a
Entrevista com a Roteirista "Mirian Guanais".
O Administrador do cranik "Ademir Pascale"  entrevista a Roteirista, Mirian Guanais. (20/06/06)

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS


* Mirian Guanais é roteirista e correspondente do Portal Cranik na Itália.

Ademir: Olá, Mirian! Agradeço pela gentileza de aceitar a entrevista. Primeiramente, gostaria de saber quantos roteiros você já produziu e um breve resumo de cada um.

Mirian Guanais: Fiz alguns trabalhos para uma série televisiva:Cinque vite, cinque destini. Escrevi seis episódios: Ossessione, Amore, fede e libertà, La strada dei ricordi, La chiamamo giustizia, Quando arriva l'amore e Maledetto precocetto.
Acabei de concluir um roteiro para o cinema, que é a minha grande paixão. Um drama, longa-metragem, intitulado “Eu, Inimigo Meu”. Apesar de ser uma estória bem brasileira, é também uma estória universal, porque fala do ser humano, das limitações que todos nós temos e que tantas vezes nos levam por caminhos contrários às realizações dos nossos desejos. É um “remar contra a maré”, que pode ser muito rico, mas também doloroso e frustante. O filme fala do conflito pelo qual passa um homem de trinta e poucos anos, com uma forte personalidade e valores morais rigidos, que viveu uma infância difícil e que agora tem como objetivo educar os filhos pra vecerem na vida e serem pessoas de bem. Mas o que ele não sabia é que pra alcançar o seu objetivo ele tinha que vencer o seu maior inimigo: ele mesmo.

Ademir: No seu ponto de vista, o que é um bom roteiro?

Mirian Guanais: É aquele que transporta, ilumina, emociona, diverte.

Ademir: Residindo na Itália, você consegue observar mais amplamente a criatividade dos roteiristas e diretores italianos?

Mirian Guanais: Morando aqui é mais fácil. Posso assistir à maioria dos filmes italianos que saem nas salas do cinema. Tem alguns diretores de quem sou fã de carterinha, como Grabriele Salvatore e Gabrielle Muccino.

Ademir: Você acredita que o filme "Cidade de Deus" foi o pontapé inicial que a indústria cinematográfica brasileira tanto precisava?

Mirian Guanais: O renascimento do cinema nacional se deve ao filme O quatrilho de Fabio Barreto que fez com que o público voltasse a assistir a filmes brasileiros. Esse público, infelizmente, só ia ao cinema para contemplar o cinema americano. O que era uma pena, já que temos grandes diretores que com maestria, retratam a cultura e os problemas do nosso país. No exterior, o pontapé inicial foi dado pelo filme Central do Brasil. Creio que o filme Cidade de Deus serviu para reafirmar nosso cinema fora do Brasil.

Ademir: Que tipo de inspiração você usa para criar os seus roteiros?

Mirian Guanais: Observo o mundo ao meu redor, com o espírito livre de preconceitos e censuras.

Ademir: Você produz apenas longas-metragens ou também curtas-metragens?

Mirian Guanais: Creio que eu não seja capaz de produzir curtas. Preciso de tempo para expressar idéias e emoções.

Ademir: Algumas perguntas rápidas:

Um longa-metragem: Cidade de Deus

um curta-metragem: Assisto a curtas na programação de férias que passa aqui na tv italiana e gosto muito, mas infelizmente não me lembro de nenhum titulo. Me sinto até embaraçada, mas às vezes sou traída pela memória.

um diretor: É difícil dizer apenas um, mas vamos aos nossos. Cacá Diegues e Fernando Meireles

uma atriz e um ator: Drica Moraes e Matheus Nachtergaele

um crítico de cinema: Gian Luigi Rondi

um roteirista: Bráulio Mantovani

um momento inesquecível do cinema: No filme E o Vento Levou, quando Scarlett O'Hara pega um punhado de terra e promete que nunca mais passará fome. Gosto também da ultima cena do filme Deus é Brasileiro em que a atriz Paloma Duarte esta deitada numa barquinha e vai girando, girando, dando um efeito marcante e belo.

Ademir: Como as produtoras ou interessados em conhecer o seu trabalho, devem proceder?

Mirian Guanais: Podem me contactar através do e-mail: miguanais@yahoo.it  

Ademir: Mais uma vez, agradeço pela entrevista. Desejo-lhe muita sorte.

Mirian Guanais: Agradeço a você, Ademir, pela gentileza e oportunidade de divulgar o meu trabalho.

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Entrevistador e Administrador do http://ww.cranik.com : Ademir Pascale Cardoso
Entrevistado: Mirian Guanais.
E nos informar pelo e-mail: webmaster@cranik.com 

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2007