ENTREVISTA COM A ESCRITORA CLÁUDIA ELISABETH RAMOS
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista a escritora Cláudia Elisabeth Ramos
 (19/10/13)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Cláudia Elisabeth Ramos - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale
: Como foi o início de Cláudia Elisabeth Ramos para o meio literário?

Cláudia Elisabeth Ramos: Desde cedo, quando mal aprendi a escrever. Meu primeiro poema escrito foi feito quando eu tinha apenas sete anos de idade. Declamei algumas poesias na escola quando tinha alguma festa comemorativa de datas como: Dia da Independência, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças e outros. Tive o meu poema "Pai-Amor" publicado no Jornal "correio Rural" de Viamão, após ser declamado no Clube de Mães Unidas Venceremos, também de Viamão. E somente 2003, quando criei o seu blog souarte.spaceblog.com.br, foi que publiquei minhas poesias na internet. Porém é bom salientar que nunca fui nenhuma super dotada, apenas uma pessoa com grande criatividade. E minhas poesias vinham quando "baixava a inspiração". A fora o lado poético, eu cresci com a mania de escrever de tudo. Desde textos imaginados a fatos. Escrevi diários por muito tempo, até desistir de continuar. Quando criança. Vivia com um caderninho abaixo do braço, escrevendo a caneta num caderno pautado, até mesmo quando viajava de ônibus. O meu pai, Juarez Inácio Ramos, já falecido, dizia que eu ia ser internada como louca por estar sempre escrevendo algo. Ganhei o 1° Lugar em Conto no "VII Concurso Literário Viamonense" (1991) com o conto "Alucinação Mortal", Edição Festiva de 250 anos de Viamão. Ganhei o 2° Lugar em Romance no "Concurso Literário da Biblioteca Rui Barbosa" (1988) na Escola Estadual Barão de Lucena em Viamão com o Livro "Ócrun". Fui menção honrosa em Poesia pelo "VI Concurso Literário do Instituto de Poesia Internacional".

Ademir Pascale: Você é pesquisadora do assunto ou é também uma iniciada na bruxaria?

Cláudia Elisabeth Ramos: Pra dizer a verdade, eu tenho fascinação por magia. Gostaria que existisse realmente um poder mágico, mas minha razão sabe que não existe e talvez por isso que eu não seja uma bruxa. Sempre tive atração por coisas esotéricas. E para escrever o "Ocrun" fiz uma pesquisa sobre a inquisição. Cheguei a ler o livro "Manual da Inquisição", de Nicolau Eymerich, aliás muito interessante e assustador.

Ademir Pascale: Você publicou recentemente o livro "Ócrun", pelo Clube de Autores. Poderia falar sobre a história e qual o significado da palavra "Ócrun"?

Cláudia Elisabeth Ramos
: "Ócrun" é uma linda história de amor, conturbada e proibida por existir a atração de dois opostos: um homem acusado de ser bruxo e uma aspirante a ser freira. Ócrun é o nome do personagem principal, o acusado de ter assassinado sete crianças. O nome foi inventado para dar a impressão de algo oculto, obscuro.

Ademir Pascale: Poderia destacar um trecho do livro "Ócrun" especialmente para os nossos leitores?

Cláudia Elisabeth Ramos:

"(...) Neste mesmo instante, a porta da igreja se abriu sozinha e diante dela estava Ócrun. Com toda a fúsua alma, entrou em passos firmes. Tal foi o espanto de todos com a intrepidez de Ócrun e com o seu funesto aparecimento que houve pânico e gritaria. Maurice não pode controlar a ira que invadiu seu coração, estremeceu e gritou:

- Desgraçado, você está morto! Vá para o inferno e deixe a alma de minha filha em paz!

Ócrun parou sem olhar para ele. Procurava vê-la. A angústia voltou a dilacerar seu peito e lançou de repente um olhar tão triste que fez com que todos percebessem o quão abalado estava. Virou-se para Maurice e disse melancolicamente:

- Sim! Eu estou morto. Vocês conseguiram finalmente me matar! (...)"

Ademir Pascale: Quando será o lançamento oficial do livro "Ócrun" (local, horário e data)?

Cláudia Elisabeth Ramos: Será dia 10 de Novembro de 2013, às 16 horas, durante a Feira do Livro de Porto Alegre - Praça da Alfândega - Centro Histórico - em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Ademir Pascale: Os interessados já poderão adquirir o livro? Caso sim, como deverão proceder?

Cláudia Elisabeth Ramos
: Sim, podem! Deverão entrar no site www.clubede autores.com.br, digitar o nome Ócrun no espaço de pesquisa, depois seguir as orientações do site. Pode ir direto pelo caminho: https://clubedeautores.com.br/book/146179--Ocrun. Está custado o impresso de R$ 28,99 e o E-book R$ 6,64. Ele estará a venda também durante a feira do livro na banca da AGEI - Associação dos Escritores Independentes com preços promocionais da feira e depois da Feira, na Livraria CEPAL Livraria e Papelaria (Vigário José Inácio, 288 - Centro - Porto Alegre).

Ademir Pascale: Você está trabalhando em novos projetos literários?

Cláudia Elisabeth Ramos: Sim, não dá para parar. E atualmente estou escrevendo um romance de suspense com temática de vampiros. Tenho 13 ao todo já escritos, mas não publicados. "Ócrun" é o único publicado. Prometo que logo vou publicar os outros, já que vi a chance no site www.clubedeautores.com.br. É muito difícil publicar um livro, do modo tradicional (uma editora bancando). É preciso conquistar o editor ou ter dinheiro para pagar, o que sai muito caro. Tentei várias vezes com vários de meus livros. O método do site Clube de Autores, por publicar por demanda, barateia e foi graça a isso é que consegui publicar.

Perguntas Rápidas:

Um livro: O Alquimista
Um(a) autor(a): Stephen King
Um ator ou atriz: Brad Pitt
Música: New Age
Animal: Todos
Diretor: Steven Spielberg
Pintor: Delacroix
Um filme: Guerra nas Estrelas
Um dia especial: Todos

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Cláudia Elisabeth Ramos: Escrevi o Ócrun quando era adolescente, com 13 anos, em uma semana, num surto de inspiração. É claro que com o passar do tempo fiz alterações e melhorei. Mas hoje estou com 43 anos. Fico triste por ter passado tanto tempo para conseguir publicar um livro. Acredito que deve haver outras pessoas como eu que ainda não tiveram a chance de mostrar a todos o seu potencial literário. Mas infelizmente vivemos num regime capitalista onde apenas quem tem capital consegue ir adiante, ou quem tem "amigos" importantes e faz parte do "sistema". Sonho que isso mude. Apenas sonho!              

CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA SABER MAIS
 
Ócrun - Cláudia Elisabeth Ramos

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistada: Cláudia Elisabeth Ramos
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2013