ENTREVISTA COM A ESCRITORA SIMONE MARQUES

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista a escritora Simone Marques.
 (01/08/08)

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS


 
Simone Marques - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Olá, Simone! Tudo bem? Primeiramente, agradeço por ceder tão preciosa entrevista. Para iniciarmos, gostaria de saber como foi o início de Simone Marques no mundo da literatura.

Simone Marques: Ademir, quero agradecer, primeiro, a esse convite incrível! Obrigada!
Bom, então vamos lá! Meu início no mundo da literatura como escritora é bem recente. Eu comecei a escrever a cerca de um ano e meio. Mas sempre fui uma leitora ávida. Confesso que nunca havia me visto como escritora profissional, embora sempre tivesse gostado de escrever. Mas fui obrigada a me render. Comecei a escrever depois de um sonho que tive. Ele foi tão complexo, tão detalhado e interessante que quando acordei o escrevi procurando manter o maior número de detalhes possível. Quando li o que havia escrito, achei que estava muito bom e que a história que havia ali merecia ser recriada, então... nasceu o primeiro livro da saga Paganus. Não parei mais e já tenho 6 livros prontos e vários contos.

Ademir Pascale: Quando a página simone.odete.sites.uol.com.br foi ao ar?

Simone Marques: Meu site foi ao ar em maio desse ano.

Ademir Pascale: Como foi a idéia inicial para a criação da obra “Gênese Pagã”?

Simone Marques: O livro Gênese Pagã nasceu de uma forma interessante. Eu havia escrito uma trilogia e o primeiro da série é o livro Triskle. Uma editora se interessou em publicá-lo e eu comecei a divulgá-lo. Mas você sabe como o novo autor brasileiro é visto com desconfiança pelo público, então resolvi mostrar meu jeito de contar uma história e criei o livro Gênese para divulgar o Triskle. Contaria uma história sobre ancestrais da protagonista do Triskle. Publiquei o livro na internet, dois capítulos por semana e ele se revelou um sucesso! Os leitores pediram para que eu o publicasse em versão impressa e foi o que fiz e ele acabou ganhando vida antes do Triskle.

Ademir Pascale: Notei que a Saga Paganus vem agradando muito os leitores. A obra já tem previsão de lançamento?

Simone Marques: Então, o primeiro livro da Saga já está à venda. É o Gênese Pagã. O livro Triskle está encontrando alguns problemas com a editora e estou resolvendo isso. Minha expectativa é de que ele seja lançado ainda esse ano também! E os outros dois, no ano que vem.

Ademir Pascale: É possível ler trechos do livro online?

Simone Marques: Sim! O primeiro capítulo do Gênese Pagã está online no site e a partir de agosto colocarei um capítulo do Triskle também.

Ademir Pascale: No seu ponto de vista, como anda o mercado editorial brasileiro em relação a aceitação de novas obras de ficção e fantasia dos jovens escritores?

Simone Marques: Terrível por parte das editoras. Elas não estão interessadas em investir em incertezas. Olha só, mandei meus originais para dezenas de editoras que, sequer, me mandaram uma mensagem. Várias editoras me disseram que, no momento, só estão trabalhando com autores estrangeiros! É muito difícil! Mas temos que “fazer pé firme”. Se seu trabalho é bom mesmo, não pode desistir! Quanto aos leitores, também há desconfiança... eles chegam devagar, cheios de dúvidas e preconceitos, mas, ao perceberem a qualidade da obra, são incrivelmente estimuladores e o apoio que dão a quem está começando é de vital importância!

Ademir Pascale: Fico imaginando a vida dos escritores dos anos 70 e 80; o trabalho árduo nas antigas máquinas de escrever e a falta da rápida informação que os e-mails, sites, orkut, MSN e blogs geram. Como escritora, quais são os pontos positivos e negativos que essa modernidade tecnológica lhe fornece?

Simone Marques: Aprendi a amar a tecnologia! Pra você ter uma idéia, eu tinha dificuldades em “digitar” minhas idéias e pensamentos, tanto que meus três primeiros livros foram primeiro escritos à mão, folhas e folhas, cadernos inteiros. Depois eu passava tudo para o computador e, claro, mudava muita coisa. Não sei exatamente quando foi o clique, mas consegui superar essa barreira e hoje até meus rascunhos estão no computador. Algo do tipo: versão 1; versão 2...
O que há de mais positivo em tudo isso é a velocidade em que a informação chega aos leitores e que volta para nós. É alcançar leitores no Brasil e no mundo com um toque... isso é incrível!
O ponto negativo fica por conta da dependência que essa relação digital provoca. Sabe, aquele nervoso quando o site não entra no ar, quando não conseguimos nos conectar e descobrir o que anda acontecendo...aquela gana de ler as mensagens e o pânico quando quebra o computador! Nossa!

Ademir Pascale: Poderia dar dicas para os jovens leitores que desejam iniciar na literatura?

Simone Marques: Minha dica é para que primeiro sejam leitores e leiam muito, muito mesmo! Procurem digerir as histórias, olhar pelos olhos do autor, descobrir as sutilezas que diferenciam um trabalho do outro... Depois escrevam, escrevam para vocês primeiro e depois transformem seus escritos para que os outros leiam, se façam entender...mesmo que não tenham intenção de publicar. A avaliação através dos olhos dos outros é riquíssima e muito importante para o crescimento do escritor!

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

Simone Marques: Muitos! Fora a publicação da Saga, que é composta por quatro livros, há uma história “filhote” como a chamo, que é uma aventura incrível. Logo saberão dela. Também tenho um projeto para o livro Agridoce, criado a partir do conto, com o mesmo nome, que escrevi e que fez um sucesso incrível no orkut... e por aí vai... minha imaginação não me deu mais sossego desde aquele dia de fevereiro em que resolvi colocar um sonho no papel...

Perguntas rápidas:
Um livro: A menina que roubava livros
Um autor (a): Bernard Cornwell
Um ator ou atriz: Hugh Jackman
Um filme: Labirinto
Um dia especial: o do meu casamento e do nascimento da minha filha
Um desejo: Sucesso e podem rir... ser a J.K. Rowling do Brasil!

Ademir Pascale: Foi um grande prazer poder conversar contigo e dividir a sua experiência com nossos leitores. Desejo-lhe muito sucesso.

Simone Marques: Ademir, eu é que agradeço a essa oportunidade de divulgar meu trabalho e meus pensamentos! Obrigada e também desejo muito sucesso a você com esse trabalho incrível que vem realizando e que abre espaço para a valorização do novo autor brasileiro. Parabéns!!
 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com
Entrevistada: Simone Marques.
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2008