ENTREVISTA COM O ESCRITOR ROBERTO GUEDES
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor e quadrinista Roberto Guedes.
 (29/05/12)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Roberto Guedes - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Como foi o início de Roberto Guedes como quadrinista?

Guedes: Ainda garoto eu comecei a escrever minhas histórias em quadrinhos. Como não tinha noção de como os profissionais faziam, eu simplesmente desenhava a história toda e colocava os balões. E foi dessa maneira que levei algumas HQs de humor ao editor Gilberto Firmino da revista Porrada. Pra minha surpresa, ele curtiu o material e comprou tudo – inclusive algumas gags de página inteira que eu havia feito. Isso foi em 1988. No ano seguinte, eu conheci o editor Tony Fernandes da Editora Ninja, que também publicou algumas histórias de minha autoria na Udigrudi, mas desenhadas por ele mesmo. Eram HQs satíricas envolvendo o universo roqueiro.

Ademir Pascale: Entre os seus antigos trabalhos em diversas editoras tem Meteoro (1992), Status Comics (1995), Os Protetores (1995), Guepardo (1998), Quartel-General (1999) e Gibilândia (2001). Qual destes trabalhos é o seu preferido e por quê?

Guedes: Gosto de todos e por razões completamente distintas. Com a Gibilândia, por exemplo, eu pude exercitar bastante o meu lado pesquisador, me aprofundando no estudo da história dos Quadrinhos. Foi uma espécie de prenúncio do que eu faria pela frente em meus livros. Aliás, devo muito a Gibilândia, pois foi por meio dessa publicação que acabei chamando a atenção do pessoal da Opera Graphica e convidado para trabalhar como editor e tradutor na editora. Mas são nas HQs que escrevo que realmente me divirto atualmente, liberando toda a minha criatividade. Bolar as tramas do Meteoro em Almanaque Meteoro tem sido altamente recompensador, devido a boa aceitação do personagem por parte dos leitores.

Ademir Pascale: Além de ganhar dois Angelo Agostini de "Melhor Editor", em 2002 e 2003 e o Jayme Cortez de 2004, por sua "Contribuição ao Quadrinho Brasileiro", como foi receber o Troféu Bigorna de melhor livro teórico para “A Era de Bronze dos Super-heróis” (HQM Editora, 2008)?

Guedes: Nunca tive por meta conquistar prêmios, mas confesso que é muito legal quando ganho um. É uma forma de reconhecimento ao trabalho da gente. Não ficarei triste se quiserem me premiar mais vezes, posso te garantir!

Ademir Pascale – Como especialista em quadrinhos, você tem o seu herói preferido?

Guedes: O Homem-Aranha sempre foi o meu preferido.

Ademir Pascale:
Você está lançando o livro “Stan Lee – O Reinventor dos Super-Heróis” (2012) pela editora Kalaco. Por favor, fale pra gente sobre como foi a ideia inicial para criação da obra, pesquisas sobre Stan Lee, etc.

Guedes: Foi uma coisa meio natural. Eu já havia escrito tanto sobre a história da Marvel e de seus personagens, que as pessoas chegavam a mim e diziam: “E aí, quando você vai escrever um livro sobre a vida do Stan Lee?”. O editor Franco de Rosa até brincou com isso no prefácio do livro, ao afirmar: “Falou em Stan Lee, falou em Roberto Guedes”. Bem, eu mantenho contato com aqueles autores da velha guarda há anos. Correspondia-me com Roy Thomas por cartas – antes mesmo dos e-mails – e até colaborei com a Alter Ego. Entrevistei vários autores que trabalharam na Marvel e DC – e até mesmo o próprio Stan Lee –, que a biografia acabou sendo uma coisa lógica de se fazer.

Ademir Pascale: Como os interessados poderão adquirir um exemplar do livro “Stan Lee – O Reinventor dos Super-Heróis”?

Guedes:
Em São Paulo, o livro está sendo vendido em gibiterias e livrarias atendidas pela Comix Book Shop; mas também em bancas “Vips”, atendidas pela Chinaglia. Sei que o livro também chegará em gibiterias de outros estados.

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta? Caso sim, quais?

Guedes: Além de continuar com o Almanaque Meteoro, uma graphic novel está sendo produzida, além de mais um livro teórico sobre quadrinhos. Mas por enquanto, não posso dizer qual é o tema.

Perguntas Rápidas:

Um livro: Illuminati (de Paul H. Koch)
Um(a) autor(a): Edgar Allan Poe
Um ator ou atriz: Harrison Ford
Um filme: Os Caçadores da Arca Perdida

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Guedes: Duas coisas! Primeira: obrigado pela divulgação! Segunda: comprem o livro. Modéstia à parte está muito bom!

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
 
Stan Lee - O Reinventor dos Quadrinhos - Roberto Guedes (Editora Kalaco)

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Roberto Guedes
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2012