a
Entrevista com Marcelo Badari.
O Administrador do cranik "Ademir Pascale"  entrevista o cartunista e músico,  Marcelo Badari (19/02/05)

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS

Ademir: Olá Marcelo Badari, primeiramente eu gostaria de saber como foi o início de sua carreira e porque optou pelo desenho.

                       

Marcelo: Desenho desde criança. No meu site tem uma foto de quando eu tinha uns 5 ou 6 anos e estou rabiscando na areia da praia os prédios que via do outro lado da avenida. O desenho é totalmente cubista. Sei que são prédios, porque minha mãe lembra que falei pra ela que eram os prédios. Optei pelo desenho por falta de interesse mesmo por outra coisa... ou por incompetência mesmo pra fazer outra coisa. Sei lá. Quando saí do colégio prestei computação, música, biologia, administração de empresas, publicidade, arquitetura (cheguei a cursar Belas Artes e FAAP). Mas eu não me adaptava no ambiente universitário... Achava muito limitado! Eu queria explorar outras coisas... ter mais tempo livre e poder divagar mais e não ficar cumprindo carga horária! Em 90/91 eu queria trabalhar com diagramação e design. Tava começando a pintar os Macs por aqui. Aí depois trabalhando nessa área, vi que não era bem isso o que eu buscava. Aí fui caindo mais pro lance de quadrinhos e ilustração. Fui direcionando meu foco. Trabalhei bastante tempo como assistente de artes em várias agências e, em 1998, publiquei meu primeiro cartum remunerado. Em 2000, sem “emprego” parti de cabeça pro esquema free-lancer “salve-se-quem-puder”. Em 2004 voltei pra uma agência e consegui ficar lá por cerca de 3 meses, antes de pirar de vez caí fora!

Ademir: Quando o site www.badari.net  foi ao ar?

Marcelo: O site com o domínio www.badari.net foi ao ar agora em 2005. De 2002 a 2004 o endereço era www.badari.kit.net e de 99/2000 a 2002 (a fase que usava um iMac) o site era hospedado no www.geocities.com/marcelobadari. O site era todo em Flash (na manjava nada de HTML) e pode ser conferido na íntegra no meu atual site.

Ademir: Poderia comentar sobre o livro "Tiras de Letra pra valer!" do qual você participou com tiras autobiográficas?

Marcelo: Em 2004 produzi uma coletânea com tiras de minha autoria... fiz 50 gibis com capa colorida e miolo PB e enviei pra editoras, jornais, revistas etc. Deixei alguns com o Worney de Souza, pra ele distribuir em lojas especializadas de gibis. Ele organiza o prêmio Ângelo Agostini e me falou do Mastrotti, da Editora Virgo, que edita os livros da série Tiras de Letra. Enviei um gibi pra ele e ele me convidou pra participar do livro e fez também uma entrevista comigo no programa Amigos do Traço, que vai ao ar pela It´s TV, uma web tv, toda segunda às 11:30h da manhã.

Ademir: Gostaria de citar o nome de algum desenhista que ache interessante?

Marcelo: Todos que estão linkados no meu site, e também Renato Canini, Nassara, Mastrotti, Arnaldo Branco, Robert Crumb, MZK, Bros Hernandez, Daniel Torres, Will Eisner, Max etc.

Ademir: O que você acha dos desenhistas Brasileiros?

Marcelo: Muito bons. Acho que temos mais dificuldades por aqui o que acaba por estimular (forçar) nossa criatividade. Do “pouco” sai “muito mais”. A gente tem que se virar e improvisar. Acho que é por aí!

Ademir: Você acha que os alunos das escolas municipais e estaduais devem aprender mais a arte nas salas de aula ou está bom da forma que está?

Marcelo: De uma forma geral, o ensino de artes (música, desenho, pintura, teatro etc) nas escolas ainda é visto com muito preconceito por parte dos próprios professores e dos alunos também (na verdade da sociedade toda!). Acho que todos devem estudar artes pra ampliar sua percepção de mundo, de vida etc. Mesmo quem for seguir uma carreira extremamente técnica como engenharia, por exemplo, vai tirar proveito das aulas de artes, tendo uma criatividade muito maior para resolver problemas na sua profissão.

Ademir: Você já participou de algum salão de humor? Se sim, qual?

Marcelo: Uma vez em 1995, participei do salão de Piracicaba. Fiz uma caricatura do betinho e um cartum com uma cara contando carneirinhos pra dormir... Contou tantos e quando estava pegando no sono, o balão da imaginação que desenhei sobre sua cabeça estourou de tantos carneirinhos e ele acordou. Não fui pra Piracicaba, mas meus desenhos foram selecionados pra mostra. Quero participar mais depois que vi os premio$$$ pagos para os vencedores. Vamos ver!

Ademir: Que tipo de trabalho você desenvolve, alem de cartuns e tiras?

Marcelo: Algumas ilustrações para escritórios de design e pequenas agências de publicidade. Comercializo meus mini-posters de madeira, camisetas e gibis em bazares e lojas de design e de cd´s, e também através do meu site. Paralelamente a isso tudo conduzo um projeto musical sozinho (Gunnar Lou) e com um outro com um amigo (Dellatrons). Vendo CDr´s dos projetos em lojas, nos shows, em bazares e pelo site. Até um tempo atrás também estava pegando fríla de edição de áudio pra games de PC... mas não pintou mais. Vou me virando e sobrevivendo com meu desenho e minha música! Perigas entrar uns frílas de edição de vídeo agora!

Ademir: Como as pessoas interessadas em seus trabalhos deveram proceder para entrar em contato com você?

Marcelo: Pelo meu site mesmo ( www.badari.net ). Lá têm todos os dados pra me contatar.

Ademir: Agradeço a entrevista e muito sucesso nos seus trabalhos.

Marcelo: Valeu! Sucesso aí pra você também. Vou deixar um toque aqui pros seus leitores. Lançamento do livro Tiras de Letra pra Valer!, reunindo 27 cartunistas brasileiros de diversos estados. Estarei autografando o livro. O Mastrotti estará presente no evento também.

Local: Bar do Tchello
Rua Barão do Bananal, 528
Pompéia - São Paulo - SP
Tel 11 3871 9165

Data e horário:
Terça-feira dia 08/03/2005 - 19h

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Entrevistador e Administrador do http://ww.cranik.com : Ademir Pascale Cardoso
Entrevistado: Marcelo Badari
E nos informar pelo e-mail: suporte@cranik.com       

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui     

 


© Cranik - 2003/2007