ENTREVISTA COM DIONE MARA SOUTO DA ROSA
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista a escritora Dione Mara Souto da Rosa
 (08/11/12)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Dione Mara Souto da Rosa - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Como foi o início de Dione Mara Souto da Rosa no meio literário e quais as suas principais influências?

Dione Mara Souto da Rosa: O começo foi bem difícil até conseguir publicar meu primeiro livro solo, e foi em poesia. Como poetisa tenho influências de autores estrangeiros, mas os nacionais sempre me fascinaram muito e meu trabalho é inspirado em Álvares de Azevedo, Cruz e Souza, Vinícius de Moraes, Castro Alves, Olavo Bilac e Cecília Meireles. Não posso esquecer a portuguesa Florbela Espanca, que é uma lídima inspiração para mim.

Como escritora de contos e romancista, a dificuldade não foi menor. Meu primeiro conto publicado foi “Sabor de Absinto” com o Ademir Pascale e, desse marco, surgiram vários concursos em que participei e ganhei mais expressividade, conheci autores importantes e fiz grandes amizades. As coisas estão num crescendo e eu estou muito feliz com os resultados de minha dedicação, paixão e empenho. O meu primeiro romance solo será publicado em 2013, o “Luar de Sangue” pela Editora Novo Século, bem como o meu primeiro livro solo de contos, o “De rosas e de sangue – contos, minicontos e poemas sobrenaturais” sairá pela Editora Alcantis.

Ademir Pascale
: Você lançou recentemente o e-book "Viagem ao Reino da Cabeça da Serpente", uma história vivenciada na cidade Maia de Calakmul na Península do Yucatán no México. Como surgiu a ideia inicial desta novela?

Dione Mara Souto da Rosa
: Eu estou em constante trabalho de pesquisa, leitura e tenho fascinação por Arqueologia, Mitologia e História. O personagem principal, o Rajam é um naga, um ser mitológico citado pelos hindus nas escrituras védicas como sendo um meio-homem, meio cobra. O personagem é fascinante por reunir as duas naturezas do homem: a humana e animal e já foi desenhado de inúmeras formas. Entretanto, mesmo deslumbrada com a mitologia hindu, eu quis fazer uma história mais próxima das Américas e foi assim que descobri o Reino da Cabeça da Serpente, uma civilização que deixou de existir há milhares de anos na Selva de Campeche, no México. O local é um museu ao ar livre e pode-se ver pirâmides, tumbas e uma infinidade de pedras incrustadas com alusões a essa civilização. O local é patrimônio da humanidade e o turismo na região é intenso. Todas essas informações rondaram meus sonhos, até que vislumbrei a possibilidade de criar nas profundezas do mar do México uma passagem para o templo do guardião dos tesouros maias, o Rajam, que vive sozinho num local exótico e rondado de tesouros.

Ademir Pascale
: Poderia falar mais sobre o enredo?

Dione Mara Souto da Rosa
: A motivação maior foi fazer com que a minha personagem, Ana Scarlet, uma bióloga fosse atrás da maior serpente existente, o píton, que ela encontrará em Calakmul, na selva de Campeche. O surpreendente será a constatação de que a cobra porta uma pedra de quartzo-rosa abaixo da boca e Ana percebe que é a metade exata daquela que tem em seu pescoço. A pedra é uma grande chave para os mistérios da trama e gerará inveja e cobiça, levando os outros personagens para dentro do templo, a fim de saquear os tesouros.

Outro ponto a enfocar é a paixão que o naga sentirá pela protagonista, o qual enfrentará grandes perigos para mantê-la a salvo. No final, a pergunta é a mais importante de todas: é possível amar além da aparência? No meu sentir busco fazer com que o leitor pense nessa questão. Não é a aparência surreal do naga que importa, mas como ele é e o que arrisca pela por amor. A ideia é mostrar que num tempo de tantos estereótipos, é interessante refletir sobre amar além do visível, amar a pessoa pelo que ela é realmente, compreendendo seus defeitos e qualidades, deixando de lado as máscaras.

Ademir Pascale: Quem foi o capista e como foi o processo na criação da capa?

Dione Mara Souto da Rosa: O capista foi o Marcelo Bighetti, grande desenhista gráfico que conseguiu captar o olhar do naga sobre a pirâmide de Chichen Itzá. É difícil dizer o que você quer expressar misturado aos sentimentos. E o Marcelo soube decifrar os meus enigmas e fazer uma belíssima capa. Eu fiquei apaixonada pelo trabalho dele. O processo foi célere e ele foi incansável em fazer capas e dar opções para chegarmos ao trabalho que vê hoje.

Ademir Pascale: Poderia destacar uma frase do seu e-book especialmente aos nossos leitores?

Dione Mara Souto da Rosa
: Ana Maria diz para Rajam:

“O destino me trouxe até você para encontrar o verdadeiro sentido da minha vida”.

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir uma cópia do seu e-book?

Dione Mara Souto da Rosa
: O capista Marcelo Bighetti é um visionário. Criou três arquivos: pdf, e-mobi e e-pub pensando na era da informática que vem com toda força. Os interessados podem adquirir comigo, ou se preferirem na Amazon.com.

Ademir Pascale: É verdade que o e-book também está disponível na versão em inglês?

Dione Mara Souto da Rosa: Foi pensando num público maior, que tive a ideia de fazer a versão em inglês, a qual foi elaborada pelo Adilson Santos, com revisão do Gustavo Haas Caldart Palma, diagramado pelo Marcelo Bighetti e que resultou num trabalho de grande qualidade.

Ademir Pascale
: Você pretende publicar outros textos em formato e-book?

Dione Mara Souto da Rosa
: Gostei muito da experiência, especialmente no quesito celeridade e acessibilidade. Nós, os novos autores, precisamos divulgar mais nossas obras e publicar sempre é complicado por causa dos custos. Com a minimização deles, eu entendo que vale a pena publicar em e-book.

Ademir Pascale
: Você publicará um romance pela Novo Século no primeiro semestre de 2013. Os detalhes, assim como o título da obra, já podem ser revelados?

Dione Mara Souto da Rosa
: Certamente. O meu primeiro romance solo, o “Luar de Sangue” já está em produção e em 2013 será lançado. É um policial vampiro que se passa em Curitiba e outras cidades da Europa, acabando na Romênia. Vou trazer um pouco de história medieval no tempo da Inquisição, passagens e situações que ocorrem na cidade que moro, Curitiba, além do enfoque sobre os celtas, festivais e outras curiosidades sobre esse povo antigo. Muito romance, suspense, vingança vão tirar o fôlego dos leitores.

Perguntas Rápidas
:

Um livro: Lira dos Vinte Anos
Um(a) autor(a): Álvares de Azevedo
Um ator e atriz: Brad Pitt e Elizabeth Taylor
Um filme: Troia
Um dia especial: o aniversário da minha filha

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Dione Mara Souto da Rosa: Agradeço a oportunidade que me foi dada nesse espaço, especialmente ao Ademir Pascale e a Elenir Alves, os quais têm reiteradamente acreditado no meu trabalho, dando espaço para a divulgação com muita generosidade. Não é demais lembrar que as antologias criadas pelo Ademir Pascale foram memoráveis e um estímulo para que novos autores pudessem mostrar suas obras.
Quero agradecer pessoalmente ao Ademir Pascale, pois nesse momento acabo de saber que integro a lista dos selecionados ao Primeiro Concurso Cultural de Literatura Cranik e participar do e-book com os coautores será outro ponto forte para todos nós que vencemos o concurso.
Quero agradecer ao Roberto Laaf pela indicação ao Codex de Ouro, o qual abriu espaço para as pessoas conhecerem mais sobre meu trabalho.
De forma especial quero agradecer ao meu tio e padrinho Francisco Souto Neto por ser meu grande mestre, ora incentivando, ora auxiliando com seus ensinamentos em língua portuguesa e a minha professora de português Lia Helena Schaffer Salvador, sempre carinhosa e dedicada ao magistério.

Muito obrigada.

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
 
Viagem ao reino da cabeça da serpente - Dione Mara Souto da Rosa

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistada: Dione Mara Souto da Rosa
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2012