ENTREVISTA COM O ESCRITOR ANDRÉS CARREIRO

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor Andrés Carreiro.
 (26/01/11)

CONHEÇA O BLOG O DESEJO DE LILITH. CLIQUE AQUI

 

Andrés Carreiro - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Quais foram as suas principais influências e o seu início para o meio literário?

Andrés Carreiro: Acredito que minha real iniciação no mundo literário tenha acontecido por volta dos 13 anos, quando descobri alguns livros sobre alienígenas que “habitavam” as estantes de minha casa. Apesar de serem livros polêmicos e pouco confiáveis, posso dizer que foi neles que comecei a dar meus primeiros passos. Depois disso, com os anos, diversifiquei minha gama de gêneros e descobri verdadeiros tesouros da literatura. Neste processo, derrubei vários preconceitos literários, lendo de tudo um pouco. Quando entrei para a faculdade e fui “obrigado” a escrever de fato, descobri o prazer do ofício em si, desde que fosse feito com total liberdade, coisa que os meios acadêmicos não permitem muito. A grande questão, depois desta “libertação” do academicismo, era sobre o que escreveria? Derrubei mais alguns preconceitos e descobri que a literatura fantástica seria um bom gênero para ser explorado. Assim nasceu meu livro de estréia A Essência do Dragão.

Ademir Pascale: Recentemente você lançou o livro A Essência do Dragão (Novo Século). Como foi a ideia inicial para construção da obra e como está sendo a receptividade do público leitor?

Andrés Carreiro: Acho que os primeiros rudimentos da história começaram em 2005. Foi um desenho bobo que fiz (um dragão), e nele tive a primeira inspiração. Depois, amadureci a ideia durante um ano e comecei de fato a escrevê-la. Procurei elaborar alguma coisa que fugisse do convencional. Queria reuni ciência, ficção, fantasia, tudo numa obra só e que esta não fosse uma história “vazia” ou clichê. Também tentei conversar, em forma de alegoria, sobre problemas provocados por um senso comum enraizado, principalmente sobre evolução, mecanismos sociais, simbolismo, etc. Digo que A Essência do Dragão pode ser lido de duas maneiras. Uma delas é a própria história, como uma aventura sci-fi fantasiosa. A segunda seria o que está por trás da “roupagem”. Minhas inspirações, experiências e a mensagem que a obra procura passar. Em relação à receptividade, tem sido muito boa, e de maneira geral muito recompensadora. Aos poucos as pessoas estão conhecendo o livro e gostando da ideia. Espero que continue assim (risos).

Ademir Pascale: Se você fosse indicar uma trilha sonora para o livro A Essência do Dragão, qual seria?

Andrés Carreiro: Talvez uma mistura das trilhas sonoras do Senhor dos Anéis, Blade Runner e Gladiador. Difícil, não sou muito bom com música (risos).

Ademir Pascale: Você poderia destacar uma frase da obra para os nossos leitores?

Andrés Carreiro: “Em momentos de profunda crise e desespero, às vezes somos colocados em situações desvinculadas de nossas rotinas. Situações estranhas que nos colocam à prova, e delas a verdadeira essência do ser é demonstrada. Nestes momentos, a verdade surge nua e crua, sem maquiagem ou ornamentos. O caráter construído será levado ao seu mais profundo desafio e, perante esses momentos, descobre-se se foi moldado com argila crua, vulnerável a qualquer intempérie, ou do mais bem concebido titânio, resistente e sólido. A constituição cultural, os princípios e as filosofias de um ser serão colocados à prova nessas situações extremas e o resultado disso dará o aval do que é verdadeiro no universo simbólico de uma criatura provida de inteligência.” Pág. 293

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir o seu livro?

Andrés Carreiro: Há um link no meu blog com a lista de livrarias e locais onde se pode adquirir uma cópia de A Essência do Dragão: Ressurreição. Aqui está: aessenciadodragao.blogspot.com/p/onde-comprar.html

Ademir Pascale: Você já está trabalhando na continuação da saga?

Andrés Carreiro: Sim. Estou aproximadamente na metade do segundo volume (que terá o título de Ciclos) e depois escreverei o terceiro (Evolução). Pra quem leu Ressurreição, veremos o que acontecerá neste novo mundo desencadeado no primeiro. Será um livro mais dinâmico, já que as bases já foram plantadas no primeiro.

Ademir Pascale: Além da continuação da saga existem outros projetos em pauta?

Andrés Carreiro: Tenho alguns projetos de contos em antologias e uma nova saga, totalmente diferente do que fiz em A Essência do Dragão. Nesta nova saga, que será sobre magia, tentarei fazer algo novo. Vamos ver no que vai dar (risos). Mas primeiro terminarei a saga de A essência do dragão para não haver pendências.

Ademir Pascale: Como os interessados poderão saber mais sobre Andrés Carreiro?

Andrés Carreiro: No meu blog (aessenciadodragao.blogspot.com) tem alguma coisa sobre mim, e um amigo escritor disse que sou muito parecido com o personagem principal de A Essência do Dragão (risos), o Tlüogodärami.

Perguntas Rápidas:

Um livro: Reparação (Ian McEwan)
Um(a) autor(a): Fiodor Dostoievski
Um ator ou atriz: Clint Eastwood
Um filme: O Pianista (Roman Polanski)
Um dia especial: O dia do lançamento do livro A Essência do Dragão (risos).
Um desejo: Continuar nesta jornada fantástica que é ser escritor, sempre aprendendo e evoluindo.

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Andrés Carreiro: Gostaria de agradecer a você, Ademir, pela entrevista e a oportunidade de falar um pouco sobre o livro. Para os amigos leitores, deixo sempre a mesma frase: Espero que ao lerem A Essência do Dragão: Ressurreição, vocês gostem do universo que criei do mesmo jeito que eu tive prazer em escrevê-lo. Sejam bem-vindos ao mundo dos dragões.

CLIQUE SOBRE A CAPA

A Essência do Dragão - Andrés Carreiro

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Andrés Carreiro
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2011