a
Entrevista com Claudio Moura.
O Administrador do cranik "Ademir Pascale"  entrevista o pintor, desenhista e caricaturista Claudio Moura. (12/12/04)

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS

Ademir: Olá Moura, obrigado por aceitar a entrevista. Achei o seu trabalho muito interessante, quando começou a produzir estatuetas e caricaturas?


Caricatura do Caricaturista, Claudio Moura.

Moura: Desenho desde muito pequeno, a caricatura surgiu no colégio como uma forma de me popularizar entre os colegas. Desenvolvi a escultura dentro da universidade, onde me formei em pintura, lá tive o privilégio ter sido influenciado por praticamente todas as manifestações artísticas, além do design.

Ademir: Como foi o início do site www.caricaturarte.com ?

Moura: O Caricaturarte.com surgiu há 3 anos com a finalidade de esclarecer ao público as várias confusões que ocorrem sobre o gênero da caricatura, hoje recebo e-mails de várias partes do Brasil e da América Latina, de pessoas que perguntam e tiram suas dúvidas, entre estas muitos iniciantes e estudantes de arte.

Ademir: Algum desenhista o inspirou no início de sua carreira?

Moura: Sim, o francês do séc XIX Honoré Daumier, que poucos sabem, mas também fez esculturas de bustos caricaturais, e J. Carlos, caricaturista brasileiro da década de 20. Também observei Cavalcante.

Ademir: Caso alguém queira ter uma estatueta produzida por você, como devem proceder?

Moura: Pode se comunicar através de e-mail pelo www.caricaturarte.com  para adquirir as estatuetas disponíveis, ou fazer uma encomenda, caso queira uma personalidade específica.

Ademir: Como funciona o processo de caricaturas em eventos?

Moura
: Cada vez mais as pessoas aderem a esse tipo de entretenimento, principalmente em São Paulo. As pessoas se dispõem em posar 5 minutos pra mim e depois levam as suas caricaturas pra casa. Os eventos são para mim momentos de grande prazer.

Ademir: Tem algo a dizer sobre os seus caricaturados, que ache interessante?

Moura: Os vaidosos, esses arrumam os cabelos ao sentar para a caricatura como se fosse um momento para uma foto e depois do resultado final, se decepcionam.

Ademir: O que você indicaria para os jovens desenhistas?

Moura: Que estudem. O ato de estudar não se limita à teoria, mas a prática constante e olhos espertos, que observam o tempo todo. Influências são importantes, procurem os melhores, e não só caricaturistas, mas também outros artistas, como pintores, por exemplo.

Ademir: Você trabalha em mais algum lugar, além do site www.caricaturarte.com ?

Moura: Sou professor de arte e faço parte da equipe de pintores da TV Globo.

Ademir: Quais são os salões e festivais de caricatura que você já participou?

Moura: Piracicaba, Piauí, Ribeirão Preto, Caratinga, PortoCartoon (Portugal), Zemun Caricature (Sérvia), Ancara Festival (Turquia), River Plate (Argentina), entre dezenas acredito que estes estão entre os mais importantes.

Ademir: Como proceder para entrar em contato com você para trabalhos de caricaturas, estatuetas e demais trabalhos ligados ao desenho?

Moura: O primeiro contato é sempre feito através do site, preenchendo um pequeno formulário. Gosto de ver os e-mail, principalmente os que me trazem a responsabilidade de propagar o que é a caricatura e a arte, estes são separados para que eu mesmo possa respondê-los.

Ademir: Mais uma vez agradeço pela entrevista, desejo muito sucesso e parabéns pelo ótimo trabalho que vem desenvolvendo.

Moura: Obrigado pelo convite, e aos usuários do Cranik saudações.

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS
 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Entrevistador e Administrador do http://ww.cranik.com : Ademir Pascale Cardoso
Entrevistado: Claudio Moura
E nos informar pelo e-mail: suporte@cranik.com               

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui

 


© Cranik - 2003/2004