lost

LIVRO "ZERO" 
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik


ZERO - (Foto Divulgação)

ZERO

RELEASE: Depois de relançar, nos últimos meses, com novo projeto gráfico os livros: O verde violentou o muro, Não verás país nenhum, O beijo não vem da boca e Bebel que a cidade comeu, a Global Editora traz ao público o romance mais famoso e discutido de Ignácio de Loyola Brandão: Zero. Eleito, no final de 2000, um dos melhores romances do século XX pelo jornal O Globo e pela revista Manchete. Zero é um marco na história da literatura brasileira, pelo seu arrojo, tema e estrutura.

A idéia de escrever o livro surgiu no final dos anos 60, tendo como ponto de partida um conto que descrevia a ida de um grupo de amigos a um lugarejo para conhecer um garoto que teria música na barriga. Escrito inicialmente para uma coletânea de contos com cenas do cotidiano, encomendada por Plínio Marcos, que nunca chegou a ser publicada.

Depois deste conto, Loyola escreveu diversos outros que, acrescidos aos seus recortes de jornais e revistas com notas do dia-a-dia, retratavam de maneira nua e crua a vida do cidadão comum, que vivia numa cidade violenta sob as baionetas dos militares. Estavam, então, delineadas as primeiras páginas do Zero, que projetou o escritor em âmbito nacional e internacional.

O livro é, segundo a crítica, o que melhor descreve o que foram os nossos anos de chumbo. Sua primeira edição foi publicada na Itália em 1974 e somente no ano seguinte, no Brasil. Em julho de 1976 recebeu da Fundação Cultural do Distrito Federal o prêmio de Melhor Ficção. No dia 20 de novembro, no dia 20, foi censurado pelo Ministério da Justiça, e sua venda proibida em todo o território nacional por ser considerado um atentado à moral e aos bons costumes.

Sua proibição foi um dos estopins para que escritores e intelectuais começassem a se manifestar contra a ditadura militar. “O escritor — o artista, em suma — é a testemunha de seu tempo, da sua sociedade com tudo que ele tem de coisas boas e ruins. Principalmente ruins. Ele não pode cancelar uma realidade (pelo menos, para ele), sob o pretexto que essa realidade é inoportuna. Ou desagradável”, assim falou Lygia Fagundes Telles, uma das líderes do movimento, em 3 de fevereiro de 1977, num ato público promovido pelo semanário Aqui São Paulo, do jornalista Samuel Wainer. Lygia assumia, assim, com muita coragem o seu papel social de artista.

Somente em 1979 o livro foi liberado pela censura. Desde então, foram 12 edições vendidas no Brasil, além das traduções para o alemão, coreano, espanhol, húngaro, inglês e italiano. Mesmo depois de 26 anos de sua primeira edição Zero, que pode, hoje, ser considerado um videoclipe literário, continua cativando os leitores, principalmente os mais jovens.

Ignácio de Loyola Brandão é jornalista e escritor. Já publicou mais de vinte títulos destinados tanto para o público adulto como para o infanto-juvenil. Alguns de seus livros são baseados em experiências pessoais. O Ganhador nasceu de uma experiência em suas andanças pelo Brasil. O Verde Violentou o Muro expõe suas impressões sobre o período em que viveu na cidade de Berlim (Alemanha) e Veia Bailarina relata a experiência de ter sido operado de um aneurisma cerebral. Em julho de 2001 foi homenageado pelo Instituto Moreira Salles com a publicação de sua vida e obra na coleção Cadernos de Literatura Brasileira.

Romance
autor: Ignácio de Loyola Brandão
Formato: 14 x 21
13ª edição
Editora: Global Editora
Número de Páginas: 288
ISBN: 85-260-0280-5
R$ 42,00
Acesse o site da Editora: Clique Aqui 

     PARTICIPE DA PROMOÇÃO CULTURAL CRANIK E GLOBAL EDITORA
PROMOÇÃO ENCERRADA

GANHADORES:
Virgínia L. Garcia de Souza
Roberto Medeiros da Costa Brás
Jéssica Maria N. Gusmão 

Prêmios:
1º ao 3º lugar: 01 LIVRO "ZERO".

O QUE VOCÊ FARIA PARA GANHAR O LIVRO: "ZERO" ?

CPF Válido:

Digite seu nome e endereço completo (O formulário que chegar sem o nome completo e endereço, será automaticamente desclassificado).  

E-mail:
Como você descobriu o Portal Cranik?



http://www.linkws.com

 Leia o regulamento abaixo:

 Os vencedores serão os participantes que responderem corretamente a pergunta e enviarem o e-mail para o endereço indicado, colocando nome e endereço completos (Com CEP). Você concorrerá com outros participantes. Os cadastros que chegarem com duplicidade serão desclassificados (será aceito apenas um cadastro por pessoa para cada promoção). As respostas deverão ser enviadas entre 02/10/2006 à 02/11/06. A lista dos ganhadores será divulgada nesta página no dia 03/11/06. Prêmios: 1º ao 3º lugar: Um exemplar do Livro "ZERO". O simples ato de enviar sua resposta para a promoção significa que você concorda com todas as cláusulas deste regulamento. Caso não concorde, feche esta página. A premiação é pessoal e intransferível, e não pode ser trocada por valor pecuniário ou qualquer outro tipo de bem. Também não dá direito a ressarcimento, caso não seja utilizada no prazo estabelecido. O Cranik não se responsabiliza por votos que não sejam computados por problemas no nosso servidor, falta de energia elétrica, transmissão de dados na linha telefônica ou em provedores de acessos dos usuários, bem como erros na leitura dos scripts que possam a vir ocorrer. Serão desconsiderados os e-mails que chegaram sem nome, resposta e endereço incompleto, e encaminhados para outro endereço eletrônico de e-mail. Está vedada a participação dos funcionários e/ou parentes das empresas envolvidas. Concurso de caráter recreativo/cultural, conforme item 2 do artigo 3 da lei 5.768 de 20/12/71.

UM HERÓI DO NOSSO TEMPO (Filme UM HERÓI DO NOSSO TEMPO) Indique o livro "ZERO" para um amigo!


 

 


© Cranik - LIVRO - ZERO