ENTREVISTA COM GEORGETTE SILEN

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista Georgette Silen.
 (28/02/12)

CONHEÇA OUTRAS ENTREVISTAS ELABORADAS POR ADEMIR PASCALE. CLIQUE AQUI

 

Georgette Silen - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Do que se trata o livro "Fábulas ao Anoitecer" (Giz Editorial)?

Georgette Silen: Primeiramente, obrigada Ademir pelo espaço no Portal Cranik para divulgação do meu trabalho e obrigada aos leitores que o acompanham. O livro “Fábulas ao Anoitecer” nasceu de maneira curiosa. Eu possuía várias histórias de fantasia escritas que, coincidentemente, o enredo se passava na maior parte do tempo à noite. Todas as tramas tinham seus finais ligados, de alguma forma, aos efeitos noturnos.
Então reuni esse material, que era até mais extenso do que o do livro lançado, e apresentei-o para a Giz Editorial. Após reuniões e acertos, ajustes no formato e na seleção dos textos, a editora e eu chegamos a um consenso muito bom sobre o trabalho gráfico do livro e demos andamento a sua produção.
O resultado é um livro de histórias mágicas, encantadas, que têm um apelo muito forte com adolescentes por tratar de temas bem atuais a eles, como bullyng, amores não correspondidos, desejos de vencer barreiras, se provar, amizades indestrutíveis, tudo isso misturado aos elementos mágicos como dragões, fadas, elfos, bruxas, seres da mitologia e do folclore mundiais, além de releituras de contos de fadas clássicos.

Ademir Pascale: Como surgiu a inspiração para a criação da obra e quanto tempo você demorou para concluí-la?

Georgette Silen: Como eu disse anteriormente, são histórias que fui escrevendo ao longo de alguns anos, e que ficaram guardadas entre os demais escritos. Eu tenho o hábito de escrever romances ou novelas e intercalar essa escrita com contos e noveletas para tirar o stress da escrita principal. Quando percebo, tenho um vasto material a ser lapidado que nasceu durante esse processo individual. Depois eu apenas organizo o que tenho e vejo qual a melhor forma de publicar, seja em livros ou pela internet. Então, é impossível estimar o tempo de produção dos textos, mas desde a confirmação da editora sobre o original e sua publicação foram exatos 3 meses.

Ademir Pascale: Poderia destacar uma frase do livro especialmente para os nossos leitores?

Georgette Silen: Vou citar um trecho do conto “Uma Quase Tragédia Grega”, onde adolescentes se veem as voltas com mistérios mitológicos, criaturas perigosas, com boas doses de romance, aventura, descobertas e humor. Esse trecho está na orelha do livro:

“Daniel piscou, mas a ilusão não desapareceu.
Pelo contrário, era real!
— O-O quê? Que é isso?
E com horror viu o rosto de anjo mirá-lo com olhos amarelados e dentes pontiagudos.
— Eu não sou linda, Daniel? — a voz era espectral.”

Ademir Pascale: Poderia dizer como e até quando os interessados poderão adquirir este livro na pré-venda?

Georgette Silen: A pré-venda feita pela Giz Editorial tem como objetivo que os leitores reservem os exemplares para recebê-los com autógrafo e brindes. O brinde é uma surpresa muito bacana que a editora está produzindo, e todos os receberão pelos correios em qualquer lugar do Brasil e exterior.
Para isso, o leitor interessado deve acessar www.gizeditorial.com.br e reservar o seu seguindo as instruções do site. A pré-venda se estenderá até dia 15 de março de 2012. Após essa data, as vendas serão feitas também pelo site da editora e pelas livrarias. Somente nos lançamentos, então, eu poderei autografar após essa data.

Ademir Pascale: Já tem data e local para o lançamento?

Georgette Silen: Sim, o lançamento oficial desse livro e das “Crônicas de Kira”, também da Giz Editorial, será na Primeira Odisseia de Literatura Fantástica em Porto Alegre, nos dias 27 e 28 de abril de 2012. Será realizado no:
Memorial do Rio Grande do Sul
Rua Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – CEP: 90010-191

Na Odisseia, estarei participando de um painel com leitores sobre “Quero publicar meu livro, quero publicar meu conto”, será um bate-papo bem interessante onde falaremos sobre publicação, os diferentes caminhos e suas possibilidades.
Haverá horário de autógrafos do livro, mas estarei o tempo todo no stand da Editora Literata, e os leitores interessados poderão conversar comigo durante todo o evento.
Antes do lançamento, estarei na Feira do Livro de Suzano, no stand da Giz Editorial, para divulgação do trabalho junto ao público da cidade. E depois disso há uma agenda bem extensa de eventos que irei divulgando aos poucos para todos.

Ademir Pascale: Simultaneamente em pré-venda está "As Crônicas de Kira" (Giz Editorial). O que os leitores poderão esperar desta obra?

Georgette Silen: Fãs do gênero Espada & Magia, que se encantam com as histórias de Conan, o Bárbaro, podem esperar muitas aventuras com a guerreira Kira, uma princesa das terras das Amazonas, um reino de mulheres guerreiras. Muitas lutas, feitiçarias, magia, seres mitológicos e sobrenaturais, uma missão a cumprir e lugares de paisagens tão belas quanto hostis permeiam as histórias.
Kira é uma lutadora, sabe manejar armas como ninguém, e não teme o desconhecido e nem a força dos homens para poder seguir adiante com uma missão que lhe foi dada. Como todas as mulheres de seu povo, ela é forte e determinada, e em seu caminho perigos e aventuras irão surgir, e ela deve enfrentar a todos e vencê-los para seguir adiante.
Quem quiser ler um conto inédito da personagem para saber mais sobre o conteúdo do livro, acesse a coluna Zona Fantástica, da Revista Fantástica, e assista uma entrevista comigo e baixe gratuitamente um conto para degustação. Esse conto não faz parte do livro, mas do Universo da personagem de belos olhos verdes, tão letais quanto à morte.
Clique aqui.

Ademir Pascale: Pode-se ler na sinopse: "As Crônicas de Kira é leitura obrigatória para os apreciadores do gênero Espada & Magia, que tornaram famosos personagens como Conan, o Bárbaro, e Elric, o cavaleiro albino". Você também era fã desses heróis?

Georgette Silen: Eu tenho orgulho de dizer que sou Conanmaníaca de carteirinha. Tenho todos os exemplares publicados no Brasil, edições estrangeiras, livros com os contos de Robert E. Howard em português e inglês. Leio Conan desde a adolescência, assim como Kull, Red Sonja, Bêlit, Valéria, a Pirata, Solomon Kane. Também tenho obras com Elric, o Guerreiro Albino. Sempre admirei a capacidade dos autores em criar esses universos fictícios, seus panteões, sua regras sociais e políticas, e sobretudo colocar a magia a serviço da literatura.
E hoje, após tantos anos como leitora, inicio a escrita do mesmo Universo, criando todo um mundo novo, com seus deuses e deusas, seus povos tão diferentes e seu bestiário fantástico.
Sim, foi uma trajetória e tanto!

Ademir Pascale: Poderia destacar uma frase desse livro especialmente para os nossos leitores?

Georgette Silen: Também citarei um trecho do conto “A Canção Proibida” que está na orelha do livro. Nesse conto, Kira está em alto-mar, e acaba isolada em uma ilha a mercê do ataque de criaturas marinhas. Para poder continuar sua jornada, precisa primeiro descobrir o que está acontecendo. E as reviravoltas da história revelarão muitas verdades ocultas.
“Kira estava em pé, nas costas do animal, como se o cavalgasse. E ao seu lado, uma bela sereia de cabelos verdes ondulados abria e fechava a boca, despejando notas da canção que enchia o ar. Ela fazia movimentos com os braços, delicados e suaves, como se comandasse o ritmo das águas.”

Ademir Pascale: Parece que o mesmo capista que fez a arte da capa do "Fábulas ao Anoitecer", fez também a capa de "As Crônicas de Kira". Fale mais sobre ele.

Georgette Silen
: A arte das capas e das ilustrações internas foram feitas por Walter Tierno, autor de Cira e o Velho, também da Giz Editorial, e que eu recomendo muito a leitura.
O Walter entendeu de cara a proposta e elaborou um trabalho que me cativou logo nas primeiras provas. Ele trabalhou as ilustrações trocando ideias com a editora e comigo, sempre mantendo contato, e também fez uma ilustração para o conto publicado na Zona Fantástica. Inclusive, assistindo o vídeo, vocês poderão conferir o making off da ilustração passo a passo. É um trabalho profissional digno de nota.
Para saber melhor sobre o ilustrador, acesse http://www.waltertierno.com.

Ademir Pascale: É verdade que na pré-venda de ambos os livros o leitor ganhará um brinde especial se comprar pelo site da Giz Editorial (www.gizeditorial.com.br)?

Georgette Silen: Sim. Todos os livros da pré-venda seguirão autografados e com um brinde surpresa referente à obra apenas pelas compras no site www.gizeditorial.com.br

Ademir Pascale: Para mais informações sobre os seus livros, entrevistas, promoções com blogs, etc, como os interessados deverão proceder?

Georgette Silen: No momento eu estou reformulando totalmente o meu blog, estou transformando-o em um espaço mais interativo e que reúna todos os meus trabalhos. Para quem quiser entrar em contato comigo, pode fazer por e-mail missgette@yahoo.com.br ou me seguir no twiter @georgettesilen. Também uso muito o facebook: clique aqui.
Por qualquer um desses canais, o leitor pode conversar facilmente comigo.

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Georgette Silen: Quero agradecer a todos os que estão acompanhando e torcendo muito por essa nova fase que se inicia em minha carreira literária. Ser escritor no Brasil é um desafio diário, e apenas com determinação e vontade, além de acreditar em sua obra e seu potencial, é que se chega a resultados concretos e positivos.
E agradeço ao espaço oferecido para essa entrevista a você, Ademir.
Sucesso a todos nós!
Georgette Silen

CLIQUE SOBRE AS CAPAS DOS LIVROS
   
As Crônicas de Kira e Fábulas ao Anoitecer - Georgette Silen
 

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistada: Georgette Silen
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 
 


© Cranik - 2003/2012