a


Procure sua resenha crítica, filmografia ou sinopse pelo nome inicial do filme,  ator ou atriz

( #-A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z )

 

RESENHA CRÍTICA DO FILME "MÁ EDUCAÇÃO"   
por Mirian Guanais - Colaboradora, Crítica de Cinema, roteirista e correspondente do Portal Cranik na Itália - miguanais@yahoo.it
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik

(FILME MÁ EDUCAÇÃO)
MÁ EDUCAÇÃO  (FOTO DIVULGAÇÃO)

Direção e Roteiro: Pedro Almodóvar

CRÍTICA - MÁ EDUCAÇÃO: A estória na estória, um filme dentro de um filme, contados em três décadas: anos 60/70 e 80. Denúncia, pedofilia, homossexualismo, erotismo, cor, abandono, liberdade, conformismo, engano, ambição, amor, traição e muito mais. Confuso? Não. Realidade de uma Espanha camuflada atrás do véu sacro da igreja católica e de uma sociedade hipócrita que marginaliza e abandona seus filhos. Eu diria que é mais que isso, que vai outra a bela Espanha de Almódovar. É um problema de todos nós, filhos dessa terra.

E o que Pedro Almódovar revela nessa película feita de homens, mas que eles por si só não basta. Não basta a sociedade machista; falta o espírito materno que acolhe, amamenta e protege seus filhos.

A película tem como protagonista duas crianças Inacio e Henrique, internos em um colégio cujo Padre Manolo é diretor e professor de literatura. As crianças se apaixonam, inocentes e delicadamente afetuosas, cercam sustento um no outro, na descoberta de emoções e sentimentos desconhecidos. Padre Monolo, vendo em Henrique um obstáculo que o impede de possuir o objeto do seu desejo, o expulsa do colégio e faz valer o seu amor obsceno, leviano e doente, abusando sexualmente de Inacio.

Os três se reencontram nos anos 70, e depois novamente nos anos 80, as duas crianças agora já adultas.

Henrique é um renomado diretor de cinema e um desconhecido o procura, se diz Inacio e trás consigo um roteiro baseado na infância vivida naquele colégio interno. Inacio propõe a Henrique de fazer o filme e o quer protagonizá-lo. Henrique, perturbado com o reencontro, mergulha no passado, descobrindo logo em seguida que Inacio é morto e que o homem que se diz Inacio é na realidade o seu irmão.

Fascinado pelo desconhecido, Henrique decide fazer o filme nas condições que o impostor/irmão de Inacio quer. Os dois se tornam amantes, até que, atraído pela produção do filme que conta a triste estória que os liga, Padre Manolo reaparece e revela a Henrique o segredo por trás da morte de Inacio.

O filme sofre várias mutações. Homens que se tornam mulheres, personagens que duplicam identidade, restando amantes dos antigos amantes pra vingar-se deles, se matam, se amam. Homens sem escrúpulos, escravos dos seus desejos.

Com esse filme, Almodóvar corajosamente reafirma e firma o seu repúdio contra o silêncio dos que se consideram alheios as violências sofridas por inocentes. Violências essas que transformam e penalizam.

Título Original: La Mala Educación
Gênero: Drama
Duração: 105 min.
Ano: Espanha - 2004
Distribuição: Sony Pictures Classics / 20th Century Fox
Direção e Roteiro: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Fotografia: José Luis Alcaine
Música: Alberto Iglesias

FILME:

Ótimo: 
Bom:   
Regular:

Crítica: Mirian Guanais é colaboradora, crítica de cinema, roteirista e correspondente do Portal Cranik na Itália.  e-mail: miguanais@yahoo.it

Indique esta matéria para um amigo!


 


© Cranik - MÁ EDUCAÇÃO - (FILME MÁ EDUCAÇÃO)