COMPARE PREÇOS
CESTAS E ARRANJOS NOTEBOOKS VIDEOGAMES

CÂMERAS DIGITAIS

PERSONAGENS

Procure sua resenha crítica, filmografia ou sinopse pelo nome inicial do filme,  ator ou atriz

( #-A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z )

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS CULTURAIS CRANIK 
 por Luis Pires - Jornalista e Crítico de Cinema
e-mail: lpires@uol.com.br      
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik

 
Foto Divulgação

 

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - CONCURSOS

O escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez sempre teve uma relação muito próxima com o cinema. Além da adaptação para a tela de algumas de suas obras (como Eréndira e Crônica de uma Morte Anunciada), em 1986 ele fundou a Escuela Internacional de Cinema y Televisão (EICTV), em Cuba, uma das mais importantes do mundo. E a dirigiu até dois anos atrás, quando se afastou por problemas de saúde.

Em seus livros são comuns as citações ao cinema, como nesse delicioso trecho encontrado em sua obra mais famosa, Cem Anos de Solidão: “Deslumbradas com tantas e tão maravilhosas invenções, as pessoas de Macondo não sabiam por onde começar a se espantar. Indignaram-se com as imagens vivas que o próspero Sr. Bruno Crespi projetava no teatro de bilheterias que imitavam bocas de leão, porque um personagem morto e enterrado num filme, e por cuja desgraça haviam derramado lágrimas de tristeza, reapareceu vivo e transformado em árabe no filme seguinte. O público, que pagava dois centavos para partilhar das vicissitudes dos personagens, não pôde suportar aquele logro inaudito e quebrou as poltronas. O alcaide, por insistência do Sr. Bruno Crespi, explicou num decreto que o cinema era uma máquina de ilusão que não merecia os arroubos passionais do público. Diante de desalentadora explicação, muitos acharam que tinham sido vítimas de um novo e aparatoso negócio de cigano, de modo que optaram por não mais voltar ao cinema, considerando que já tinham o suficiente com seus próprios sofrimentos para chorar por infelicidades fingidas de seres imaginários”

Agora, mais uma obra do escritor colombiano, vencedor do Prêmio Nobel, ganhou sua versão cinematográfica. Trata-se de Amor nos Tempos do Cólera, que narra a história de amor de Florentino Ariza por Fermina Daza. Embora o pai tenha arranjado um casamento mais promissor para a moça, Florentino acompanha a trajetória de Fermina por meio século, sonhando sempre com o momento em que finalmente ficarão juntos.

O produtor Scott Steindorff levou três anos para convencer o escritor a lhe vender os direitos de adaptação de seu livro para o cinema. Quando finalmente conseguiu, entregou o projeto a Mike Newell, o mesmo diretor do primeiro filme da série Harry Potter.

O Amor nos Tempos do Cólera teve estréia nacional nessa semana, com Javier Bardem e Giovanna Mezzogiorno nos papéis principais, além da participação da brasileiríssima Fernanda Montenegro.

LIVROS SOBRE CINEMA - CAMISETAS DE FILMES - MINIATURAS COLECIONÁVEIS

 
Foto Divulgação

* Com distribuição da Imovision, chegou às locadoras o DVD Soy Cuba – O Mamute Siberiano. Trata-se de um documentário sobre Soy Cuba, o desconhecido e extraordinário filme que o cineasta soviético Mikhail Kalatozov realizou em Cuba nos anos 60, no auge da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética. Feito para ser utilizado como uma arma de propaganda da revolução cubana, o filme ficou esquecido logo após sua estréia. O documentário traz depoimentos dos atores e técnicos sobreviventes, e tem a direção de Vicente Ferraz, que estudou justamente na EICTV, criada em Cuba por Gabriel Garcia Márquez, citada na nota acima.

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - CONCURSOS

   
Foto Divulgação

* Aqueles que residem em São Paulo poderão acompanhar, de 26 de dezembro a 20 de janeiro, a mostra Clássicos e Raros do Nosso Cinema, que colocará lado a lado desde recordistas de bilheterias até filmes que não alcançaram notoriedade quando exibidos nos cinemas. As sessões acontecerão no Centro Cultural Banco do Brasil e na Sala Cinemateca/BNDES. Desfilarão pela tela importantes filmes do cinema nacional, como O Bandido da Luz Vermelha, O Grande Assalto, Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia e As Sete Vampiras.

Algumas exibições serão acompanhadas de encontros com atores, cineastas, produtores e técnicos que participaram destas produções, com o objetivo de contextualizar essas obras para as platéias de hoje. Andréa Tonacci, Hector Babenco, Carlos Reichenbach, Ivan Cardoso, Neville d’Almeida e David Cardoso são alguns dos nomes que conversarão com o público após a exibição dos seus filmes.

Confira a programação completa no site da Cinemateca www.cinemateca.org.br .

LIVROS SOBRE CINEMA - CAMISETAS DE FILMES - MINIATURAS COLECIONÁVEIS


Foto Divulgação

* Em meados de janeiro o ator Will Smith virá ao Brasil para promover o filme Eu sou a Lenda, dirigido por Francis Lawrence. O ator interpreta um cientista que combate um vírus produzido pelo homem em laboratório que transforma as pessoas em mutantes. Por motivos inexplicáveis, o cientista é imune ao vírus e utilizará seu próprio sangue para reverter seus efeitos. O filme tem estréia prevista para 18 de janeiro, e será lançado pela Warner Bros. Pictures.

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - CONCURSOS

 
Foto Divulgação

* Chegou às locadoras O Ultimato Bourne, último filme da trilogia do personagem baseado na obra de Robert Ludlum. Na busca por sua verdadeira identidade, Jason Bourne (Matt Damon) enfrentará uma legião de matadores, contratados por aqueles que o criaram e pretendem vê-lo morto. O filme tem ritmo alucinante, com locações belíssimas em Turim, Moscou, Paris, Madri, Londres, Tanger e Nova Iorque. E uma cena merece especial atenção: quando Bourne chega nos Estados Unidos, o personagem apresenta um falso passaporte brasileiro.

Matt Damon é atualmente o ator mais lucrativo do cinema. Calcula-se que para cada dólar pago a ele, os produtores arrecadam U$ 29 de renda bruta. Um belo investimento, não?

LIVROS SOBRE CINEMA - CAMISETAS DE FILMES - MINIATURAS COLECIONÁVEIS

 
Foto Divulgação

* José Wilker, Marília Gabriela, Carolina Dieckmann, Reynaldo Gianecchini, Eri Johnson e Malu Mader estarão reunidos na comédia Sexo Com Amor?, primeiro longa-metragem do diretor global Wolf Maya.

Três casais de idades e classes sociais diferentes vivenciam um problema comum: suas vidas amorosas passam por um momento turbulento com traições, paixões, inseguranças e provocações. O filme chega aos cinemas no dia 01 de fevereiro, com produção da Total Filmes e distribuição da Fox Film.

*Entre os dias 15 e 19 de janeiro acontecerá a terceira edição do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual. A programação terá como destaque títulos como Vida Maria, animação do cearense Márcio Ramos, premiado nos festivais de Cuiabá, Tiradentes, Ceará e Cine PE; Sete Vidas, ficção dos paulistas Marcelo Spomberg e Zé Mucinho premiada na Jornada da Bahia; e Noite de Sexta, Manhã de Sábado, do pernambucano Kleber Mendonça Filho que foi laureado no Vitória Cine Vídeo. Receberá também representantes do Festival de Curtas-Metragens de Contins, França.

Atibaia é uma bela cidade que se encontra a cerca de 60 km de São Paulo e a programação pode ser conferida através do site www.festivaldeatibaia.com.br .

*Já tem site oficial a quarta aventura do arqueólogo mais famoso da história do cinema, que no Brasil ganhará o nome de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Realizado nove anos depois do último filme da série (Indiana Jones e a Última Cruzada), o filme será dirigido por Steven Spielberg, com Harrison Ford no papel que o transformou em um dos personagens mais conhecido do mundo. Karen Allen e Cate Blanchett também confirmaram as presenças no elenco.

O produtor Frank Marshall declarou recentemente em entrevista ao jornal New Haven Register que Spielberg não pretende abusar de efeitos por computador. Resta saber se Harrison Ford, atualmente com 65 anos, agüentará o tranco. Pelas fotos divulgadas, o ator parece não ter sentido o passar dos anos. Acompanhe mais detalhes da produção no site oficial www.indianajones.com .

* Desejo Boas Festas a todos nossos leitores. Que diante da tela de nossas vidas possamos ser mais do que meros espectadores. Sejamos o diretor e o protagonista de um grande roteiro. Bons filmes para todos em 2008!!!

CLIQUE AQUI E COMPARE O PREÇO DE DVD'S.
 

Crítico: Luis Pires - Jornalista e Crítico de Cinema - e-mail: lpires@uol.com.br -blog: www.eliberoquestoposto.zip.net     

Indique esta matéria para um amigo!

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

 

 


© Cranik - NOTÍCIAS CULTURAIS CRANIK