ENTREVISTA COM O ESCRITOR DOUGLAS ERALLDO

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor Douglas Eralldo.
 (06/04/11)

CONHEÇA O BLOG O DESEJO DE LILITH. CLIQUE AQUI

 

Douglas Eralldo - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Quais foram as suas principais influências e o seu início para o meio literário?

Douglas Eralldo: Sempre estive envolto a produção de textos, principalmente em colunas e artigos publicados em jornais. Comecei com poemas, sendo meu primeiro trabalho impresso em livro, em 2001. Esta vontade por um tempo andou adormecida, e neste meio tempo tive um conto publicado na antologia noctâmbulos da Andross, graças aos textos publicados na internet. Apenas no Recanto das Letras são mais de 200 textos publicados entre 2006 e agora. Quanto a influências, o que me despertou o gosto pela leitura foram os livros da Coleção vagalume, que me eram acessíveis através da escola já que onde moro não tem livrarias. Considero Xisto um dos grandes personagens da literatura juvenil brasileira, como da mesma forma não fujo de clássicos como O cortiço, alias, sempre achei João Romão, uma cara muito “safo”.

Ademir Pascale: Breve você lançará Morgan: O Único, pela Literata. O livro mostra ser diferente, pois é narrado por um zumbi. Fale para os nossos leitores como foi a ideia inicial para a construção da obra.

Douglas Eralldo: Bem isto é curioso. O argumento do livro foi sendo elaborado durante os 15 minutos de caminhada entre o trabalho e minha casa. Pensamentos como, “E se me tornasse um zumbi, como seria?”... Está foi a idéia propulsora da estrutura. Quando cheguei em casa tinha um personagem, um enredo, então sobrou-me a tarefa de escrevê-lo. O fiz com rotina e disciplina, escrevendo um capítulo por dia.

Ademir Pascale: Já tem data marcada para o lançamento? Os interessados já conseguirão comprá-lo na pré-venda?

Douglas Eralldo: Sim. Nossa previsão de lançamento é para o dia 13 de maio. Através do meu blog, o Listas Literárias, e no blog oficial do livro já iniciamos a pré-vendas do livro. Após o lançamento, os leitores além deste sites, poderão adquiri-los pelo site da editora, e outros meios que a Literata disponibiliza.

Ademir Pascale: Poderia destacar uma frase da obra exclusivamente para os nossos leitores?

Douglas Eralldo: “Não! Não pensem em qualquer nome ou prejulguem desafetos como possíveis suspeitos, pois segundo a vítima o criminoso passa por uma peculiar situação: ele está morto!..."

Ademir Pascale: Se você fosse indicar uma trilha sonora para o livro Morgan: O Único, qual seria?

Douglas Eralldo: Rock and Roll. Não importa, pode ser Gun’s, Iron Maiden, Led Zeppelin... Tanto faz, mas tem de ser um bom rock. Aliás, o livro foi escrito ouvindo muito rock.

Ademir Pascale: Além de escritor, você também é editor do movimentado blog Listas Literárias (listasliterarias.blogspot.com). Fale mais sobre ele, como seu diferencial entre outros blogs literários, etc.

Douglas Eralldo: Bom o “Listas” nasceu de uma necessidade de ocupar a mente com algo que me desse prazer. Então num belo dia criei um blog, fiz a primeira lista, com detetives, e no dia seguinte o link fora aprovado no Ueba, e tinham mais de 1.000 leitores. Cara aquilo me animou, para dar continuidade falando de literatura de uma forma diferente, ou não, afinal listas me soam tão clichês. Mas de qualquer forma muito amadas. E são muitas delas, variadas, e que abordam todo o tipo de gênero, o que me permite pensar que o diferencial esta justamente aí: A variedade. O Listas Literárias tem conteúdo tanto para quem gosta de horror, como quem gosta de romances. Isto é diferente, na minha opinião.

Ademir Pascale: Quais dicas daria para os novos escritores?

Douglas Eralldo: Essa é uma tarefa complicada. Sempre digo que cada um terá sua receita para vencer numa carreira que é difícil e concorrida. O Ideal é pesquisar como as coisas funcionam, saber como foi para outros escritores, e tentar sua própria forma de alcançar seus sonhos. Aliás, nunca desistam dos sonhos, mas tenham em mente que até chegarmos a ele é necessário muito, mas muito trabalho.

Ademir Pascale: Existem projetos em pauta?

Douglas Eralldo: Meu foco será todo centrado na divulgação do livro a partir de seu lançamento, mas mantendo minhas outras atividades, entre elas, conquistar mais coisas boas para o meu blog. Aliás, estamos analisando junto com a Literata algumas novidades em parceria com o Listas Literárias visando apoiar a publicação de novos autores.

Perguntas Rápidas:

Um livro: A Batalha do Apocalipse – Da queda dos anjos ao Crepúsculo do Mundo
Um(a) autor(a): Arthur Conan Doyle
Um ator ou atriz: Tom Hanks
Um filme: Forrest Gump
Um dia especial: 365 de cada ano
Um desejo: Ser reconhecido como escritor

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Douglas Eralldo: Primeiramente agradecer pelo espaço, e parabenizá-lo por sua militância em prol da literatura. Por fim convidar os leitores a conhecerem um zumbi único. Morgan tem defeitos e virtudes como qualquer ser humano e sua jornada certamente além de alguns sustos, promoverá reflexões.  

CLIQUE SOBRE A CAPA

Morgan: O Único - Douglas Eralldo

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Douglas Eralldo
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2011