ENTREVISTA COM O ESCRITOR ANDRE ZANKI CORDENONSI
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor Andre Zanki Cordenonsi
 (26/02/13)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Andre Zanki Cordenonsi - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale:
Como foi o início de Andre Zanki Cordenonsi para o meio literário?

Andre Zanki Cordenonsi:
Olá a todos! Então, eu comecei escrever alguns anos atrás. Eu sempre fui um ávido leitor e passei boa parte da minha vida lendo compulsivamente. Há alguns anos eu estava desenvolvendo um projeto de um romance (que ficou pelo caminho) e, surfando pela internet, achei uma editora mineira (Editora Estronho) que estava com uma chamada aberta para contos de literatura fantástica para uma coletânea chamada VII Demônios, onde cada demônio representaria um dos sete pecados originais. Acabei me entusiasmado e escrevi um conto (o primeiro da minha vida) para o volume Lúcifer – Soberba; afinal, como professor universitário eu tinha uma certa familiaridade com o tema. Para a minha grata surpresa eu fui selecionado. Desde então enviei diversos contos para várias antologias e aprendi muito neste processo, tanto na recepção positiva dos leitores quanto nas recusas que recebi. Foi a partir desta experiência acumulada que eu pude repensar o meu projeto de romance e desenvolver o Duncan Garibaldi e a Ordem dos Bandeirantes.

Ademir Pascale:
Como surgiu a ideia para a criação da obra "Duncan Garibaldi e a Ordem dos Bandeirantes" (Underworld, 2012)?

Andre Zanki Cordenonsi:
Foi em um passeio pela minha cidade, Santa Maria, onde se passa a trama. Eu conhecia a Vila Belga, o local da trama, mas fazia muito tempo que não andava por aquelas bandas. Eu andei pelas cercanias por motivos profissionais e a imagem da ferrovia que circunda a Vila, suas casas geminadas e coloridas e as antigas máquinas à vapor que estão estacionadas nos trilhos invadiram a minha mente, causando um turbilhão. Boa parte da trama e das ideias originais foram despejadas naquela mesma noite em um arquivo no computador. Obviamente muito teve que ser pesquisado, readequado e, às vezes, descartado. Mas a semente estava ali, plantada em solo fértil. A partir da concepção de que eu poderia escrever um romance que se passa nesta localidade, com elementos de fantasia e referências à tecnologia antiga, eu comecei a buscar subsídios da história do Brasil que pudessem corroborar esta tese. Assim nasceu a Ordem dos Bandeirantes. Parte da minha pesquisa está disponível no meu site (www.duncangaribaldi.com.br). Quem quiser saber mais sobre a Ordem dos Bandeirantes pode procurar lá.

Ademir Pascale:
Li em alguma matéria na internet que "Duncan Garibaldi e a Ordem dos Bandeirantes" será uma série, é verdade?

Andre Zanki Cordenonsi:
Sim. A ideia é uma série de livros que narrem as aventuras do Duncan Garibaldi e seus amigos na busca pela Clave Cristalina, um objeto mágico e misterioso, enquanto confronta outras entidades que estão atrás do artefato. Atualmente estou no processo de finalização do segundo romance.

Ademir Pascale:
Poderia destacar uma frase do seu livro especialmente para os nossos leitores?

Andre Zanki Cordenonsi:
A máquina chiou e resfolegou, as rodas travaram e o vapor d’água se esparramou em grossas camadas como lágrimas quentes que escorriam das válvulas e pistões. Com uma última lufada fumacenta ela silenciou mais uma vez, parando ao final da linha. A locomotiva Coronel Church nº 13 tinha feito a sua última e derradeira viagem.

Ademir Pascale:
Como os leitores deverão proceder para adquirir um exemplar de "Duncan Garibaldi e a Ordem dos Bandeirantes"?

Andre Zanki Cordenonsi:
na minha querida Santa Maria, a Athena Livraria está fazendo um trabalho muito bom de divulgação e atendimento aos leitores. Em todo o Brasil, o mais fácil (e barato) é adquirir diretamente com a editora na sua página no facebook (facebook.com/EditoraUnderworld).

Ademir Pascale:
Quais dicas você daria aos autores em início de carreira?

Andre Zanki Cordenonsi:
fugindo um pouco do chavão leia muito e escreva/reescreva muito, que é meio que óbvio, eu diria duas coisas. Primeiro, inicie com projetos menores. Acho que escrever contos é uma ótima ferramenta de análise da própria escrita e do seu poder de persuasão frente ao leitor. Claro que nem sempre um bom contista se torna um bom romancista ou vice-versa, mas é uma forma de começar. Segundo, projete muito bem o que você vai escrever. Se arme com as referências, entenda o contexto e crie personagens reais, com vidas próprias, falas verdadeiras e verossimilhança. Mesmo a literatura fantástica é calcada em algumas regras gerais; use a sua imaginação para desenvolvê-las, mas não quebre as leis do seu próprio universo ou você estará enganando o leitor.

Ademir Pascale:
Existem novos projetos em pauta?

Andre Zanki Cordenonsi:
além da continuação do Duncan Garibaldi, estou escrevendo um livro juvenil de aventura e suspense e projetando algo que pode ser lançado como uma websérie. E contos, claro! Sempre está aparecendo alguma antologia interessante por aí, que acaba te prendendo de um jeito ou de outro.

Ademir Pascale:
Como os interessados poderão saber mais sobre Andre Zanki Cordenonsi?

Andre Zanki Cordenonsi:
através do meu site (www.duncangaribaldi.com.br) que, além de discutir aspectos do romance, apresenta seções sobre os meus contos e demais projetos. E pelo meu e-mail (azcordenonsi@duncangaribaldi.com.br), twitter (@azcordenonsi) ou facebook (facebook.com/azcordenonsi e facebook.com/duncangaribaldi).

Perguntas Rápidas:

Um livro:
Os Meninos da Rua Paulo, Ferenc Molnár.
Um(a) autor(a):
Neil Gaiman.
Um ator ou atriz:
Harrison Ford (Canastrão, mas o cara foi Han Solo, Indiana Jones e Deckard. É mais inveja do que qualquer outra coisa).
Um filme:
O Poderoso Chefão.
Um dia especial:
03! Casamento e nascimento dos dois piratas pimpolhos caçadores de cabeça.

Ademir Pascale:
Deseja encerrar com mais algum comentário?

Andre Zanki Cordenonsi:
Obrigado pela oportunidade, Ademir, e um abraço a todos os leitores cranikos. Estou à disposição de quem quiser conversar sobre literatura fantástica, projetos, contos e qualquer outra coisa, principalmente.

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
 
Duncan Garibaldi - A.Z. Cordenonsi

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Andre Zanki Cordenonsi
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2013