ENTREVISTA COM A ESCRITORA LU PIRAS
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista a escritora Lu Piras
 (14/02/13)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Lu Piras - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale:
Como foi o início de Lu Piras para o meio literário?

Lu Piras:
Posso dizer que o início me surpreendeu positivamente em muitos aspectos. Comecei uma divulgação maciça de “Equinócio – a Primavera” (meu primeiro romance) nas redes sociais porque queria não apenas chamar a atenção do público, mas atrair editoras. A editora Dracaena viu a campanha de publicação e entrou em contato. O tempo entre início da campanha e o telefonema da editora foi de dois meses, apenas. Desde então, mesmo com a publicação, continuei a formar parcerias, a explorar a blogosfera literária, a participar de eventos e cada vez meu nome foi se tornando conhecido. Uni-me a três grupos literários (houve um tempo em que estava em quatro ao mesmo tempo) e atualmente temos juntos vários projetos de incentivo à leitura. Em um ano já conquistei muito mais do que a almejada publicação. Com ela vieram amizades duradouras, prêmios literários, parcerias de sucesso, experiências únicas com os leitores. Sinto-me muito privilegiada por esse início ter me proporcionado estruturar a carreira com essa solidez que tenho hoje.

Ademir Pascale:
Como surgiu a ideia inicial para a obra "Equinócio - A Primavera"?

Lu Piras:
A ideia inicial surgiu com o mito de Eros & Psiquê. Eu imaginei todo um enredo a partir da escultura de Antônio Canova, minha maior inspiração. Eros seria o anjo atormentado, em conflito com o que sente em relação à humana e sua obrigação de protegê-la (quase um cupido que acerta a flecha em si mesmo, aquele que não deveria se apaixonar e que, ao cumprir sua missão, aproxima-se demais) e Psiquê, a alma humana, a mortal por quem o anjo vai desejar cair e entregar sua imortalidade.

Ademir Pascale:
É verdade que Equinócio é o primeiro volume de uma série de quatro livros?

Lu Piras:
Sim. Exatamente. Equinócio – a Primavera é o primeiro volume de uma série de quatro livros, a princípio. Já pensei em encurtar a série para uma trilogia, mas como os quatro livros já estão escritos, posso ainda trabalhar e amadurecer a ideia.


Equinócio - A Primavera - Lu Piras

Ademir Pascale: Poderia destacar uma frase da obra "Equinócio" especialmente para os nossos leitores?

Lu Piras:
“... nada está determinado, embora esteja previsto... O acaso não precisa acontecer sempre por acaso...” (Equinócio - pág.117)”

Ademir Pascale:
Em parceria com o escritor Felipe Colbert foi lançada a obra "A Última Nota" (Novo Século). Fale para os nossos leitores sobre o conteúdo desta obra e diga como foi trabalhar com o Felipe.

Lu Piras:
“A Última Nota” é um trabalho muito especial, pois foi a minha primeira experiência em coautoria. Nunca havia pensado em escrever em parceria e, confesso, achei que seria muito complicado conciliar ideias e estilos narrativos diferentes em uma história. Mas a própria experiência durante todo o processo me provou o contrário. A cada nova cena que escrevíamos, eu me surpreendia mais com a nossa capacidade de sintonizar as ideias e de colocá-las numa estrutura pré-definida, coesa e equilibrada. Disso, nós tiramos ótimo proveito de nossas diferenças de estilo. As técnicas estruturais do Felipe aliadas à minha narrativa lírica e romântica deram um toque exclusivo à obra. Em “A Última Nota” o leitor vai encontrar um conto de fadas urbano, uma história leve, despretensiosa e que carregará o leitor através de um suave mistério até a última página. A música clássica e a cultura grega são alguns dos ingredientes que fazem a história emocionar e envolver.

Ademir Pascale:
Como os leitores deverão proceder para adquirir um exemplar de "Equinócio - A Primavera" e "A Última Nota?

Lu Piras:
Ambos os livros se encontram nas livrarias virtuais e físicas. “A Última Nota” é facilmente encontrado na Saraiva, Nobel, Curitiba, Cultura e outras. “Equinócio” impresso está esgotado, mas a 2ª edição sairá em Março/Abril. Existem ainda alguns poucos exemplares na Livraria da Travessa. Por enquanto, é possível encontrar a versão ebook na Amazon, Gato Sabido, Google Play e nas livrarias Cultura, Curitiba e outras.

Saibam mais aqui: http://www.lupiras.com/#!lojinha/c1q4i

Ademir Pascale:
Como os interessados poderão saber mais sobre Lu Piras?

Lu Piras:
No meu site www.lupiras.com há informação sobre mim e sobre meus livros. Na minha página do facebook também há sempre novidades: www.facebook.com/lupiras80, bem como no site da série Equinócio: www.equinocioaserie.com. Fiquem à vontade para me adicionarem, enviarem mensagens por e-mail. Terei todo o gosto em responder e trocar ideias sobre literatura.

Perguntas Rápidas:

Um livro:
O livro que estiver lendo no momento (“As Ondas”, de Virgínia Woolf)
Um(a) autor(a):
Clarice Lispector.
Um ator ou atriz:
Robert de Niro
Um filme:
Cinema Paradiso
Um dia especial:
Lançamento de “Equinócio – a Primavera”, em 01/06/2012.

Ademir Pascale:
Deseja encerrar com mais algum comentário?

Lu Piras:
Agradeço o convite para essa entrevista, Ademir. É um prazer falar sobre mim, sobre meus projetos e sobre literatura com você. Parabéns pelas suas iniciativas, pelo blog e pelos excelentes leitores que o visitam todos os dias.

E obrigada também a vocês que se dispuseram a ler essa entrevista. Nos encontramos nos eventos, nas livrarias, nas redes sociais!

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
 
A Última Nota - Felipe Colbert e Lu Piras

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistada: Lu Piras
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2013