ENTREVISTA COM O ESCRITOR FELIPE COLBERT

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor Felipe Colbert.
 (18/04/09)

REVISÃO DE TEXTOS - ANÁLISE TEXTUAL - DICAS E LEITURA CRÍTICA


 
Felipe Colbert - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Como foi o início e as principais influências de Felipe Colbert para o meio literário?

Felipe Colbert: O início foi como o de todo leitor em potencial, o sonho de escrever e publicar sua obra. Sempre gostei de suspenses literários, devo ter lido em minha juventude quase toda a obra de Agatha Christie, embora não tenha seguido sua influência. Não envolvo tanto mistério em meu primeiro livro, e sim, uma boa dose de suspense e ação ininterrupta. Fica muito difícil eu comparar meu estilo literário a de outros autores, porque acho que tirei um pouquinho de cada obra que li e admirei.

Ademir Pascale: Como foi o processo de criação e enredo da sua obra “A entrevista ininterrupta” (Novo Século)?

Felipe Colbert: O filete do enredo veio de repente. Lembro que estava dirigindo quando surgiu a idéia, e assim que parei o carro, anotei em meu celular para não esquecer. Ficou rondando em minha cabeça por algum tempo. Durante este período, fui amadurecendo a estória, os personagens, o ambiente. É lógico que muita coisa mudou durante o processo da escrita, mas a idéia original está lá, foi mantida desde o início.

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir um exemplar da sua obra autografada?

Felipe Colbert: Basta entrar no meu blog (www.felipecolbert.blogspot.com) e preencher o formulário. Depois disso, entro em contato e finalizo o pedido. Todos os leitores recebem o livro com dedicatória e marcador de páginas personalizado.

Ademir Pascale: Você saiu do Rio de Janeiro para morar em São Paulo. No seu ponto de vista, é mais fácil encontrar editoras, publicar e divulgar um livro em nosso estado ou não existe diferença?

Felipe Colbert: Eu acredito que não exista diferença entre as cidades, e sim, entre Regiões. O eixo Rio-São Paulo concentra a maioria das editoras, e o deslocamento acaba se tornando mais fácil. Porque você tem que conhecer a Editora e o editor pessoalmente, bem antes de assinar um contrato. A visita deve acontecer no processo de negociação, para não ter arrependimentos posteriores.

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

Felipe Colbert: Sim. Já iniciei um novo livro. Pretendo seguir a linha suspense, misturado com show business. Vou focar minha carreira nisso. Porém, não devo publicar antes de 2010.

Ademir Pascale: Quais são as dicas que você daria para os novos escritores que desejam publicar os seus textos em uma editora?

Felipe Colbert: São muitas, desde o momento em que se escreve até a divulgação da obra. Se fosse resumir, eu diria: escreva sem pressa, procure bons profissionais para avaliar seu texto antes de encaminhá-lo as Editoras (principalmente uma leitura crítica), e finalmente, deixe a Editora tomar as rédeas do projeto. Eles vivem de vender livros, então sabem exatamente o que devem fazer. E depois de publicar a obra, não se esqueça: faça também a sua divulgação pessoal.

Ademir Pascale: Qual é a sua visão do mercado editorial brasileiro? Está sendo fácil publicar?

Felipe Colbert: Não, não é fácil, mas também não é impossível. Existem basicamente dois caminhos para se publicar uma obra: por demanda ou cair “nas graças” de uma Editora. Eu procuro ajudar sempre os que me perguntam como eu consegui publicar meu livro, dando dicas por e-mail, Orkut ou pelo meu blog. Agora, publicar é só o primeiro passo. O sucesso e tudo mais dependerão da sua competência e insistência. Mas isso vai vir com o tempo, só mesmo emplacando uns três ou quatro livros com boa vendagem no mercado.

Ademir Pascale: Existem mais prestadores de serviços do que editoras comerciais que buscam a publicação de novas obras ou vice-versa?

Felipe Colbert: O problema maior é que são poucas editoras assumindo o risco de publicar novos autores. A maioria só publica Best-sellers com alta vendagem no exterior. Isso abre espaço para quem presta serviços. Considero uma boa alternativa para quem pode bancar seu projeto, desde que esses profissionais sejam sérios e competentes. Acho que fica mais fácil chegar numa grande editora com um livro já publicado, mesmo que tenha sido sob demanda. Mas o grande problema fica por conta da distribuição dos livros. É aí que o projeto desanda, e não conheço nenhum profissional que efetue este serviço com presteza.

Ademir Pascale: Onde os interessados poderão saber mais sobre Felipe Colbert?

Felipe Colbert: Procurem-me no blog ou no Orkut. Não sou tão difícil de encontrar... e atendo a todos com o mesmo carinho e atenção!

Perguntas Rápidas:

Um livro: Sobre Meninos e Lobos (Mystic River)
Um(a) autor(a): João Ubaldo Ribeiro
Um ator ou atriz: Sean Penn
Um filme: O Poderoso Chefão
Um dia especial: O nascimento do meu filho
Um desejo: Não ser esquecido

Ademir Pascale: Desejo-lhe muito sucesso. Um grande abraço.

Felipe Colbert: Obrigado a todos!  

CLIQUE SOBRE A CAPA PARA ADQUIRIR A OBRA

 A Entrevista Ininterrupta -
Felipe Colbert    

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com
Entrevistado: Felipe Colbert.
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2009