ENTREVISTA COM O ROTEIRISTA E DESENHISTA
JONATAS TOBIAS

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o roteirista e desenhista Jonatas Tobias.
 (23/10/10)

CONHEÇA O LIVRO O DESEJO DE LILITH. CLIQUE AQUI

 

Jonatas Tobias - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Para iniciarmos, gostaria de saber quais foram as suas principais influências e o seu início para as ilustrações e HQs.

Jonatas Tobias: Sempre gostei muito de quadrinhos, desenho animado e videogame. Acho que uma coisa foi levando a outra, e logo queria poder desenhar minhas próprias histórias. Comecei na área na editora Brainstore, que na época publicava a linha de quadrinhos da Vertigo no Brasil. Fiz de tudo um pouco lá, diagramação, letreiramento, colorização... mas queria mesmo era ilustrar. Quando sai de lá em 2000 fui pra uma outra editora e comecei a ilustrar revistas de passatempos pra criança. De lá em diante comecei a trabalhar como ilustrador.

Os quadrinhos sempre foram uma paixão, e apesar de trabalhar no meio, nunca tinha tido a oportunidade de produzir uma história inteira. O Cogumelos ao Entardecer é meu primeiro trabalho publicado como ilustrador de quadrinhos, mas se depender de mim mais virão pela frente.

Sobre minhas influências é até difícil de falar, é muita coisa, rs.... Acho que entre os principais estão Frank Frazetta, Akira Toriyama, Uderzo, Gustav Doré, Akihiro Yamada, Chris Bachalo, Humberto Ramos...

Ademir Pascale: Como surgiu a ideia inicial para a criação do álbum Cogumelos ao Entardecer (Devir)?

Jonatas Tobias: Bom, a idéia inicial foi uma daquelas “idéias de prancheta” sabe? Entre um trabalho e outro fiz um rascunho de um menininho andando no meio de um monte de cogumelos, achei bacana e pensei, - putz isso podia virar uma história. Fiz mais alguns esboços e guardei.
Nessa mesma época eu estava pra concluir a faculdade e queria fazer uma hq como trabalho de graduação, resgatei os esboços que tinha feito e em cima deles desenvolvi o argumento da história.

Ademir Pascale: Ao ler Cogumelos ao Entardecer, além das magníficas ilustrações, pude perceber um roteiro muito bem escrito. No seu caso, você foi o roteirista e desenhista. É mais fácil construir uma HQ sozinho do que em dupla, sendo um roteirista e um desenhista?

Jonatas Tobias: Acho que os dois jeitos tem seus prós e contras. Trabalhando sozinho você acaba tendo a liberdade de fazer praticamente o que quiser, mas ao mesmo tempo fica um pouco sem parâmetro se está no caminho certo ou não. Em dupla fica mais fácil porque você tem com quem conversar e discutir as idéias. No caso dos Cogumelos, eu acabei fazendo sozinho porque eu já tinha a história meio pronta, mas se eu fosse começar hoje, do zero, eu iria procurar um parceiro, afinal duas cabeças pensam melhor que uma.

Ademir Pascale: A sua HQ é magnífica e no meu ponto de vista todos deveriam conhecê-la, principalmente nas escolas. Já existe uma ação de marketing para divulgar ainda mais o produto?

Jonatas Tobias: Nossa obrigado, rs...
Durante o processo eu pensei muito nisso, em tentar achar uma saída pra divulgar em escolas. Tive algumas idéias mas ainda não consegui fazer nada nesse sentido.

Ademir Pascale: Acredito que Cogumelos ao Entardecer seja uma das possíveis aventuras dos garotos protagonistas Knox e Arroba. Você já pensa em escrever outra HQ com os garotos?

Jonatas Tobias: Com certeza. Já pensei em várias histórias, e em vários formatos. Inclusive com novos personagens. Em breve quero conseguir colocar algumas páginas com histórias curtas no site do projeto (www.cogumelosaoentardecer.com.br) e ver se funciona também. Quero muito continuar.

Ademir Pascale: No meu ponto de vista, se Cogumelos ao Entardecer virasse filme, seria tão bom quanto O Senhor dos Anéis. Você já pensou nisso?

Jonatas Tobias: Nossa, tão bom quanto o Senhor do Anéis eu acho impossível... embora fique muitíssimo lisonjeado com a comparação, rs...
Tolkien é obviamente uma referencia no meu trabalho, li o Senhor dos Anéis com 14 anos e pra mim continua sendo o clássico dos clássicos. Acho muito difícil que alguma história chegue perto de todo imaginário que ele criou.

Sobre um filme, já pensei no assunto, mas nunca imaginei a história em um formato live action.
Acho que como animação o material poderia funcionar bem. Ou mesmo como série animada.
Seria super bacana se rolasse a oportunidade de desenvolver isso. Quem sabe no futuro...

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

Jonatas Tobias: Idéias para projetos tem um monte, rs .... mas nenhum em andamento agora. Quero poder promover legal o Cogumelos e ver o que vai acontecer.

Perguntas Rápidas:

Um livro: O Senhor dos Anéis
Um(a) autor(a): Robert E. Howard
Um ator ou atriz: Michael Emerson
Um filme: Kill Bill
Um dia especial: A primeira tarde que eu joguei um rpg
Um desejo: Viver dos meus projetos

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Jonatas Tobias: Queria muito agradecer Ademir, o espaço e a oportunidade de estar conversando com pessoas, que como eu, vivem com um pé em outras dimensões.

CLIQUE SOBRE A CAPA

Cogumelos ao Entardecer - Jonatas Tobias

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Jonatas Tobias
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2010