ENTREVISTA COM A ESCRITOR JEFERSON BOTELHO
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale" entrevista o escritor Jeferson Botelho
 (05/03/15)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Jeferson Botelho - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale
: Como foi o início de Jeferson Botelho no meio literário?

Jeferson Botelho: Eu sou um professor universitário com 21 anos de experiência e já trabalhei em quatro Instituições de Ensino Superior. Eu me graduei em Ciências Biológicas, tenho Mestrado em Geologia e Paleontologia pelo IG-USP, Doutorado em Ensino de Ciências e Biologia pela FE-USP e Pós- Doutorado em Ensino de Evolução Biológica e História da Ciência também pela FE-USP.
Apesar da minha carreira acadêmica sempre fui uma pessoa apaixonada por livros e filmes de ficção científica e ficção em geral, o que acabou me influenciando para ingressar no meio literário.

Ademir Pascale: Você é autor dos e-books "De Zurique à Amazônia - Sombras do nazismo na floresta" e "Sarah e o fator sobrevivência", ambos lançados esse ano. Poderia comentar?

Jeferson Botelho: O eBook “De Zurique à Amazônia – Sombras do nazismo na floresta” foi o meu primeiro livro e o que me motivou a escrevê-lo foi que eu conheci há muitos anos um arqueólogo e ele me disse que havia uma suspeita de que um submarino nazista U-Boot da Segunda Guerra Mundial havia desaparecido nas águas do rio Amazonas, daí veio a influência e a imaginação para escrever este livro.
Em relação ao segundo eBook “Sarah e o fator sobrevivência” eu tomei como base algumas discussões que emergiam durante as minhas aulas de Evolução Biológica na Universidade onde eu explicava que as crenças metafísicas ou de ordem espiritual poderiam ter uma explicação evolutiva em relação a percepções neurológicas geradas pelo próprio cérebro com o intuito de preservar o indivíduo, e claro, como “produto” selecionado pela própria evolução biológica

Ademir Pascale: Para quem você indicaria os seus e-books?

Jeferson Botelho: Para todos os públicos em geral.

CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA SABER MAIS

De Zurique à Amazônia – Sombras do nazismo na floresta - Jeferson Botelho

Ademir Pascale: Poderia destacar um trecho de cada um dos seus e-books para os nossos leitores?

Jeferson Botelho:

“De Zurique à Amazônia – Sombras do nazismo na floresta”

11 – Eine Reise zurück in der Zeit? (Uma viagem de volta no tempo)

- Voltamos sim, mas nós demoramos muito por causa daquela vegetação densa e fechada que antes não estava lá. Depois de muitos dias, ao chegarmos onde deveria estar o vilarejo, não havia sinal de cabanas, de construções, de ninguém, de nada; como se Yucurá nunca existira. Sabe por que herr Cromwell?
- Nem imagino.
- Simplesmente voltamos no tempo!
Cromwell olhou para Klotz com um olhar incógnito, mas se conteve e agiu de forma natural.
- No tempo? Como assim?
- Em algum momento o maldito dispositivo e a pedra devem ter se encostado fisicamente, e de alguma forma distorceram algum mecanismo temporal, transportando o submarino e todos nós para um passado longínquo.
- E o que fizeram?

“Sarah e o fator sobrevivência”

2. O contato

... Sarah começa dizer para si mesma.
- Vou me matar, é muita dor, é muito sofrimento. Não quero mais ficar aqui consciente de tudo, eu vou acabar com a minha vida.
Ela segura firme a peça de metal com a mão direita e a posiciona sobre o pescoço com a intensão de cortar sua veia jugular e ao pressionar a pele, de repente, sente uma mão muito suave segurando a sua mão. Em seguida ela ouve uma voz de mulher: 
- Deixe disso querida, eu estou aqui para te ajudar, largue este objeto. Não faça
isso.
- Mãe? É você?
- Isto mesmo querida, sou eu a sua mãe.
Sarah fica confusa apesar de estar aliviada pela presença de alguém muito próximo, acreditando que era sua mãe Helena que naquele momento está lhe trazendo conforto.
- Mas mãe, você morreu faz três anos!

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir "De Zurique à Amazônia - Sombras do nazismo na floresta" e "Sarah e o fator sobrevivência"?

Jeferson Botelho: Através da www.amazon.com.br.

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

Jeferson Botelho: Sim, estou escrevendo dois outros livros, um de ficção científica e outro de aventura.

Perguntas rápidas:

Um livro: Viagem ao centro da Terra
Um(a) autor(a): Júlio Verne
Um ator ou atriz: Anthony Hopkins
Um filme: A máquina do tempo (1960)
Um dia especial: Dois se me permitir: o nascimento das minhas filhas.

Ademir Pascale
: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Jeferson Botelho: Eu agradeço a oportunidade pela divulgação destes meus dois primeiros trabalhos e sei que ainda tenho muito o que apreender. 

CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA SABER MAIS

Sarah e o fator sobrevivência - Jeferson Botelho

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
EntrevistadoJeferson Botelho.
E nos informar pelo e-mail:
cranik [@] cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2015