ENTREVISTA COM O ESCRITOR E EDITOR CESAR ALCÁZAR

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor e editor Cesar Alcázar.
 (22/11/11)

CONHEÇA O LIVRO O DESEJO DE LILITH. CLIQUE AQUI

 

Cesar Alcázar - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Como foi o início de Cesar Alcázar no meio literário?

Cesar Alcázar: O meu interesse pela literatura surgiu bem cedo, minha mãe tinha uma extensa biblioteca e os livros já me fascinavam antes mesmo que eu pudesse lê-los. Acho que sempre inventei e contei histórias, isso é algo natural para mim. Minhas primeiras experiências com a escrita de ficção aconteceram na adolescência. Eu queria ser cineasta e escrevi vários roteiros de filmes, que nunca foram feitos (bem, um deles acabou se transformando no meu primeiro conto publicado). Mais tarde, comecei a escrever sobre cinema, e acabei publicando um artigo sobre o filme “A noite dos mortos vivos” no livro “1968: História e Cinema”. Logo depois, resolvi enfim começar a passar para o papel as diversas histórias e personagens que nunca deixaram de povoar a minha cabeça.

Ademir Pascale: Como surgiu a ideia para a criação do livro “Cemitério perdido dos filmes B” (Multifoco)?

Cesar Alcázar: Escrevi resenhas para o meu blog B Movie Box Car Blues durante alguns anos. Então, comecei a perceber que estava formando um conjunto interessante de informações sobre filmes que são muito pouco discutidos na nossa mídia. O mercado brasileiro de livros sobre cinema é extremamente pobre. Sobre filmes B então, é quase inexistente. Pensando em preencher essa lacuna, resolvi transformar as resenhas do blog em livro inspirado por publicações estrangeiras como o “The Big Book of Biker Flicks” e a coleção “Western All’ Italiana”. Estas duas publicações são livros de resenhas, como o meu, mas de gêneros específicos. Como não há nada parecido no Brasil, procurei fazer um apanhado geral dos vários estilos que compõe o mundo dos filmes B.

Ademir Pascale: Como deveremos fazer para adquiri-lo?

Cesar Alcázar: O livro está disponível na Livraria Cultura e no site da editora. Eu ainda possuo algumas (poucas) cópias, portanto, se alguém quiser o “Cemitério perdido dos Filmes B” autografado é só falar comigo através do e-mail sartanawest@ig.com.br.

Ademir Pascale: O que os leitores encontrarão em seus blogs “B Movie Box Car Blues” (bmovieblues.blogspot.com) e “Sono da Razão” (sonorazao.blogspot.com)?

Cesar Alcázar: Infelizmente meus blogs andam um pouco negligenciados ultimamente devido ao grande número de compromissos que assumi ao mesmo tempo. Mas, para quem quiser visitá-los, posso garantir que há muito material bacana neles. Sono da Razão é o meu blog literário. Nele o internauta vai encontrar comentários sobre livros diversos, pensamentos, informações sobre as minhas publicações e alguns contos de minha autoria.
Já o B Movie Box Car Blues contém inúmeras resenhas, pôsteres, e informações sobre as obras e os personagens que transformaram o cinema B em história. Ele também é a “casa oficial” do “Cemitério perdido”.

Ademir Pascale: Em parceria com o escritor e editor Duda Falcão, vocês criaram a Editora Argonautas (argonautaseditora.wordpress.com). Fale mais sobre a proposta da editora e futuros lançamentos.

Cesar Alcázar: A Argonautas é uma editora voltada para a Literatura Fantástica. Carregamos essa bandeira com orgulho. Procuramos explorar gêneros menos conhecidos, como “Espada e Feitiçaria” e “Weird Western”.
Temos três títulos programados para o primeiro semestre de 2012, incluindo aí meu livro solo. Também já anunciamos o lançamento da antologia “Passado Imperfeito” para a 1ª Odisseia de Literatura Fantástica.

Ademir Pascale: Poderia falar mais sobre o livro “Passado Imperfeito” e seus participantes?

Cesar Alcázar: “Passado Imperfeito” é um projeto bastante interessante por apresentar uma visão bem diferente de personagens marcantes do passado do Brasil. Mas não se trata de um livro de História Alternativa. Acho que os autores convidados para essa antologia estão enfrentando um belo desafio. São eles: Daniel Borba (também responsável pela revisão), Ademir Pascale (idealizador e organizador do projeto), Christian David, Tibor Moricz, Luciana Fátima, Marcelo Bighetti (também responsável pela capa e diagramação), Mariana Albuquerque, Estevan Lutz, Nikelen Witter e Duda Falcão. Um ótimo time!

Ademir Pascale: A Editora Argonautas está organizando a 1ª Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre. Como estão os preparativos para este grande evento?

Cesar Alcázar: Estão andando a todo vapor! Já são mais de quarenta nomes confirmados para os painéis e sessões de autógrafo, além das oito editoras que estarão expondo seus livros. Estamos apenas aguardando algumas últimas confirmações para definir temas de painéis, horários, etc... Depois disso, iremos fazer o anúncio oficial dos participantes. E em breve o site http://odisseialitfan.wordpress.com terá sua cara definitiva.

Ademir Pascale: Quais dicas você daria para os novos autores?

Cesar Alcázar: Sou um autor anárquico e indisciplinado. Até tenho um pouco de receio em dar dicas, pois poderia parecer algo do tipo “faça o que digo, não faça o que faço”. Portanto, o único conselho que posso dar aos novos autores é o seguinte: leia muito (mas leia bem, com atenção)! E não esqueça de explorar diversos gêneros e estilos, não se detenha apenas no que você gosta mais. Não há nada que ajude mais um escritor do que isso.

Perguntas Rápidas:

Um livro: “O livro de Areia”, de Jorge Luis Borges.
Um(a) autor(a): Robert E. Howard.
Um ator ou atriz: Warren Oates.
Um filme: “Meu ódio será sua herança” (The Wild Bunch), dirigido por Sam Peckinpah.

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Cesar Alcázar: Eu gostaria de agradecer pela oportunidade de falar sobre os meus trabalhos. Espero que os leitores dessa entrevista tenham o mesmo prazer que tive ao respondê-la.

CLIQUE SOBRE A CAPA

Sagas - Espada e Magia, V1 - Vários autores

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Cesar Alcázar
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2011