a
Entrevista com Sérgio Luiz Villasboas
O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale Cardoso" entrevista o Terapeuta Holístico e Prof. de Artes Marciais, Sérgio Luiz Villasboas (07/11/04)

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS

Ademir: Olá Sergio, agradeço por aceitar a entrevista. Primeiramente, gostaria de saber sobre o início de sua carreira, sua profissão e o porque da mesma?


Sérgio Luiz Villasboas

Sergio: Caro Ademir, é um grande prazer bater esse papo com você. Agradeço a oportunidade de falar um pouco sobre a milenar, tão rica, misteriosa e apaixonante cultura oriental, e algumas de suas técnicas terapêuticas. Minha carreira profissional é um tanto ao quanto eclética, mas no fim tudo se encaixa. Minha formação é em Informática. Sou Analista de Sistemas e comecei a trabalhar na área em 1975. Sou do período jurássico: Informática era chamada de Processamento de Dados, e o que hoje conhecemos como “mainframe” chegou a ser chamado na época de Cérebro Eletrônico. Também atuei nas áreas de Treinamento e de Recursos Humanos, onde desenvolvi minha carreira gerencial. Aposentado há seis anos, hoje a informática é minha atividade meio. Pratico Artes Marciais desde a infância, e há dez anos me dedico ao Tai Chi Chuan. O “Caminho Marcial” despertou o meu interesse pela cultura oriental, particularmente a chinesa, e às práticas terapêuticas. Através de muito estudo e persistência aqui estou eu, curtindo minha aposentadoria exercendo atividades em novas profissões: Educação Física, com habilitação em Artes Marciais Chinesas, e Terapeuta. Acho que é um bom recomeço.

Ademir: Como foi o início do site “Taochia – Terapias e Artes Orientais www.taochia.pro.br ?

Sergio: Fui montando o site aos poucos. Na verdade ainda estou. A idéia básica já estava na cabeça e a forma foi surgindo junto com o seu desenvolvimento. A primeira versão do site foi ao ar em 1º de fevereiro de 2001, com hospedagem gratuita. Com o tempo o conteúdo foi crescendo, e incluí galerias de fotos e vídeos, então registrei domínio próprio e contratei hospedagem.

Ademir: Poderia fazer um comentário sobre o Shiatsu?

Sergio: O Shiatsu é uma técnica terapêutica destinada a harmonizar a energia vital (Chi, ou Ki) no corpo, através de manobras que massageiam os meridianos (canais de energia) e os pontos de acupuntura, com o objetivo de tonificar quando houver carência e sedar quando houver excesso de energia, regulando os órgãos internos para prevenir e curar doenças. Além disso, é relaxante.

Ademir: Como são as aulas de Tai Chi Chuan?

Sergio: Nas nossas aulas, além do Tai Chi, conduzimos a prática de diversos exercícios chineses para a saúde, visando à prevenção e auxílio no tratamento de enfermidades, trabalhando a flexibilidade, o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a respiração, o relaxamento, etc. Quanto ao Tai Chi especificamente, ele é ensinado em seqüências pré-definidas de movimentos, que são executados de forma lenta e contínua. Dominada a técnica de mãos livres (Chuan) os alunos podem começar a aprender as formas com armas. A espada, o sabre, o bastão e o leque são as armas utilizadas no Tai Chi. Num estágio posterior, o aluno que desejar desenvolver o aspecto marcial, começa a fazer o treinamento a dois com o Tui Shou.

Ademir: É verdade que esta arte faz bem tanto para o corpo, como para a mente?

Sergio: Sim. O Tai Chi atua na pessoa como um todo. No aspecto físico, aumenta a flexibilidade, fortalece os ossos e as articulações, tonifica os músculos, estimula a circulação sangüínea, normaliza a produção hormonal, melhora a respiração, corrige desvios posturais, beneficia o sistema nervoso central e revigora a energia vital; no emocional, acalma as emoções e promove o equilíbrio, abre o coração, estimula a criatividade, disciplina, aumenta a confiança, desenvolve potenciais positivos e melhora o convívio social; e, espiritualmente, promove a paz interior, facilita o discernimento dos verdadeiros valores da vida e eleva o espírito.

Ademir: A internet o auxilia? Como você acha que seriam os seus contatos, sem a mesma?

Sergio: Atualmente a internet é essencial em qualquer atividade. Além de oportunizar a divulgação, a pesquisa e o comércio, é uma forma de comunicação extremamente eficaz e barata. É uma grande vitrine para o mundo.

Ademir: Em geral, o que você acha da cultura oriental?

Sergio: Como disse, a cultura oriental, em especial a chinesa, que está mais relacionada com a minha área de interesse, é muito rica. Na verdade, é a mais antiga cultura viva do mundo. Com sua antiga tradição de transmitir seus conhecimentos, muitas vezes verbalmente, geração após geração, no seio familiar, no interior dos templos, e de Mestres para discípulos, essa cultura se perpetuou. Mesmo depois de tantos conflitos internos, invasões e domínios estrangeiros, ocorridos ao longo do tempo. Nós, ocidentais, temos muito a descobrir e aprender com eles.

Ademir: E sobre a visita da família Yang no Brasil? Você já os conhecia?

Sergio: Conheço os Mestres Yang Zhenduo e Yang Jun há quatro ou cinco anos. Participo dos seus seminários sempre que eles vêm ao Brasil. Descendentes diretos de Yang Luchan, criador do Estilo Yang de Tai Chi Chuan, eles são, respectivamente, a 4ª e 6ª gerações da Família. São a pura fonte do Estilo. Treinar com eles é uma grande honra.

Ademir: As cores tem um certo poder que é captado pelos nossos chakras. Você acredita que em algumas propagandas, é usada essa técnica propositalmente das cores?

Sérgio: Creio que algumas empresas de propaganda já descobriram o poder das cores e como elas atuam nas pessoas. Hoje em dia é bem provável que várias delas estejam usando esses conhecimentos em suas propagandas.

Ademir: Poderia fazer um breve comentário sobre os chakras?

Sérgio: Os chakras são nossos “portais” de energia. Eles atuam como estações receptoras, transformadoras e distribuidoras da energia vital (chi, ki, prana) pelo corpo. São os representantes no corpo etérico das glândulas do sistema endócrino no corpo físico. Semelhantes a cálices de flores afunilados, estão em movimento circulatório permanente, para atrair a energia. Sua obstrução, bloqueio, ou pouca atividade provoca deficiência no corpo mental, onde tem origem grande parte das doenças que atingem o homem.

Ademir: O guerreiro, Kwan Kun realmente existiu, ou é apenas uma lenda?

Sérgio: É muito difícil saber se os imortais e divindades chinesas existiram realmente. È bem provável que muitos deles sejam verdadeiros e que, por algum motivo, se tornaram heróis, importantes para as pessoas, e por isso tenham sido endeusados. As estórias sobre eles e sobre seus feitos é que vem sendo contadas ao longo do tempo de forma fantasiosa ou mística, misturando a história com a lenda. Mas isso faz parte da cultura chinesa. Podemos encaixar Kwan Kun nesse contexto.

Ademir: Você acha que o poder da mente é ilimitado ou limitado?

Sérgio: Entendo que a nossa mente ainda está para ser desvendada. Além do que a ciência já descobriu, há muito que se entender sobre ela. E muita coisa não é palpável, mensurável, ou explicável. Diria que o poder da mente é desconhecido. Varia de pessoa para pessoa, em função de diversos fatores. Creio que o desenvolvimento espiritual é um componente importante nesse contexto, e tem relação direta com o poder da mente.

Ademir: Poderia fazer um comentário sobre a terapia Holística e o Reiki?

Sérgio: O Reiki é uma prática terapêutica natural, que atua na pessoa holisticamente, isto é, como um todo. É um método de terapia em sincronicidade, pela transmissão da Energia Vital Universal (Reiki), onde o praticante atua como um canal receptor e transmissor dessa energia. Os benefícios de sua prática vêm sendo reconhecidos e o Reiki está sendo cada vez mais utilizado em todo o mundo.

Ademir: Mas uma vez agradeço por ceder essa entrevista, desejo muito sucesso e paz para você.

Sergio: Eu que lhe agradeço, Ademir, pela sua gentileza e pela oportunidade desse bate-papo.

Para contato com o Professor e Terapeuta Sergio Villasboas, encaminhe mensagem para o e-mail: contato@taochia.pro.br , e para maiores esclarecimentos sobre os temas dessa entrevista, veja o site TAOCHIA – Terapias e Artes Orientais, acessando o endereço www.taochia.pro.br .

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Entrevistador e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale Cardoso
Entrevistado: Sérgio Luiz Villasboas
E nos informar pelo e-mail: suporte@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui            

 


© Cranik - 2003/2007