ENTREVISTA COM O ESCRITOR RENATO SANTOS JÚNIOR
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor e palestrante Renato Santos Júnior
 (15/01/14)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Ademir Pascale: Como surgiu a ideia da criação da obra “ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação) de Shannon a Parnahyba”?

Renato Santos Júnior: Motivado pela necessidade de uma bibliografia brasileira sobre o tema ZPE (Zonas de Processamento de Exportação).

Ademir Pascale: Poderia comentar mais sobre o conteúdo da sua obra?

Renato Santos Júnior: A obra aborda o tema a partir de uma visão sistêmica com foco nas ZPEs da era moderna desde o surgimento em Shannon, no final da década de 1950, até os dias atuais. São cinco abordagens descrevendo sobre o comércio mundial, a globalização, o comércio exterior do Brasil, as zonas de processamento de exportação no mundo, o programa brasileiro das ZPEs, as estratégias brasileiras para o desenvolvimento, o marketing internacional e a abordagem sobre as ZPEs de Shannon e a de Parnahyba.

Um mergulho na mundialização do mercado o ambiente natural das ZPEs é o que o público leitor fará no texto pioneiro no Brasil, “ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação) de Shannon a Parnahyba”,

Prefaciado pelo presidente da ABRAZPE, o livro tem um capítulo especial dedicado à ZPE de Parnahyba. Na avaliação do advogado, economista e escritor Antônio de Pádua Franco Ramos, o autor deu grande contribuição ao estudo das ZPEs e considerou precioso o conteúdo do livro. Para Renato Santos a ZPE de Parnahyba definirá o próximo ciclo de progresso da região, prognóstico fundamentado com um consistente levantamento do potencial econômico e logístico da área de influência da ZPE.

“ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação) de Shannon a Parnahyba” é destinado a executivos, profissionais liberais, operadores de ZPEs e estudantes que tenham a curiosidade de se aprofundar no tema ou, simplesmente, conhecê-lo. De linguagem acessível apresenta com riqueza de detalhes aspectos do comércio exterior induzindo o leitor a uma leitura saudável e a aquisição de conhecimentos específicos sem maiores esforços.

Ademir Pascale: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?

Renato Santos Júnior: Em resumo, as Zonas de Processamento de Exportação localizadas em todo o mundo, constituem primeiramente um tipo de regime aduaneiro em áreas de fabricação cuja produção é destinada integralmente ao exterior. Alguns países flexibilizam, permitindo que parte da produção seja internada, isto é, comercializada no próprio país, sem, contudo, causar danos à economia doméstica, portanto, sem interromper os vínculos das economias nacionais, porém sem a utilização dos benefícios concedidos quando da exportação.

Uma boa política para a opção de instituir Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) em um país é que elas possam atender os seguintes objetivos: (i) gerar empregos locais, (ii) promover a melhoria contínua das competências profissionais locais, (iii) difundir novas tecnologias, (iv) fomentar a inovação, (v) não se limitar ao processamento de insumos estrangeiros, mas também dos locais, especialmente de commodities, contribuindo para maior acréscimo de valor à cadeia - produtiva do local.

O propósito das ZPEs difere entre países onde se instalam. A localização, regra geral, deve ser feita em regiões seletivas que ofereçam infraestrutura de transportes, comunicações, educação, treinamento, energia, saneamento etc. e preferencialmente, possuam portos e aeroportos internacionais próximos. Sob a ótica intangível, com o propósito de despertar o interesse à participação de investidores de outros países atraídos por melhor retorno ao capital investido, é aconselhável que as áreas definidas para ZPEs estejam em regiões que possuam vocação exportadora, estas, baseadas nas condições elementares de promoção do comércio exterior.

Ademir Pascale: Você ainda ministra palestras e presta consultoria e assessoria a organizações públicas e privadas. Poderia comentar?

Renato Santos Júnior: Sim. Sou ministrante de palestras em universidades, entidades classista etc. Também presto consultoria e assessoria a organizações públicas e privadas voltadas para planejamento, gestão, marketing, recursos humanos e comércio exterior.

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir um exemplar diretamente com você de “ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação) de Shannon a Parnahyba”?

Renato Santos Júnior
: Fazer o pedido através do e-mail: rcsantosjunior@gmail.com  indicando nome e endereço completo para recebimento do livro pelo Correio, efetuar o pagamento (R$ 45,00) através de depósito ou Doc identificado na conta corrente 7.430-6, Agência 0023-x do Banco do Brasil S/A.

Perguntas Rápidas
:

Um livro: Competição – Michael Porter
Um(a) autor(a): Gary Hamel
Um ator ou atriz: Gregory Peck e Sophia Loren
Um filme: “Os Estagiários”
Um dia especial: Natal

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Renato Santos Júnior: Somente desejar ao público alvo que vier a adquirir o livro uma boa leitura e um aprendizado consistente sobre o tema ZPE (Zonas de Processamento de exportação) de grande importância no momento em que começam a ser implantadas as primeiras ZPEs do Brasil.           

CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA SABER MAIS
 
ZPEs - Zonas de Processamento de Exportação - Renato Santos Júnior

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Renato Santos Júnior
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2014