ENTREVISTA COM O ESCRITOR F. FERNANDES

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor F. Fernandes.
 (19/05/10)

CONHEÇA O LIVRO O DESEJO DE LILITH. CLIQUE AQUI


 
 F. Fernandes - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Para iniciarmos a entrevista, gostaria de saber quais foram as suas principais influências e como foi o início de F. Fernandes para o meio literário?

F. Fernandes: Sempre me interessei por romances históricos e épicos, principalmente os que têm como pano de fundo a Idade Média. Acredito que as principais influências que tive foram os livros de Bernard Cornwell, Ken Follet , Umberto Eco e J. R. R. Tolkien.
Nunca imaginei que iria escrever um livro. Certo dia uma história começou a se formar em minha cabeça e comentei como o meu amigo e escritor Eduardo Lesnok, autor do livro Santiago de Compostela: um caminho de luz¸ que de pronto me disse para passá-la para o papel. Depois de várias idas e vindas peguei o fio da meada e a partir daí o “vírus” da literatura tomou conta de mim.

Ademir Pascale: Como foi a ideia e o processo inicial na criação da obra Em busca da Vera Cruz: A saga de um templário (All Print)?

F. Fernandes: Eu entendo que o projeto do livro começou há mais de 10 anos, mas naquela época eu não sabia que iria escrever um romance. Deixe-me explicar: desde que li o livro “Templários – os cavaleiros de Deus” de Edward Burmann eu fiquei fissurado por esses personagens controversos que em um pouco menos de duzentos anos passaram de heróis a vilões. E não parei por aí. Cada vez mais fui buscando informações sobre eles a ponto de conhecer os principais lugares templários de Portugal. Certo dia eu tive um sonho onde três cavaleiros observavam uma caravana e entre eles, estava muito claro para mim, havia um templário. Foi então que surgiu a idéia de iniciar um romance, misturando as minhas tradições familiares portuguesas e a aventura de um cavaleiro da Ordem do Templo. O próximo passo foi sentar em frente ao computador e com alguma inspiração e muita transpiração entrar de passageiro na história. Isso é muito interessante, ser passageiro da história. Certa ocasião senti que o livro não estava mais em minhas mãos e que ele adquirira força própria, ao ponto de me direcionar, ao invés de ser direcionado. Isso, entendo, foi a parte mais interessante do processo de criação.

Ademir Pascale
: Qual seria a trilha sonora ideal para o seu romance?

F. Fernandes: A trilha sonora do filme 1492 – A conquista do paraíso – Vangelis.

Ademir Pascale: Fale mais sobre o livro e as maneiras de como os leitores interessados poderão adquiri-lo.

F. Fernandes: Em busca da Vera Cruz: a saga de um Templário é um romance histórico que passa durante a Terceira Cruzada, a Cruzada dos Reis. Durante o ataque do rei Ricardo Coração-de-Leão às tropas do sultão Saladino uma relíquia sagrada do cristianismo desaparece. Entra então em cena o cavaleiro Elísio de Lamego, um Templário recém chegado à Palestina para a ajuda na reconquista de Jerusalém, que fica encarregado de recuperar o objeto sagrado. A partir daí a história se desenrola em uma mescla de ação, aventura e romance. Em meio a toda a ação, Elísio conhece a bela princesa Samira e, contrariando as regras de sua ordem, ele se apaixona por ela e descobre uma mulher forte e corajosa com princípios muito parecidos com os seus.
O livro só está sendo vendido pela internet nos sites da Livraria Cultura, Submarino, Cia dos Livros e nos site da editora All Print.

Ademir Pascale: Quais foram as suas impressões e como foi a sua participação na coletânea No Mundo dos Cavaleiros e Dragões (All Print)?

F. Fernandes: E ainda não havia participado de nenhuma coletânea e achei uma ótima maneira para a divulgação do meu trabalho. Então apresentei o conto Guan – o dragão do mar que foi aprovado e aí foi só esperar o livro sair do forno.
O resultado foi muito bom e extremamente profissional. A capa ficou fantástica e a diagramação de muito bom gosto.
Mas o que achei mais importante foi a possibilidade de conhecer outros autores e a partir daí poder trocar experiências e conhecimento.

Ademir Pascale: No seu ponto de vista, como está o mercado editorial brasileiro na publicação de autores nacionais e qual a reação dos leitores com essas obras?

F. Fernandes: Entendo que o mercado nacional está aquecido. Não sei se é impressão minha, mas nunca vi tantos livros nacionais sendo lançados ao mesmo tempo.
Acho que o público está começando a quebrar alguns preconceitos e se interessando mais pelos “filhos da terra brasilis”. Um bom exemplo é o autor André Vianco que antes da “moda” dos vampiros já tinha vendido mais de 100 mil cópias e cujas novos lançamentos saem com uma tiragem de 15.000 exemplares.

Ademir Pascale: Como os interessados poderão saber mais sobre você e os seus trabalhos?

F. Fernandes: Eles podem acessar o site www.embuscadaveracruz.com.br ou entrar em contato pelo e-mail contato@ffernandes.net.

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

F. Fernandes: Existem sim. Estou na fase de estudos para iniciar um novo projeto juntamente com o meu amigo e também escritor Eduardo Lesnok. Paralelamente estou me dedicando à pesquisa da história fantástica de um membro da minha família que com certeza dará uma ótima biografia. Quero também fazer uma continuação para o “Em busca da Vera Cruz: a saga de um Templário”.

Perguntas Rápidas:

Um livro: O nome da rosa – Umberto Eco.
Um(a) autor(a): J. R. R. Tolkien.
Um ator ou atriz: Sean Connery.
Um filme: Indiana Jones e a Última Cruzada.
Um dia especial: 17/07 – dia de meu casamento.
Um desejo: Pode ser mais de um? Ter um filho(a) e fazer um livro meu virar best seller.
Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?

F. Fernandes: Parabéns pelo seu nível de profissionalismo e da qualidade das obras que você organiza.

CLIQUE SOBRE A CAPA PARA ADQUIRIR A OBRA

Em Busca da Vera Cruz: A Saga de um Templário - F. Fernandes

 

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com
Entrevistado:  F. Fernandes.
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2010