ENTREVISTA COM O ESCRITOR OCTAVIO ARAGÃO
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor Octavio Aragão.
 (21/04/12)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Octavio Aragão - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Como foi o início de Octavio Aragão para o meio literário?

Octavio Aragão: Eu brincava de escrever desde moleque, mas fui publicado tarde, em 1998, na antologia Outras Copas, Outros Mundos, aos 38 anos.

Ademir Pascale: Você foi coordenador de arte de "O Globo", sub-editor de arte de "O Dia' e editor de arte da linha de revistas de informática da "Ediouro Publicações". Hoje você se dedica mais a publicação de livros e HQs ou exerce uma função intermediária?

Octavio Aragão: costumo dizer que sou designer e que, por acaso, exerço outras atividades. Neste momento, tornei-me acadêmico, professor adjunto da UFRJ, onde leciono as cadeiras de jornalismo gráfico. Essa é minha principal ocupação profissional nos dias que correm, mas já fiz de tudo um pouco, sempre ligado ao design gráfico.

Ademir Pascale: No ano 2000 você criou o projeto Intempol, um dos primeiros projetos multimédia de arte fantástica brasileira, citado em publicações internacionais. Poderia comentar mais sobre a idealização deste projeto?

Octavio Aragão: foi talvez a maior e melhor aventura na qual me meti. Adoro criações coletivas e Intempol foi uma oportunidade para reunir mentes criativas em torno de um cenário ficcional meu. Gosto muito do que fiz até hoje com as histórias da Intempol e creio que ainda há mais coisas a fazer nesse universo ficcional.

Ademir Pascale
: Depois do romance "A mão que cria" (Editora Mercuryo, 2006), você pensa em publicar outro romance? Caso sim, qual?

Octavio Aragão: a continuação de A Mão Que Cria já passou da metade há tempos, mas outros compromissos atropelaram o desenvolvimento de A Mão Que Pune. Há agora uma tremenda vontade de expandir o conto Rainha das Estrelas, criado a partir de personagens e situações pensadas por meu amigo e velho parceiro Osmarco Valladão. Esse seria um romance mais “fácil” de ver a luz do dia.

Ademir Pascale: E como foi o planejamento da HQ "Para tudo se acabar na quarta-feira" (Draco, 2011)?

Octavio Aragão
: foi um projeto ensandecido, no qual o Manoel Ricardo desenhava, mandava as páginas, eu dava palpites e, depois, íamos juntando tudo. Não foi convencional, pode ter certeza. não houve um roteiro passo-a-passo, mas foi uma interpretação gráfica dele sobre o meu texto em prosa. Algumas vezes fugia do que eu pretendia, mas acho até, nesses casos, que as interpretações dele melhoraram o material.

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir um exemplar da sua HQ?

Octavio Aragão: ela está a venda na Saraiva, na Travessa, na Blooks, na Comix... ou seja, nas proverbiais melhores casas do ramo. E ainda há o site da editora, claro. A Draco ficaria feliz de vender a todos os interessados.

Ademir Pascale: Quais dicas você daria aos jovens escritores?

Octavio Aragão: Leiam muito, mas fujam da zona de conforto. Poucas vezes aprendi tanto sobre o ofício da escrita como quando li Gustave Flaubert. Ler Stephen King o tempo todo é que nem almoçar e jantar macarronada todos os dias. É bom e vai lhe deixar inchado, mas não atende a todas as suas necessidades.

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

Octavio Aragão: sempre. Duas HQs e pelo menos um dos romances deve sair. A reedição da antologia Intempol também está nos planos.

Perguntas Rápidas:

Um livro: O Homem Ilustrado, de Bradbury.
Um(a) autor(a): Poe
Um ator ou atriz: Pacino
Um filme: Casablanca
Um dia especial: são dois, 13/11 e 25/07, nascimento de meus filhos, Pedro e Guilherme

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Octavio Aragão: sinto falta de conversar sobre projetos com os colegas, como acontecia nos anos 90, mas não posso negar que estou passando por uma boa fase, produzindo sem parar. Prefiro assim.

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
 
Para tudo se acabar na quarta-feira - Octavio Aragão (Editora Draco)

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Octavio Aragão
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2012