ENTREVISTA COM O ESCRITOR LUIZ VALÉRIO DE PAULA TRINDADE
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale" entrevista o escritor Luiz Valério de Paula Trindade
 (05/08/14)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Luiz Valério de Paula Trindade - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Como foi o início de Luiz Valério de Paula Trindade no meio literário?

Luiz Valério de Paula Trindade: minha incursão pelo mundo literário começou há cerca de 25 anos. No entanto, diria que somente a partir de 2010 ela se deu assim de forma, digamos, mais estruturada, pois foi quando inaugurei o meu blog para divulgação de meus trabalhos (www.luizvalerio.com.br). A partir deste momento comecei a escrever com bem mais regularidade do que nos anos anteriores, pois havia a motivação de compartilhar meus textos com os visitantes do blog. Ou seja, era interessante que houvesse novidades com regularidade. E, por fim, o outro momento divisor de águas se deu em janeiro de 2014 quando frequentei um curso para escritores na Escola do Escritor do Grupo Editorial Scortecci, o que foi responsável por inserir a injeção de ânimo e motivação que faltava para me mobilizar a escrever meu primeiro livro.

Ademir Pascale: Você é autor da obra "Artesão das Palavras" (Scortecci, 2014). Poderia comentar?

Luiz Valério de Paula Trindade: este livro consiste em uma antologia de crônicas que abordam temas como questões de cunho social, reflexões, valores pessoais como respeito ao próximo, sentimentos universais e aprendizados. Em suma, ele orbita em torno de questões da natureza humana sob vários prismas. Além disso, outro aspecto interessante do livro consiste em sua redação de fácil e agradável assimilação e elaboração esmerada (sem ser rebuscada) que entretém o leitor do começo ao fim de cada texto e os faz pensar.

Ademir Pascale: Para quem você indicaria o seu livro?

Luiz Valério de Paula Trindade
: em termos de público, é um pouco mais difícil de vaticinar que ele se dirige para um grupo específico, pois tenho tido devolutivas positivas de pessoas de faixas etárias bem variadas e de ambos os sexos. De qualquer forma, acredito que homens e mulheres adultos constituem no público que tende a se interessar mais pelo livro.

Ademir Pascale: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?

Luiz Valério de Paula Trindade: naturalmente que aprecio diversos dos textos que compõem o livro, pois foram todos criados com muito cuidado e carinho. Mas, acredito que o texto “Artesão das Palavras” (que inclusive serviu de inspiração para nomear o livro) é um que posso destacar um breve trecho:

Da mesma forma que na sociedade pré Revolução Industrial todos os bens eram produzidos artesanalmente um a um, assim entendo também que pode ser classificado o ofício de escrever um texto. Sai de cena o enfileiramento automatizado de palavras para formar uma sentença e, em seu lugar, entra o artesão das palavras. Ele não enfileira as palavras. Ele as encaixa, lapida, seleciona, substitui, acrescenta, suprime, complementa, reposiciona, corrige, pesquisa, combina, valoriza, destaca, realça. Enfim, ele constrói a sentença. E conforme ele se envolve neste processo construtivo, lentamente o texto vai tomando forma e criando vida, de tal forma que quando ficar pronto não lhe restará outra função a não ser envolver o seu leitor como se fosse um macio e aconchegante cachecol a enrolar-se suavemente sobre seu pescoço em uma noite fria de inverno.


Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir um exemplar de “Artesão das Palavras"?

Luiz Valério de Paula Trindade: o livro está à venda em três grandes livrarias virtuais (Livraria Asabeça | Livraria Cultura | Livraria Martins Fontes), bastando para isso digitar o nome da obra em seus respectivos campos de busca e o livro será facilmente encontrado em tais lojas. Os links para estas lojas virtuais são os seguintes:

www.asabeca.com.br
www.livrariacultura.com.br
www.martinsfontespaulista.com.br 

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

Luiz Valério de Paula Trindade: Sim. Já estou trabalhando na elaboração de um segundo livro de crônicas com previsão de lançamento ao longo do primeiro semestre de 2015 e, provavelmente, após sua finalização, pretendo me debruçar sobre o projeto de elaboração de um romance para lançamento ao longo de 2016.

Perguntas rápidas:

Um livro: O Poder do Mito (Joseph Campbell)
Um(a) autor(a): Carlos Drummond de Andrade
Um ator ou atriz: Audrey Tatou
Um filme: Blade Runer
Um dia especial: com amigos tocando sax

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Luiz Valério de Paula Trindade: gostaria de dizer que, além do livro de minha autoria “Artesão das Palavras”, tenho participação em outras antologias coletivas, entre as quais destaco:

• Antologia Brasilidades vol. 9 – Edição Especial 2014
(Câmara Brasileira de Jovens Escritores)

• Antologia Poetas Brasileiros Contemporâneos vol. 111
(Câmara Brasileira de Jovens Escritores)

• Antologia Dia Nacional da Poesia – Edição Especial
(Câmara Brasileira de Jovens Escritores)

• Eldorado – Coletânea de Poemas, Crônicas e Contos
(Celeiro de Escritores)

• Antologia Cumplicidade de Movimentos
(Grupo Editorial Scortecci)

Por fim, realizei alguns trabalhos de ghost writer para editorial de revistas corporativas e bem como publicação de diversos artigos de negócios e acadêmicos.  

CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA SABER MAIS

Artesão das Palavras - Luiz Valério de Paula Trindade

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Luiz Valério de Paula Trindade.
E nos informar pelo e-mail:
cranik [@] cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2014