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RESENHA CRÍTICA DO FILME  "FOGO CONTRA FOGO"   
por Marcos Takeda - Crítico de Cinema -
e-mail: marcos@educine.org.br
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FOGO CONTRA FOGO  -  (Foto Divulgação)

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CRÍTICA - FOGO CONTRA FOGO -  Com a recém estréia de Homem-Aranha 3 e toda aquela propaganda sobre “luta interior” fiquei com vontade de rever um filme cuja trama também envolve o “duplo”, “Fogo Contra Fogo (Heat, 95, EUA)” de Michael Mann é uma pequena jóia que pode ser encontrada nas locadoras.

O "duplo" é tema recorrente em lendas, fábulas desde a antiguidade e também na literatura e no cinema. O tema foi estudado por Otto Rank, psicanalista seguidor e depois dissidente de Freud, que teorizou psiquiatricamente como a metade obscura e/ou reprimida do herói, que tem origem no passado em um trauma, supressão ou em alguma escolha voluntária ou não entre dois rumos opostos. E para que o herói possa alcançar a tranqüilidade, ele terá que se confrontar e vencer seu duplo.

No gênero policial envolve estórias de perseguição entre um policial e um bandido, o herói persegue o seu oposto e tem motivos intrínsecos, seus atos são obsessivos, está à beira do limite e não consegue ter uma vida pessoal, ele se sente conectado com seu “duplo” e deve persegui-lo, por vezes ele tem que transgredir as suas crenças para triunfar, reconhecer e entrar em seu lado obscuro e usá-lo como instrumento da vitória para depois poder suprimir seu lado obscuro que o assombra através da captura do seu “duplo”.

Michael Mann é um diretor meticuloso que trabalhou vários anos no roteiro desse filme, inclusive fez um telefilme com uma versão menor do roteiro como “ensaio” “LA Takedown”, antes das filmagens fez os atores passarem por treinamento de tiro, conversarem com “profissionais” da área, inclusive ladrões de banco, esposas de presidiários, acompanhou de perto o trabalho de um detetive, entre outras coisas. Essa dedicação de alguém que precisa fazer isso, realizar o filme a todo custo da melhor maneira possível é o que passa o status de obra-prima.

“Fogo Contra Fogo” é a saga de dois homens em lados opostos da lei que se admiram e se reconhecem como os melhores no que fazem. Neil McCauley (De Niro) é líder de um bando de assaltantes que depois de um assalto a um carro forte passa a ser perseguido pelo tenente Vincent Hanna (Pacino) até o confronto final entre os dois.

As cenas de ações são muito bem realizadas, assim como também são destaques: a composição de fotografia, cenários, trilha, elenco, mas a qualidade que mais se sobressai é a construção dos personagens do De Niro e Pacino.

A maneira como o filme se aprofunda nos detalhes para a composição dos personagens, nas semelhanças e nas diferenças entre os dois ao longo do filme é que cria a grande tensão para o confronto final.

No começo do filme é mostrado Neil McCauley no auge de sua carreira, imbatível, porém um solitário, alguém que não consegue se envolver com ninguém e por isso o seu sucesso, enquanto se mostra seu “duplo” Vincent Hanna, incapaz de deixar de relegar seu relacionamento como segunda importância da sua vida. Enquanto o filme progride, Hanna percebe que não se pode ter uma família, um relacionamento, quando ele finalmente assume sua condição de solitário, ele consegue capturar McCauley, enquanto esse último inicia um relacionamento e começa a fazer concessões que são a causa de sua perdição. Até mesmo a atuação dos dois é intencionalmente contraditória, enquanto De Niro parece um sociopata, rígido sem nenhuma emoção, Pacino atua como um viciado em cocaína, “ligado” exagerando um pouco acima do tom.

A cena que é síntese do filme todo, ocorre justamente na metade do filme, quando pela primeira vez contracenam juntos De Niro e Pacino, ao invés do grande confronto que todos esperam, eles se sentam calmamente para tomar café e conversam. Como um monólogo interior de uma pessoa dividida, eles estão curiosos sobre as motivações, a vida do outro, e partilham seus sonhos recorrentes e a incapacidade de se envolver com alguém, então eles sabem e dizem um ao outro que da próxima vez que se verem será a última.

Quem se interessa pelo tema, não pode perder essa pequena obra-prima.


FICHA TÉCNICA:
Título: Fogo Contra Fogo
Título Original: Heat
Direção: Michael Mann
Atores: Al Pacino, Robert De Niro, Val Kilmer, Jon Voight , Tom Sizemore, Diane Venora, Amy Brenneman, Ashley Judd, Ted Levine, William Fichtner, Natalie Portman.
Idioma: Inglês, Português
Legendas Português, Inglês, Espanhol
Ano de produção: 1995
País de produção: Estados Unidos,
Duração: 171 min.
Distribuição Warner Home Video
Região 4
Áudio: Inglês: Dolby Digital 5.1; Português: Dolby Digital 2.0
Vídeo: Widescreen [16x9] Anamórfico

Extras:
DVD1:
Informações:
- Comentários de Michael Mann
- Trailers de Cinema

DVD2:
- Fogo contra Fogo: O Making Of
- Cenas inéditas
- Pacino e De Niro: a conversa
- De volta à cena do crime


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Crítico: Marcos Takeda - Crítico de Cinema - e-mail: marcos@educine.org.br 

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