ENTREVISTA COM O ESCRITOR E DR. GUSTAVO TEIXEIRA
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor e Dr. Gustavo Teixeira
 (17/03/13)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Gustavo Teixeira - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale
: Como foi o início de Gustavo Teixeira para o meio literário?

Gustavo Teixeira: Meu primeiro livro – Transtornos comportamentais na infância e adolescência – foi publicado em 2006 pela Editora Rubio, uma editora de pequeno porte, mas que me abriu portas para novas oportunidades no mercado editorial brasileiro.

Ademir Pascale: Além de escritor você também é psiquiatra e professor. Quais são os temas principais em suas aulas?

Gustavo Teixeira: Gosto muito de palestrar para professores e profissionais da saúde mental escolar. A psicopatologia da infância, a importância de se oferecer informação psicoeducacional para educadores e pais é o meu foco principal. Meu principal curso é ministrado nos Estados Unidos, onde sou professor visitante do Departamento de Educação Especial da Bridgewater State University.

Ademir Pascale: Como você resolveu transformar o curso de verão que ministra há cinco anos na Bridgewater State University, nos Estados Unidos, em um livro para pais e educadores, intitulado Manual dos Transtornos Escolares (Ed. Best Seller)?

Gustavo Teixeira: Na Bridgewater State University eu oriento professores de escolas da região de Boston, Massachusetts. São professores de ensino fundamental, médio e educação infantil. O curso faz muito sucesso e pensei na possibilidade de transformá-lo em livro, algo inédito no Brasil e que pudesse ajudar pais, professores, psicopedagogos e psicólogos escolares.

Ademir Pascale: Poderia destacar um pequeno trecho da sua obra especialmente para nossos leitores?

Gustavo Teixeira: João, 16 anos de idade, estudante do segundo ano do ensino médio de uma escola particular no Bairro do Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro.
O estudante me foi encaminhado pela coordenadora pedagógica da escola após identificar uma mudança repentina no comportamento do jovem. João que sempre fora um aluno popular e com um desempenho acadêmico acima da média, teve uma queda importante nas notas nos últimos meses. Sua participação em sala de aula estava prejudicada, mostrava-se desinteressado, desatento e desmotivado. De atleta titular da equipe de futsal da escola, passou a faltar aos treinos referindo cansaço e se isolou do grupo de amigos no recreio.
A coordenadora relatou: “Aquele aluno alegre e brincalhão não existe mais, tem chorado sozinho no recreio, não participa das aulas como antes”.
Na entrevista com os pais, não foi identificado fatores domésticos e ambientais que estivessem interferindo em seu funcionamento e justificando sua mudança comportamental. Foi identificado história na família de depressão (pai e avô paterno).
Ao entrevistá-lo, João referiu que se sentia culpado pelas dificuldades escolares, triste e desmotivado com tudo. “A vida tá cinza, sem graça, doutor. Está tudo ruim, sou um péssimo aluno, péssimo filho, não tenho amigos”. Ao ser questionado diretamente, afirmou que teve pensamento de suicídio há uma semana, disse que sua vida havia perdido o sentido, mas que não teria coragem de cometer o ato por medo e por amar seus pais.
João realizou exames sanguíneos para afastar problemas hormonais que pudessem justificar suas alterações comportamentais e decidimos por uma intervenção médica incluindo um medicamento antidepressivo, sessões de psicoterapia cognitivo-comportamental, orientação psicoeducacional à família e à escola e monitoramento quanto aos pensamentos recorrentes de morte e risco de suicídio.
Quatro meses após o início da terapêutica, João se sente muito melhor, nega pensamentos mórbidos, seu desempenho acadêmico melhorou, está entrosado com o grupo de amigos e veste novamente a braçadeira de capitão do time de futsal da escola!


Ademir Pascale: Em Manual dos Transtornos Escolares, poderemos encontrar soluções para depressão infantil, transtorno bipolar do humor, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno desafiador opositivo etc?

Gustavo Teixeira: Sim, basicamente o livro oferece um guia para ajudar pais e professores no conhecimento e identificação de sintomas. É o primeiro guia psicoeducacional brasileiro sobre problemas escolares. Por isso traz uma linguagem simples e objetiva para quase 30 transtornos, do diagnóstico a indicações de tratamento.

Ademir Pascale: Sabemos que o bullying não é algo novo, apesar de ser um termo recente no Brasil. Sofri bullying na década de 80 por ser nerd, principalmente por sempre estar com um livro nas mãos. Você acredita que as escolas um dia poderão apresentar soluções antibullying?

Gustavo Teixeira: Espero que sim. Atualmente os educadores estão mais interessados em questões relacionados com o clima escolar e com a qualidade de vida de seus estudantes. Sabemos que jovens que se sentem seguros e são respeitados no ambiente escolar apresentam melhores desempenhos acadêmicos, são mais autoconfiantes, adquirem melhor autoestima e são mais preparados para a vida adulta.

Ademir Pascale: Retornando aos transtornos, qual ou quais são os mais complexos quadros apresentados em sala de aula e no convívio escolar?

Gustavo Teixeira: Na verdade todos os problemas de comportamentos podem causar sérios prejuízos no funcionamento acadêmico e social da criança ou adolescente, tudo dependerá da gravidade da condição e do suporte terapêutico que ele receberá. Alguns dos transtornos abordados no livro são: TDAH, transtorno desafiador opositivo, autismo infantil, síndrome de Asperger, transtornos ansiosos, deficiência intelectual, dislexia, tiques, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros.

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

Gustavo Teixeira: No momento não, pois estou 100% focado na divulgação do Manual dos Transtornos Escolares (Ed. Best Seller). Meu grande sonho é atingir pais e educadores de instituições escolares de todo o país. Tenho certeza que juntos poderemos ajudar muitas crianças e adolescentes que sofrem diariamente de condições comportamentais.

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir um exemplar da obra Manual dos Transtornos Escolares (Ed. Best Seller)?

Gustavo Teixeira: Manual dos Transtornos Escolares (Ed. Best Seller) está distribuído nas livrarias de todo o Brasil, mas pode ser adquirido nas livrarias online. Ele está disponível no formato E-BOOK também. Os leitores podem ter mais informações sobre o livro em: www.comportamentoinfantil.com 

Perguntas rápidas:

Um livro: O escafándro e a borboleta
Um(a) autor(a): Ana Beatriz Barbosa Silva
Um ator ou atriz: Morgan Freeman
Um filme: The persuit of happiness – À procura da felicidade
Um dia especial: Dia de aula com meus alunos na Bridgewater State University

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Gustavo Teixeira: Manual dos transtornos escolares é o primeiro guia brasileiro para pais, professores, psicopedagogos e psicólogos. O livro é uma resposta aos pedidos de ajuda de pais e educadores de todo o Brasil. Boa leitura e saúde nas escolas!!!

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
 
Manual dos Transtornos Escolares - Dr. Gustavo Teixeira

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Gustavo Teixeira
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2013