a
Entrevista com Cesar Kos.
O Administrador do cranik "Ademir Pascale"  entrevista o maior especialista Brasileiro em encontrar erros em filmes, Cesar Kos (24/04/05)

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS

Entrevista com César Kos, o maior especialista brasileiro em encontrar erros em filmes

ENTREVISTA ESPECIAL SOBRE OS ALIENÍGENAS NO CINEMA.


Quem nunca assistiu ou ouviu falar de filmes que englobam os assuntos do Fenômeno UFO como O Extraterrestre, Inimigo Meu, Guerra nas Estrelas, Cocoon, Star Trek e uma infinidade de filmes com alienígenas? Longas metragens bem produzidos, com bons roteiros e principalmente os novos com muitos efeitos especiais como Tropas Estelares, Predador X Alien, The 4400 etc. Esses filmes fazem com que nossa imaginação vá além do nosso raciocínio, muita ação e emoção que marcaram a nossa época, mas muitos pecam também em erros, alguns até grotescos.

Para quem é estudioso do assunto, principalmente ufólogo, é muito fácil perceber tais erros nos filmes de ficção. Querendo saber mais sobre esse assunto, entrei em contato com o maior especialista do Brasil, reconhecido internacionalmente, em descobrir erros de filmes. Trata-se de César Kos, também conhecido como caça-mancadas, criador do site Falha Nossa [www.falhanossa.com.br] e do o livro Falha Nossa – As Maiores Gafes do Cinema [Editora Panda Books, 2004], no qual mostra vários erros de diversos filmes, inclusive dos clássicos: Inteligência Artificial, Alien – O Oitavo Passageiro, Uma Odisséia no Espaço, Matrix, MIB Homens de Preto, Minority Report – A Nova Lei, Planeta dos Macacos, O Predador, Star Wars – Episódio IV, X-Men e muitos outros. Confira agora a entrevista exclusiva concedida a Ademir Pascale Cardoso da Equipe UFO.

Ademir — A partir de que filme você começou a observar os erros cinematográficos de ficção?
Kos — Bom, minha maior vocação é encontrar erros em filmes, e neste ponto encontramos uma ligação muito grande entre os erros dos filmes e as especulações feitas com extraterrestres. Assim os erros de gravação se chocam quase que de imediato com os sobre ETs. Acho que muita coisa começou com a série Perdidos no Espaço, que depois virou filme. Nesses episódios lançados agora numa coletânea em DVD, encontramos os erros mais absurdos relacionados ao assunto. Eles são de todos os tipos e formas, cada um mais ridículo do que o outro, inclusive todos os planetas percorridos pela nave tem gravidade, oxigênio, vida e muitas outras coisas que hoje sabemos ser difíceis de encontrar tão facilmente, como a nave fazia em sua jornada. É claro que não podemos desmerecer a série, que ficou famosa no mundo inteiro e que eu mesmo não perdi um episódio se quer.

Ademir — Você acredita que foi a partir dessa série que surgiram novas produções sobre o assunto?
Kos — Sim. A partir daí, o mundo da imaginação começou a criar seres cada vez mais sofisticados até chegarmos na qualidade de Alien ou Predador. Mesmo nesses conseguimos encontrar erros. Muitos outros filmes, alguns mais próximos à realidade como Arquivo X e O Caso Rosswel, nos levam a imaginar situações reais, mas nenhum escapa dos erros cinematográficos. Por ser um tema curioso e místico, filmes abordando esse assunto nunca deixarão de existir. Porém, como nada foi 100% comprovado, a imaginação dos roteiristas e diretores flui livremente, criando situações muitas vezes cômicas nas criações de seus monstros extraterrestres.

Ademir — Quais são as principais falhas que existem nas produções sobre o Fenômeno UFO?
Kos — O dia em que a Terra parou, um dos primeiros grandes sucessos dessa linha, trazia uma novidade que depois foi aperfeiçoada no filme ET o Extraterrestre e mais tarde envolvida num clima de desespero total e suspense no Sinais. Todos eles são maravilhosos se observarmos apenas a imaginação dos roteiristas e diretores, mas pecam em detalhes que muitas vezes escapam ao olhar do cinéfilo leigo. Detalhes como na trilogia Aliens, onde o ser para sobreviver precisava de um hospedeiro para implantar seu embrião e depois pudesse viver a partir do momento em que deixasse seu ovo. O problema dessa série é que mesmo numa situação desconhecida para o ET, e sem saber quantas incubadoras conseguiria, ele matava prováveis hospedeiros e não os aprisionava pra poder incubá-los. Esse é um erro de roteiro, mas que para o filme ficava bem melhor introduzir essa linha de raciocínio do que simplesmente prender todos os seres humanos e depois incubá-los. As mortes nesse caso eram erroneamente colocadas como um ato normal a ser adotado pelo ET.

Ademir — Dentre os diversos erros nas filmagens, quais são os mais absurdos?
Kos — No filme O Milagre Veio do Espaço, Spielberg coloca nossos invasores como máquinas pensantes. Já em Star Wars aborda as viagens espaciais e o encontro constante com seres interplanetários vivendo numa sociedade quase que comum. Contatos Imediatos do Terceiro Grau, nos leva a um contato extraordinariamente musical, no qual se tenta explicar o desaparecimento de muitos seres humanos na Terra durante os tempos. Mas nenhum filme consegue escapar de algo comum a todos, os erros de filmagens absurdos como fumar nas naves espaciais, a falta de uso de roupas especiais, o desgaste ósseo por uma vida sem gravidade ou com gravidade forçada, e quase todos, repetem o mesmo tipo de erro, o uso de armas no espaço e no interior das naves. Sem falar é claro nas grandiosas explosões no espaço com fogo e barulho, quando sabemos que o som não se propaga no vácuo.

Ademir — Quais os filmes que você recomenda?
Kos — Mas deixando isto de lado, temos muitos filmes bons e outros não tão bons assim mas que vale a pena uma passadinha na locadora para revê-los, esquecendo-se um pouco dos errinhos das grandes e pequenas produções, corra já na sua locadora e tente ver muitos filmes, quantos puder sobre o assunto, e anote os erros mais visíveis e envie pra gente, aumentando assim a nossa lista de gafes extraterrestres. Anote então outros títulos: Guerra nas Estrelas, Inimigo Meu, Missão Alien, Uma Odisséia no Espaço, Jornada nas Estrelas, 2010: O Ano em que Faremos Contato, Cocoon, Missão Marte, Homens de Preto, Os Invasores de Corpos, Tropas Estelares, Contato Alienígena, O Buraco Negro, O Contato, Vírus, Planeta Vermelho, Star Trek, Contato, Fire In The Sky - Fogo no Céu, Intrudder's, Independence Day, The 4400, Experiência, Aliens X Predador e muito mais.

Ademir: Algo interessante é a utilização da língua inglesa. Todos sabem que o inglês é dominante no planeta Terra por causa da revolução industrial, mas será que tal idioma chegou também em outros planetas? É só prestar atenção no filme Jornada nas Estrelas, no qual os aliens dos mais diferentes planetas pronunciam o inglês. Portanto, antes de fazer uma viagem interplanetária, certifique-se se está bom o seu inglês.

Ademir Pascale Cardoso – é pesquisador de paranormalidade e do Fenômeno UFO, além de administrador dos portais http://www.cranik.com   e http://www.conspiracoes.com   E-mail: webmaster@cranik.com 

César Kos – é escritor e especialista em erros de filmes. Criou o site Falha Nossa em 2001 e passou a ser chamado de “caça-mancadas” pelo jornal O Estado de São Paulo. E-mail: cesar@falhanossa.com

OBS: Você poderá ver mais sobre essa entrevista no site da Revista UFO  

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Entrevistador e Administrador do http://ww.cranik.com : Ademir Pascale Cardoso
Entrevistado: Cesar Kos
E nos informar pelo e-mail: suporte@cranik.com      

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui            

 


© Cranik - 2003/2004