

( #-A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z )

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS CULTURAIS CRANIK 
 por Luis Pires - Jornalista e Crítico de Cinema
e-mail: lpires@uol.com.br      
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik

 
Foto Divulgação

 

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - CONCURSOS

Estúdios Disney divulgam imagem de princesa negra

Os Estúdios Disney divulgaram a primeira imagem do desenho animado The Princess and the Frog (que no Brasil deve ganhar o nome de A princesa e o Sapo), o primeiro na história da Disney a ter como protagonista uma princesa negra.

O desenho é um conto de fadas musical, ambientado na cidade de New Orleans, nos anos 20, no auge da Era do Jazz. Tiana, a princesa, será vocalizada pela cantora e atriz Anika Noni Rose, que atuou em Dreamgirls.

A animação é dirigida por Ron Clements e John Musker, responsáveis por sucessos como Hércules e A Pequena Sereia. As músicas foram compostas por Randy Newman, 17 vezes indicado ao Oscar®. Embora a produção já agite o mercado, sua estréia está prevista para o distante 18 de dezembro de 2009.

Animação brasileira em cartaz no circuito paulistano

E por falar em animação, uma produção brasileira tem feito sucesso nos cinemas paulistanos desde que estreou, há duas semanas. Trata-se de Garoto Cósmico, roteiro e direção de Alê Abreu, que percorreu um longo caminho até chegar às telas. O roteiro premiado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em 2003, deu o pontapé inicial para que a produção conseguisse agregar outros patrocinadores, entre eles a Petrobrás e o BNDES.

Mesmo com a possibilidade do uso de softwares de animação modernos disponíveis no mercado, o diretor preferiu produzir boa parte do filme à maneira clássica, desenhando quadro a quadro no papel (são necessários 12 quadros para cada segundo de filme). O computador foi usado apenas na colorização, arte final e montagem.

Cósmico, Luna e Maninho são crianças de um mundo futurista, onde as vidas são totalmente programadas. Certa noite se perdem no espaço e descobrem um circo, no qual viverão novas experiências.

O filme conta com a vozes de Raul Cortez (Giramundos), Vanessa da Mata (Bailarina), Belchior (Záz-Tráz) e Wellington Nogueira (Já-Já), entre outros. As letras e músicas foram compostas por Gustavo Kurlat, com participação especial de Arnaldo Antunes.

LIVROS SOBRE CINEMA - CAMISETAS DE FILMES - MINIATURAS COLECIONÁVEIS

 
Foto Divulgação

Morgan Freeman e Jack Nicholson acertam contas em Antes de Partir

Um dos filmes de maior sucesso na atual temporada estadunidense é Antes de Partir, comédia dramática que marca o encontro dos oscarizados Jack Nicholson e Morgan Freeman, dirigidos por Rob Reiner (o mesmo de Conte Comigo).

Há muitos anos, o professor do calouro universitário Carter Chambers (Morgan Freeman) sugeriu que seus alunos listassem tudo o que desejariam experimentar na vida antes de partirem. Enquanto Carter tentava definir suas prioridades, a realidade se intrometeu na sua história transformando sua lista em mera lembrança do passado. Enquanto isso, o executivo milionário Edward Cole (Jack Nicholson) tinha apenas um item em sua lista: fazer negócios para ganhar mais e mais dinheiro.

Carter e Edward se vêem, de repente, dividindo o mesmo quarto de hospital. Apesar das diferenças óbvias entre eles, conseguem encontrar pontos em comum: a necessidade de acertar as contas com quem eles eram e o desejo de gastar o tempo que lhes resta fazendo tudo o que sempre quiseram fazer.

Antes de Partir estréia nos cinemas brasileiros em 22 de fevereiro, com distribuição da Warner Bros. Pictures.

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - CONCURSOS


Foto Divulgação

Tropa de Elite chega às locadoras no dia 27/02

O aclamado Tropa de Elite chega às locadoras do país no final do mês. A polêmica em torno do filme começou quando uma cópia não finalizada “vazou” e chegou às barracas de camelôs, possibilitando que muitos vissem o filme em cópia pirata, antes mesmo de sua estréia nos cinemas. Ironicamente, grande parte da divulgação foi gerada pelas notícias sobre a investigação do responsável pelo seu vazamento. Houve até a acusação – comprovadamente injusta, diga-se – de que isso teria sido feito pela própria produção do filme. O fato é que, mesmo com as cópias distribuídas ilegalmente, Tropa de Elite foi um sucesso absoluto de público nos cinemas, tendo sido visto por mais de um milhão e meio de espectadores.

Após o sucesso de seu premiado Ônibus 174, o diretor Jose Padilha pretendia filmar um outro documentário baseado no livro Elite da Tropa, escrito a seis mãos pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares e pelos oficiais do BOPE (Batalhão de Operações Especiais, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) André Batista e Rodrigo Pimentel, que conta histórias reais do cotidiano da corporação.

Diante da dificuldade em encontrar policiais que aceitassem dar depoimentos sinceros sobre os acontecimentos narrados no filme, Padilha decidiu esquecer o caráter documental e partiu para a ficção, criando o Capitão Nascimento, interpretado brilhantemente por Wagner Moura. No filme, por causa da gravidez de sua esposa, Nascimento pretende deixar a corporação mas isso só será possível se ele encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos, Neto (Caio Junqueira) e Matias (André Ramiro), se tornam policiais e se destacam pela honestidade e pela indignação com a corrupção existente no batalhão em que atuam.

Polêmico, Tropa de Elite chega às locadoras com status de filme brasileiro mais visto no ano passado, sucesso que deve se repetir nas cópias em DVD, que serão comercializada a R$ 29,90 e trarão treze entrevistas inéditas e exclusivas, galeria de fotos com cerca de 80 imagens e dois trailers oficiais do filme

LIVROS SOBRE CINEMA - CAMISETAS DE FILMES - MINIATURAS COLECIONÁVEIS


Foto Divulgação

Mostra traz filmes indianos na Cinemateca

Pelo segundo ano consecutivo, a Cinemateca Brasileira, em parceria com a Academia Internacional de Cinema (AIC), exibe uma seleção de produções do cinema indiano, um dos maiores pólos produtores de filmes do mundo. A Mostra de Filmes de Bollywood tem curadoria do produtor, cineasta e editor indiano Ram Prasad Devineni.

Até o dia 17/02 (próximo domingo) serão exibidos dez filmes, desde clássicos como Kaala Patthar, de Yash Chopra, até filmes recentes como Jhoom Barabar Jhoom, de Shaad Ali. A Cinemateca Brasileira se localiza no Largo Senador Raul Cardoso, 207, em São Paulo. A programação – que é gratuita - pode ser conferida no site www.cinemateca.gov.br .

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - CONCURSOS

 
Foto Divulgação

Inglês filma documentário sobre a morte de Bush

Em outubro de 2007, enquanto o presidente George W. Bush discursa para empresários em uma sala de convenções do Hotel Sheraton, em Chicago, uma multidão se aglomera do lado de fora, para protestar contra seu mandato. Mesmo diante da movimentação, Bush insiste em cumprimentar um grupo de políticos no saguão. Inicia-se um tiroteio e uma bala atinge o coração do presidente. Levado às pressas para o hospital, ele não resiste e morre. Dois anos depois, um documentário investigativo é realizado para narrar as ações das pessoas envolvidas naquele fatídico dia.

Este é o roteiro de A Morte de George W. Bush, filme roteirizado e dirigido pelo inglês Gabriel Range, que chega ao circuito brasileiro na próxima semana, com distribuição da Downtown Filmes.

O longa narra em forma documental o fictício assassinato do atual presidente dos Estados Unidos. As cenas do dia do assassinato foram feitas com a junção de imagens de arquivo, incluindo um discurso verídico de Bush, e efeitos especiais. Com orçamento de apenas dois milhões de dólares, o filme foi exibido no Festival do Rio 2007 e venceu o Festival Internacional de Toronto em 2006.

Em recente entrevista, o diretor Range disse que sua intenção ao rodar o filme foi a de oferecer outra perspectiva sobre aconteceu nos Estados Unidos nos últimos seis anos. “Mostrar como a guerra contra o terrorismo e a invasão ao Iraque estão abalando o país”, completou.

 
Foto Divulgação

Crítico: Luis Pires - Jornalista e Crítico de Cinema - e-mail: lpires@uol.com.br -blog: www.eliberoquestoposto.zip.net     

Indique esta matéria para um amigo!

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

 

 


© Cranik - NOTÍCIAS CULTURAIS CRANIK