ENTREVISTA COM O ESCRITOR ÁLVARO DOMINGUES

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor Álvaro Domingues.
 (20/09/10)

CONHEÇA O LIVRO O DESEJO DE LILITH. CLIQUE AQUI

 

Álvaro Domingues - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Primeiramente agradeço por ceder a entrevista. Gostaria de saber quais foram as suas principais influências e o seu início para o meio literário.

Álvaro Domingues: Creio que minha principais influências foram Ray Bradbury e o seriado Além da Imaginação, que via quando era criança. Mas recentemente Neil Gaiman, Lovecraft e Michael Ende estão entre os autores que mais me influenciaram.

Meu inicio na literaratura foi no Fanzine Sommium, nos anos 80, quando iniciei no Clube dos Leitores de Ficção Científica. Antes escrevia apenas artigos técnicos, nas revistas Nova Eletrônica, Microhobby e MSX Micro

Ademir Pascale: Como e quando surgiu a ideia do Blog do Pai Nerd (blogdopainerd.blogspot.com) do qual você edita?

Álvaro Domingues: O Pai Nerd surgiu em janeiro de 2008 como uma coluna do site Homem Nerd, editado por meu filho Guilherme. Tudo começou com uma matéria sobre a série “O Prisioneiro”, depois surgiram outras e meu filho criou a coluna. Quando site foi desativado, os principais colaboradores “seguiram carreira solo”. E o blog esta aí. Sua principal função é divulgar a FC e fantasia, sobretudo nacional.

Ademir Pascale: Sombras e Sonhos (Balão Editorial, 2010) é o seu livro de estreia composto por contos, minicontos e uma poesia. Fale para os nossos leitores como foi o processo de criação da obra e como está sendo a receptividade do público.

Álvaro Domingues: Os textos foram escritos em várias épocas e por isso tem vários processos de criação. Por exemplo, “À nossa imagem e semelhança” nasceu após uma pesquisa sobre Inteligência Artificial para a revista Microhobby. O conto “E Se...” nasceu após eu ter lido um livro sobre um teste projetivo de psicologia chamado “O teste dos três personagens” onde pensei “E se todos os três personagens fossem o mesmo?”. Muitos dos contos, sobretudo os micro e minicontos, e o poema forma escritos para atender exercícios de criação em grupos de discussão de literatura: Com-texto, Com a sua permissão e Fábrica de Sonhos. E o conto Sublime foi a dramatização de um sonho que minha esposa, Lurdes, teve.

Ademir Pascale
: Como os interessados deverão proceder para adquirir o seu livro?

Álvaro Domingues: O livro está disponível na Moonshadows, na Livraria Cultura, na Banca 2000 e na Comix.

Ademir Pascale: Notei que você tem um ótimo domínio na criação de minicontos, um gênero ainda não muito aceito por alguns escritores nacionais do fandom, e já ouvi de tudo referente ao assunto, como autores preguiçosos que curtem escrever pouco até palavras de baixo calão vindas de um escritor. Como um dos incentivadores do gênero no Brasil com o TerrorZine: Minicontos de terror, ezine que publico regularmente e gratuitamente em formato pdf com a escritora Elenir Alves e colaboração de alguns escritores, me senti abismado, tanto pela falta de conhecimento dos escritores que acham preguiçosos os que escrevem minicontos, como a falta de respeito com o gênero. Afinal, como disse o próprio Roberto Causo no prefácio do seu livro Sombras e Sonhos, escrever minicontos não é uma tarefa fácil, é um trabalho árduo conseguir passar uma ideia e contar uma história coerente em tão poucas linhas. E você, qual a sua opinião referente ao assunto?

Álvaro Domingues: No miniconto exerce-se o poder de síntese. É uma grande satisfação escrevê-los, pois o autor tem que criar num pequeno texto um grande impacto. E isso certamente demanda uma boa dose de imaginação e técnica. É comparável a fazer poesia e em especial, hai cais.

Ademir Pascale: Qual a sua visão sobre o mercado editorial brasileiro? Está sendo fácil publicar ou ainda existem barreiras?

Álvaro Domingues: Têm aparecido muitas editoras apostando no Fantástico e na Ficção Científica e começa-se a sentir um pequeno crescimento nas publicações e no público, mas ainda não há uma massa crítica que crie um boom. Entre elas, há editoras de antologias, algumas em regime de cooperativa, outras, cobrando dos autores outras editando da maneira convencional. Há uma controvérsia do fandom em relação à qualidade destas antologias pagas ou em cooperativa, mas não deixa de ser uma alternativa. Porém, se o candidato a escritor optar por este caminho, é bom conhecer os trabalhos anteriores desta editora e se há uma preocupação na seleção dos trabalhos que comporão o volume.

Ademir Pascale: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?

Álvaro Domingues: Leiam muito, sobretudo no gênero em que pretendem escrever, sem descuidar de outros gêneros e do chamado mainstream. Quando decidirem escrever sobre um tema, pesquisem sobre ele. Estejam antenados com o momento em que vivem (mesmo se for falar de um futuro longínquo, ou de um passado alternativo, você e seus leitores vivem no aqui e agora). Escrevam muito e, antes de darem a cara pra bater, mostrem seu texto a um leitor beta, para criticá-lo (não vale a mãe, que só vai falar bem, nem o cunhado que só vai falar mal).

Ademir Pascale: Quando poderemos contemplar novas obras de Álvaro Domingues?

Álvaro Domingues: Estou escrevendo um romance e reunindo outros contos creio que em 2011 teremos alguma surpresa.

Perguntas Rápidas:

Um livro: Avalovara, de Osman Lins
Um(a) autor(a): Ray Bradbury
Um ator ou atriz: Leonard Nimoy
Um filme: Blade Runner
Um dia especial: O dia que ganhei a primeira eleição do Centro de Estudos de Eletricidade da FEI
Um desejo: Publicar um romance.

Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Álvaro Domingues
: Preste atenção nos seus sonhos. Eles tem algo a lhe dizer.

CLIQUE SOBRE A CAPA

Sombras e Sonhos - Álvaro Domingues

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com - www.twitter.com/ademirpascale
Entrevistado: Álvaro Domingues
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2010