ENTREVISTA COM O ESCRITOR MÁRSON ALQUATI

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor Márson Alquati.
 (08/03/09)

REVISÃO DE TEXTOS - ANÁLISE TEXTUAL - DICAS E LEITURA CRÍTICA


 
Márson Alquati - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Primeiramente, agradeço por ceder esta entrevista. Para iniciarmos, gostaria de saber como foi o início de Márson Alquati para o meio literário.

Márson Alquati: Antes de falar de mim ou da minha obra, eu gostaria de agradecer, Ademir, pela oportunidade de divulgar o meu trabalho e por você ser este incansável guerreiro, cuja luta em prol da arte e da cultura, além de abrir as portas para autores iniciantes como no meu caso, contribui sobremaneira para o fomento do gosto pela leitura que, a meu ver, é a grande arma com que conta a humanidade para reencontrar o seu caminho rumo à Paz Universal e à Perfeição Espiritual. Quanto ao meu início no meio literário, aconteceu de forma inusitada, meio sem querer, pois apesar de eu ter adquirido o gosto pela leitura muito precocemente (desde os nove, dez anos de idade mantenho o costume de “devorar”, em média, um livro por semana), jamais cogitei a hipótese de um dia me tornar o autor de uma história, quanto mais de um livro. Mas eis que, em 2006 fui nomeado Técnico do Tesouro do Estado do RS e lotado em uma cidade distante cerca de trezentos quilômetros do local onde residia, de modo que toda a semana precisava suportar doze horas dentro de um ônibus (seis para ir e seis para voltar). Durante uma dessas longas e intermináveis viagens passou pela minha cabeça a ideia de escrever um conto e, para passar o tempo, comecei a rabiscar em minha agenda os primeiros esboços do que depois viria a se tornar não um conto, mas um livro. Acontece que com o passar do tempo e sucessivas viagens ulteriores, descobri que aquilo que eu desejava contar jamais caberia em um único volume, de modo que surgiu a ideia de uma trilogia. E assim, nos desconfortáveis assentos de um ônibus, nasceu a saga dos Anjos de “Ethernyt”!

Ademir Pascale: Poderia nos falar um pouco sobre a sua obra: “Ethernyt - A Guerra dos Anjos” (Giz Editorial)?

Márson Alquati: Certamente! “Ethernyt” nada mais é senão a reunião de todos aqueles elementos do Universo Fantástico que sempre me fascinaram e atraíram nos livros e filmes, inseridos em uma única estória: aventura, ficção, suspense, ação e terror, onde a História e os mistérios da antiguidade dividem espaço com o advento das religiões, seres místicos, sociedades secretas, seitas de fanáticos, enigmas, mistérios, magia, vida extraterrena, tiroteios, perseguições e batalhas épicas de tirarem o fôlego. Tudo isso, entremeado com muita polêmica e fornecendo respostas às inúmeras questões de cunho filosófico e existencial que desde tempos imemoriais aguçam a curiosidade humana, como por exemplo: quem somos, de onde viemos e para onde vamos? Em suma, “A Guerra dos Anjos” relata a insólita trajetória de um grupo de humanos que, aliados a um verdadeiro exército de Anjos de carne e osso, percorre os quatro cantos do Globo em uma desesperada corrida contra o tempo, na tentativa de impedir Lúcifer e o seu amaldiçoado exército de Demônios de conceberem vida a uma antiga e terrível profecia apocalíptica que, se efetivada, fatalmente poderia conduzir a humanidade ao Armagedon Bíblico e, por conseguinte, ao total extermínio...

Ademir Pascale: Qual foi a sua principal inspiração na criação da obra?

Márson Alquati: Na verdade, “Ethernyt” é o produto de toda uma vida de inspirações, retiradas do conjunto de vivências e experiências somadas ao longo dos meus trinta e poucos anos de idade, dos filmes e livros que mais mexeram comigo. Por isso, cabe-me ponderar que a saga dos anjos alude à perfeita combinação entre Senhor dos Anéis, Indiana Jones, Código da Vinci, Harry Potter, Nárnia, Independence Day, Operação Cavalo de Tróia e Highlander, com pitadas de Bernard Cornwell, Conn Iggulden, Stephen King, André Vianco, Dan Brown, Zecharia Sitchin, J.J. Benítez e Erich Von Daniken. E, mesmo assim, ouso afirmar que “Ethernyt” constitui uma obra ímpar e totalmente diferenciada de tudo o que já foi escrito até hoje.

Ademir Pascale: Onde os interessados poderão adquiri-la?

Márson Alquati: Nas melhores redes de livrarias (Livraria Cultura, Saraiva, etc) e sites de compras (Submarino, etc) do país, ou ainda, através dos seguintes endereços eletrônicos:
Giz Editorial: www.gizeditorial.com.br
Livraria Cultura: www.livrariacultura.com.br
Site Oficial: www.ethernyt.com/onde_comprar.php 

Ademir Pascale: Você pensa em dar uma continuidade para “Ethernyt - A Guerra dos Anjos”?

Márson Alquati: Não só penso como já terminei de escrever o segundo volume da Trilogia Inicial, intitulado: “Ethernyt II – O Exército de Lúcifer” e já estou escrevendo o terceiro, “Ethernyt III – As Sombras do Amanhã”, cujas histórias, apesar de fazerem parte de um todo, são independentes entre si, com início, meio e fim, no que ambos os livros, apesar de interligados e correlacionados, podem ser lidos separadamente. Veja bem, se eu digo “Trilogia Inicial”, é porque tenho em mente outras duas trilogias para a saga de “Ethernyt”, independentes desta primeira e ambientadas em épocas distintas da História Humana. A segunda se passará no longínquo passado e recontará sob uma nova óptica, toda a história do Planeta Terra, desde antes do surgimento do homem até os dias atuais. Já a terceira, será futurista, no melhor estilo ficção científica. Maiores detalhes poderão ser encontrados tanto no Website como no Blog oficiais da saga.

Ademir Pascale: Quando o site www.ethernyt.com e o blog www.ethernyt.blogspot.com  foram ao ar?

Márson Alquati: O site foi ao ar no início de Janeiro de 2009 e o blog no início de Fevereiro. São excelentes ferramentas de divulgação onde o leitor pode conhecer um pouco mais sobre a “Saga dos Anjos”, sobre o autor, futuros lançamentos, curiosidades do mundo literário, lançamentos de outros autores nacionais no gênero Literatura Fantástica e ter acesso aos contos e entrevistas do autor e de outros autores nacionais, além de eficientes canais de comunicação para o leitor entrar em contato direto com o autor, esclarecer dúvidas a respeito da história e expressar as suas opiniões, sugestões e críticas em relação à trama, personagens, cenários e eventos de “Ethernyt”.

Ademir Pascale: Você enfrentou alguma barreira para publicar a sua primeira obra? Caso sim, conte pra gente como foi.

Márson Alquati: No início, eu enfrentei a falta de conhecimento no mercado literário, o que me fez perder bastante tempo e dinheiro com editoras que não publicam o tipo de literatura que me propus a escrever e, depois, o descaso com que algumas das editoras nacionais que publicam este tipo de literatura tratam os autores iniciantes. Mas eu não posso me queixar, pois o destino foi bom comigo, colocando em meu caminho a Giz Editorial e cá estamos...

Ademir Pascale: No seu ponto de vista, qual seria o melhor caminho para um autor em início de carreira?

Márson Alquati: Em primeiro lugar, jamais desistir de seus sonhos, persistir e lutar o tempo que se fizer necessário até ser reconhecido (uma excelente ferramenta para isso é participar sempre que for possível de antologias, dos sites e blogs que publicam contos de autores iniciantes como o Cranik, o Estronho e o Fontes da Ficção e de zines especializados em minicontos como o TerrorZine. O Orkut e o Skoob também são eficientes canais de divulgação). Em segundo lugar, ser humilde e sensato o bastante para reconhecer que não sabe tudo e que a vida é uma escola de constante aprendizado. E em terceiro lugar, ler muito, pois todo grande escritor é antes de qualquer coisa, um grande leitor.

Ademir Pascale: O sonho de todos os escritores: o que seria preciso para um autor sobreviver apenas do seu ofício de escrever?

Márson Alquati: Uma maior conscientização das editoras brasileiras e do próprio público de que a literatura nacional é tão boa, ou melhor, que a estrangeira. E que temos, aqui mesmo em nosso país, excelentes autores, aguardando, tão somente, por uma chance de mostrarem o seu trabalho, o que muitas vezes fica relegado ao esquecimento devido ao pouco caso com que o assunto é tratado. Por isso, parabenizo você, Ademir, o meu editor Ednei Procópio e à Giz Editorial por darem o exemplo e valorizarem a nossa própria cultura ao invés de simplesmente importarem a de outros lugares.

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta? Se sim, quais?

Márson Alquati: Sim, eu tenho outros dois projetos maiores para depois que concluir a “Saga dos Anjos”. O primeiro consiste em escrever uma série voltada aos polêmicos “Deuses da Antiguidade” e o segundo, um livro único sobre a ameaça e os riscos de uma apocalíptica guerra bacteriológica.

Perguntas Rápidas:

Um livro: Série “Operação Cavalo de Tróia”
Um(a) autor(a): J.J. Benítez
Um ator ou atriz: Tom Hanks
Um filme: Trilogia “O Senhor dos Anéis”
Um dia especial: Hoje, pois acredito que devemos levar a vida de modo que todos os nossos dias sejam especiais.
Um desejo: Que a humanidade descubra no prazer da leitura e na sabedoria dos livros, um caminho para a tão sonhada e almejada Paz Universal.

Ademir Pascale: Desejo-lhe muito sucesso em suas empreitadas literárias. Um forte abraço.

Márson Alquati: Só me resta agradecer pela oportunidade e dizer que foi uma tremenda honra ser entrevistado por esse grande artífice da cultura nacional, Ademir Pascale. Muito obrigado, Ademir, e que o sucesso caminhe sempre de mãos dadas com você. Um forte e carinhoso abraço desse seu fã e amigo!  

CLIQUE SOBRE A CAPA PARA ADQUIRIR A OBRA

  Ethernyt - A Guerra dos Anjos - Márson Alquati
   

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com
Entrevistado: Márson Alquati.
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2009