ENTREVISTA COM O ESCRITOR JONAS FILHO
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale" entrevista o escritor Jonas Filho
 (30/07/15)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Jonas Filho - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale
: Olá, Jonas! Para iniciarmos a nossa entrevista, poderia contar como foi o seu início no meio literário?

Jonas Filho
: Olá Ademir. A minha carreira literária começou desde a infancia, afinal a minha compulsão em criar vem desde muito cedo. Aos 13 anos, passei algum tempo tentando escrever algumas aventuras baseadas em filmes em que eu assistia, porém nunca cheguei a terminar.
Em novembro de 2007 (com 21 anos) me mudei para os Estados Unidos e em 2009, eu já esperava a chegada de minha filha Sophia ao mundo. Foi em agosto de 2009, que conversando com minha irmã, ouvi ela lamentar sobre o fato de meu pai não estar mais vivo para presenciar o nascimento de sua primeira neta. No mesmo mês, ao entrar num ônibus em direção ao trabalho, surgiu uma ideia de escrever um livro ou pelo menos algumas folhas sobre a vida de meu pai. Pois ele mesmo já havia nos revelado este desejo; mas para quem perdeu o pai aos 14 anos, numa fase rebelde e tão breve, seria um grande desafio relembrar acontecimentos quais não havia dado tanta atenção. Passei o resto do dia focado criar uma lista de parentes e amigos para colher mais informações. Assim então surgiu o livro “Nostalgias de meu pai”. Este livro ficou pronto em 2 anos e 10 meses.
Já que meu pai falecido não poderia conhecer minha filha, eu faria com que minha filha conhecesse o meu pai através do livro - foi o que eu pensei durante o tempo que eu escrevia o livro.
Durante o tempo que escrevia Nostalgias de meu pai, eu também escrevia o primeiro volume de O Paciente de Dr. Van Linden.

Ademir Pascale
: É verdade que você também é professor de artes marciais?

Jonas Filho
: Sim, eu sou praticante de Karate desde 1999 e faço desta, minha profissão aqui nos EUA. Inclusive, meu primeiro professor de Karate, o Sensei Rilton Rodrigues, foi a pessoa que mais me incentivou a praticar a leitura. Lembro-me bem, dele levando clássicos de Alexandre Dumas para gente e exigindo que contássemos dias depois o que havia lido no livro para assim, nos permitir treinar.
Era sagrado, trazer folhas e mais folhas de leituras sobre história do Karate. Quando íamos a casa dele, víamos milhares de livros e revistas empilhadas num quarto. Ele falava que seu pai ( que era Juíz de Direito e de quem havia recebido o mesmo nome) já havia lido centenas de livros e que havia herdado de seu pai uma porção destes livros e claro, o hábito.
Certa vez, Sensei Rilton chegou com o volumoso livro “Musashi” de Eiji Yoshikawa. Para quem já leu, sabe que seu tamanho assusta qualquer um que não tenha o hábito de ler, e para piorar a situação, na versão em português ele é duplo! Ele só me permitiu fazer exame para faixa preta uma vez que terminasse de ler “Musashi”. Até hoje, considero Musashi o livro mais importante de minha vida.
Ainda pretendo escrever uma auto-biografia relacionada ao karate na minha vida.
Eu também sou praticante de Shindo Muso-ryu Jodo e Judô.

Ademir Pascale
: Você é autor do livro "O Paciente do Dr. Van Linden". Poderia comentar?

Jonas Filho
: Sempre gostei do Gênero de vampiros, terror e gótico em filmes e acho que filmes deste tipo tenha sido minha maior inspiração. Quando idealizei O Paciente do Dr. Van Linden, eu havia pesquisado e lido bastante sobre clássicos como Frankenstein, Drácula, Fantasma da Ópera, e contos fantásticos de diversos outros autores. Mesmo que algumas destas obras eu tivesse lido apenas após a conclusão do livro, foram também inspirações importantes. Mas como todo pernambucano é bastante nativista, eu pensei que a famosa lenda do Papa-Figo merecesse virar um monstro do mesmo patamar dos antigos da Europa.
Pouca gente sabe, mas a cidade do Recife é conhecida como a cidade mais assombrada do Brasil. Não é que eu acredite em assombrações, mas o fato de todo o recifense (e nativos de cidades vizinhas) crescer ouvindo histórias aterrorizantes, deve ser levado em consideração. O folclore pernambucano não tem nenhum dos seres folclóricos que se ensinam nas escolas ( mula-sem-cabeça, boitatá, saci-pererê). O nosso folclore é totalmente diferente e antigo. Crescemos ouvindo histórias sobre Cumade Fulozinha, Cruz do Patrão, Papa-Figo, Perna-cabeluda e etc. Certa vez, tentei catalogar todas as lendas pernambucanas que eu já ouvia ouvido falar e quando terminei, já havia mais de 50 histórias e seres sobrenaturais. Pernambuco é definitivamente uma “nação” com cultura bem distinta, mas isso já é outra história.
Resolvi criar Salomon, baseado na criatura Papa-Figo - que para quem não conhece - trata-se de um homem com uma doença misteriosa no fígado que faz com que sua pele crie características semelhantes a lepra e doença de chagas. A doença também faz com que suas orelhas cresçam descomunalmente. Para alcançar a cura ele precisa se alimentar de fígados saudáveis, dando preferência a fígados de criança, pela pureza. Toda criança recifense ( ou até de outras regiões do nordeste) ouve esta história pelo menos uma vez na vida e morre de medo! Então foi assim que surgiu o primeiro volume do livro O Paciente do Dr. Van Linden, que foi escrito em 13 meses.
Ao terminar o primeiro volume, percebi que a história precisava de uma continuação.
O primeiro volume foi escrito para dar a entender que fosse um prólogo de uma lenda, de origem estrangeira e desconhecida que justificasse a atual imagem do Papa-figo. Mas acabei caindo em tentação e no mês seguinte, resolvi escrever o segundo volume qual passa na cidade do Recife. Perfeito! As histórias encaixavam-se perfeitamente e ainda assim consegui manter o mesmo clima e suspense do primeiro! O segundo volume foi escrito em 7 meses.
Até agora, tenho apenas recebido comentários positivos dos meus leitores, qual faz com que eu procure sempre melhorar a cada edição. Para aqueles que gostam do gênero, vale a pena.
Vale ressaltar o excelente trabalho de revisão e correção ortográfica da Barbara Parente, qual dou total liberdade em fazer modificações.

Ademir Pascale
: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?

Jonas Filho
: O trecho a seguir, é o início do terceiro capítulo, quando o Dr. Abel Van Linden entra pela primeira vez no quarto do seu paciente.

“O vento da tempestade que se aproximava ameaçava apagar as velas em torno da criatura. Nem parecia que eu acabara de ver o sol radiante há poucos minutos.
Parte daquele corpo enfermo estava coberto por um pano velho e grosso que jamais imaginei que pudesse tocar. As inúmeras lavagens pelas quais passou não foram suficientes para tirar as manchas de sangue impregnadas.
Quem o preparou, pude perceber, não queria que eu visse o seu rosto, que se ocultava numa repentina escuridão, ou talvez quisesse me poupar de ter alguma desagradável visão. Tentei me manter um pouco afastado para não me deixar contagiar pela tosse constante e respiração profunda.
O ambiente me pareceu hostil e frio. Senti que minha mão esquerda havia adormecido.”


Ademir Pascale
: Para quem você indicaria “O Paciente do Dr. Van Linden”?

Jonas Filho
: Eu indicaria à todos aqueles leitores que já tenham lido e apreciado clássicos do terror. Mas também não limito apenas a estes, pois já presenciei pessoas não familiarizadas com o gênero se surpreenderem ao final da leitura. Segundo a maioria dos leitores, é um livro de linguagem simples e direta, fazendo com que torne-se viciante.
Lembro-me da primeira leitora qual veio dar suas impressões. Ela trabalhava como faxineira aqui nos EUA e dizia que fugia periodicamente para o banheiro para ler um pedacinho de cada capítulo, até chegar o momento que sua patroa veio lhe perguntar se ela estava com algum problema intestinal. Foi engraçado a situação.

Ademir Pascale
: Como os interessados deverão proceder para adquirir um exemplar do seu livro?

Jonas Filho
: Como eu não tenho tempo para correr atrás de editora (até que tentei no início, mas por pouco tempo), eu disponibilizei na bookess.com (Brasil) e na lulu.com (EUA e Canadá). Se alguém encontrar meu livro disponível em outro site de publicação independente, eu aconselho não comprar, pois provavelmente são edições antigas e cheias de erros.
Atualmente, eu disponibilizo os dois volumes separadamente, porém aconselho a comprar a versão dupla pelo fato de ter uma introdução e apresentação, além de sair mais barato.

LINK DE COMPRA NO BRASIL
Versão dupla; R$59,33 - FRETE GRÁTIS (517 páginas)
http://www.bookess.com/read/23558-o-paciente-do-dr-van-linden-versao-dupla

LINK DE COMPRA NOS EUA & CANADÁ
Versão Dupla US$20 (517 páginas)
http://www.lulu.com/shop/jonas-filho/o-paciente-do-dr-van-linden/paperback/product-22292490.html

Ademir Pascale
: Como você reside nos EUA, existe a possibilidade de vermos uma versão de “O Paciente do Dr. Van Linden” também em inglês?

Jonas Filho
: Apesar de eu falar inglês e morar nos EUA, uma tradução não é tão fácil. É preciso muito tempo e atenção, além de ter gastos com revisão e correção ortográfica em inglês. Por este motivo, entrei em contato com uma empresa no Brasil que trabalhava com traduções alegando ser feitas por nativos da língua inglesa, mas a tradução saiu tão ruim que eu realmente me decepcionei. Eu desacreditei totalmente no trabalho desta compania quando percebi que não passava de uma tradução do Google com uma correção de baixíssimo nível. Eu comecei a fazer a minha própria tradução, mas tive que parar por falta de tempo. Só o tempo dirá.

Ademir Pascale
: Existem novos projetos em pauta?

Jonas Filho
: Ah como existem....! Existem muitos! Minha mente não pára nunca de criar e sempre tenho inspiração (ainda bem!). Tenho projetos para muitos livros, mas no momento estou trabalhando em dois, um de aventura e outro no estilo de O Paciente do Dr. Van Linden. Eu acredito que ainda saia este ano.

Ademir Pascale
: Como os interessados poderão saber mais sobre você e seus livros?

Jonas Filho
: Eu acredito na relação direta com o leitor. Eu estou sempre aberto e disponível para fazer amizades e responder diretamente aos leitores
Para se comunicar comigo sobre livros, eu sugiro que curtam a página do facebook https://www.facebook.com/OpacientedoDrVanLinden

Perguntas rápidas:

Um livro
: A Noiva da Revolução - Paulo Santos de Oliveira
Um (a) autor (a)
: Edgar Allan Poe
Um filme
: O Senhor dos Anéis ( todos)
Um dia especial
: Dias de neve e nublados sempre são ótimos

Ademir Pascale
: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Jonas Filho
: Gostaria de agradecer a sua pessoa pela atenção e agradecer toda pessoa que tenha dedicado seu tempo prestigiando meu trabalho de alguma forma. A gratidão é fundamental para irmos à algum lugar. Além destes conceitos, vale ressaltar a humildade sincera, pois também temos que reconhecer nosso valor.
E para aqueles que tentam seguir a carreira de escritor, tenha perseverança antes de mais nada.
Ah! E antes que eu esqueça, leiam meus livros! Um abraço.

CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA SABER MAIS

O Paciente do Dr. Van Linden - Jonas Filho

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Jonas Filho.
E nos informar pelo e-mail:
cranik [@] cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2015