ENTREVISTA COM O ESCRITOR ANDRÉ LUIZ PALHARDI
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor André Luiz Palhardi
 (19/09/13)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

André Luiz Palhardi - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale
: Como foi o início de André Luiz Palhardi no meio literário?

André Luiz Palhardi: Meu início no meio literário foi como hobbie, mas acabei descobrindo que escrever também me ajudava na organização de reflexões sobre pontos de nossa vida que por vezes nos vemos, e o choque de novos e velhos paradigmas nos faz vacilar. Assim, escrever para mim se tornou um viés de expressão de valores e também de compreensão sobre os valores da sociedade em que convivemos. Comecei a cerca de quinze anos e naquele momento só anotava conceitos vagos e promovia uma espécie de dialética para amadurecê-los. Depois de um tempo os conceitos foram se enraizando e tomaram forma, desencadeando nos trabalhos que já concluí e ainda estão me andamento.

Ademir Pascale: Você lançou recentemente o livro "O império dos 4 cantos do mundo". Poderia falar sobre ele?

André Luiz Palhardi: A ideia principal para “O Império dos 4 Cantos do Mundo” surgiu de uma situação que sempre me deixou perplexo: O fato de, na América Latina, conhecermos e estudarmos mais sobre os povos antigos de outros continentes do que do nosso próprio. Ainda hoje desconhecemos e mistificamos estas culturas, que possuem feitos e peculiaridades tão ou mais espetaculares do que qualquer cultura de outra parte do mundo. Um pouco de nacionalismo continental!? Pode-se dizer que sim...

O livro conta a história de Victor, um brasileiro que viaja em férias para uma região da Argentina que pertencia ao império dos Incas – o Tahuantinsuyo ou quatro partes do mundo. Mal chega e é assolado por visões e estranhos sonhos. Atacado por um animal desconhecido é resgatado em um vilarejo local onde afirmam que ele está sendo amaldiçoado. Ainda com muitas dúvidas, embarca em uma viagem para tentar descobrir o que está acontecendo. Uma viagem cheia de aventuras pelo império dos Incas se inicia, por algumas de suas cidades principais e dentro da cultura deste que foi o maior de todos das Américas antes do descobrimento. O desenrolar da história e o desfecho da trama são surpreendentes e de tirar o fôlego... Confiem em mim.

Ademir Pascale: Em seu livro os leitores poderão saber sobre as cidades, cultura, lendas e mitos do Império Inca?

André Luiz Palhardi: Sim, por mais que pareça que a trama é a parte principal do livro, ela não é... O principal objetivo do livro é mostrar alguns dos incríveis sítios arqueológicos existentes na época dos Incas, sua cultura, hábitos religiosos e a vida em sua sociedade. Os mitos e lendas estão presentes em todas as culturas, pois são interpretações do momento evolutivo destas culturas. Assim eu não poderia deixar de relacionar alguns dos mais interessantes.

Ademir Pascale: Achei muito interessante em seu site (www.oimperiodos4cantosdomundo.com.br) a página que descreve um pouco Tiahuanaco, A caverna do índio, Nazca, Pachacamác, Chavín de Huantar, Pirâmides del sol y la luna e sobre o demônio Wari. Como foram as suas pesquisas para o livro?

André Luiz Palhardi: Mesmo antes do início do trabalho, as grandes civilizações pré Colombianas já me chamavam a atenção. Neste momento eu já possuía oito livros sobre o tema, algumas revistas, periódicos e dezenas de paginas impressas de web sites... Montei a primeira parte do trabalho com base nestes materiais, mas faltava algo... E no fundo eu sabia que o que faltava era conhecer pessoalmente estes locais... Por diversos fatores particulares não consegui realizar este sonho até hoje. Mas depois de quase oito anos sem muita evolução do livro retomei as pesquisas e a história. Adquiri mais seis livros, algumas revistas e utilizei muito a internet. E tenho algo para admitir: É incrível o número de informações detalhadas que se consegue na rede hoje em dia... Só depois disto o original nasceu e quase um ano de revisões depois eu lhes apresento O Império dos 4 Cantos do Mundo.

Ademir Pascale: o demônio mítico Wari faz parte da trama?

André Luiz Palhardi: Sim o Wari é um animal mítico de um dos povos que foi conquistado pelos Incas e depois agregado ao império. A essência do demônio, na trama é fazer uma ligação entre o passado e o presente. Ele é o elo que mostra que nossos atos no passado têm uma reação no presente e do presente no futuro. O demônio ameaça Victor, o principal protagonista, tentando tirar sua vida, impulsionando-o na superação da situação ou em seu fim.

Ademir Pascale: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?

André Luiz Palhardi:

As sombras das rochas e pequenos arbustos que havia próximos a eles começaram a oscilar, hora estando lá, hora desaparecendo. Uma lufada de vento gelado passou por eles, que apertaram as mãos fortemente. Uma revoada que deveria ter mais de mil pássaros veio subindo as encostas e parecia que ia levar tudo que estivesse à sua frente com ela. Victor apontou para o Oeste e Estela não acreditou no que estava vendo. Parecia uma enorme sombra vindo em velocidade descomunal na direção dos dois. O pavor tomou conta deles que se aproximaram e se agacharam.

A noite tomou conta do ambiente e as sombras remanescentes ficaram mais estranhas ainda: cobrindo-se de ondas que pareciam fugir quando eles tentavam focá-las. Olharam para o Sol, e perceberam algo se formando sobre ele. Assustados por tanto tempo, se desvencilharam e só então se deram conta de que se tratava de um eclipse.

— É um eclipse solar total! Sussurrou Estela pasma. Você tem ideia de quão raros eles são?

— “na escuridão do encontro entre Quilla e Inti ele se revelará”. Completou Victor sem parecer ter dado atenção ao que ela disse no final. O que significam Quilla e Inti?

— Inti quer dizer sol em Quéchua, mas Quilla eu não sei dizer...

— “na escuridão do encontro entre a Lua e o Sol ele se revelará”. Disse Victor em voz alta para que ela ouvisse. Só não estava tão excitado quanto na primeira descoberta, pois seu coração estava disparado e suas pernas ainda bambas...

Permaneceram com os olhares fixos no céu, e puderam ver a fina borda de luz que ainda restava para que o Sol estivesse totalmente encoberto. Poucos segundos depois e a borda ficou interrompida, parecendo possuir algo impedindo sua continuidade. Na sequência um anel com brilho intenso se formou e lembrou o brilho de um diamante. E o Sol pareceu ter criado uma intensa juba. As ondas de explosão que formavam os ventos solares lembraram a ele as representações que todos conheciam do Sol. Ondas parecendo dançar de um lado para o outro, sendo atiradas da superfície para o espaço. A escuridão mudou para um azul acinzentado e lembrou o nascer do Sol. Até as estrelas ficaram visíveis.


Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir um exemplar do seu livro? É possível comprá-lo autografado?

André Luiz Palhardi: O Império dos 4 Cantos do Mundo se encontra à venda no site do Clube de Autores no formato impresso e em e-book.

O acesso direto se dá pelo endereço:
https://clubedeautores.com.br/book/144516--O_IMPERIO_DOS_4_CANTOS_DO_MUNDO

Para quem desejar o livro com autógrafo e/ou dedicatória, não compre o livro pelo endereço acima. Envie um e-mail para contato@oimperiodos4cantosdomundo.com.br solicitando maiores informações que terei o maior prazer em atendê-lo.

Perguntas Rápidas:

Um livro
: Os Pilares da Terra – Ken Follet
Um(a) autor(a): John Ronald Reuel Tolkien
Um ator ou atriz: Marcos Palmeira
Um filme: Guerra nas Estrelas
Um dia especial: O dia em que Débora entrou na minha vida e me salvou.

Ademir Pascale
: Deseja encerrar com mais algum comentário?

André Luiz Palhardi: Obrigado! A Deus, à Débora, aos meus filhos, aos meus pais e a todos que sabem que os amo, que são muitos e a lista não caberia aqui. E aguardem os outros livros, em breve lhes apresentarei... Obrigado! 

CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA SABER MAIS
 
O Império dos 4 Cantos do Mundo - André Luiz Palhardi

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: André Luiz Palhardi
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2013