ENTREVISTA COM O ESCRITOR VICTOR MADURO

O Editor do Portal Cranik "Ademir Pascale"  entrevista o escritor Victor Maduro.
 (19/02/09)

DVD'S - CD'S - GAMES ONLINE - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - LIVROS


 
Victor Maduro - Foto Divulgação

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Para iniciarmos, aplico a pergunta padrão que todos gostariam de saber: como foi o início de Victor Maduro para o meio literário?

Victor Maduro: Honestidade? Medonho. Minha primeira “tentativa” de incursão no meio literário foi aos 14 anos, escrevendo num caderninho tilibra, desses menores. A história se passava no futuro, em que os únicos sobreviventes da humanidade, depois de uma guerra nuclear de proporções planetárias, eram os ocupantes de duas naves espaciais que procuravam um novo planeta para repovoar. Eles descobrem esse novo planeta, e começam a construir uma cidade debaixo da superfície, mas no meio das escavações acordam uma civilização extra-terrestre, e sua única chance de sobrevivência é retornar à Terra e tentar encontrar alguma arma nuclear nuclear que pudesse destruir os “aliens”. O roteiro era cheio de falhas, personagens simplórios, a idéia um pouco clichê, mas enfim... Depois tivemos oportunidade de melhorar muito, escrevendo contos mais maduros (com o perdão do trocadilho), publicando no site da faculdade de medicina, antologia de contos de vários autores... Até que saiu o primeiro romance, que estamos lançando agora.

Ademir Pascale: Poderia falar um pouco sobre a sua recente obra “Além da Terra do Gelo - A Jornada do Elohim”(All Print Editora)?

Victor Maduro: O livro trata da jornada de um grande herói, desses realmente poderosos, no melhor estilo “Hércules”, tentando reparar uma tragédia familiar, e se desenvolver suas habilidades divinas ao mesmo tempo que vai revelando um crescimento interior. No caminho ele vai perceber que mesmo sendo filho de uma deusa, as coisas não se mostram tão fácil quanto ele poderia imaginar. Os leitores que forem “Além da Terra do Gelo”, verão que Kether oferece mais do que planícies congeladas o ano todo, mas também batalhas épicas entre deuses, criaturas amaldiçoadas, vermes gigantes, intrigas, paixão, vilões implacáveis, e muitos seres mitológicos. Além disso, não esperem uma trama clichê, mas sim inúmeras surpresas e reviravoltas ao longo de toda a jornada.

Ademir Pascale: Como os leitores interessados deverão proceder para adquirir a obra?

Victor Maduro: Os leitores podem acessar o site www.alemdaterradogelo.com e comprar a obra diretamente nas mãos do autor, com direito a autógrafo e dedicatória, e um sistema seguro e que oferece muitas formas de pagamento. Além disso, se preferir, podem também acessar o site da editora www.allprinteditora.com.br, nas sessões lançamento ou ficção, e comprar o livro ali. Para quem mora em Divinópolis – MG, o livro está sendo vendido na “Boutique do livro”, e Ipatinga – MG na livraria Leitura. Estamos programando vendas também na grande BH, no mês de abril, pela rede Leitura.

Ademir Pascale: No seu ponto de vista, quais são as principais dificuldades do autor em início de carreira em nosso país?

Victor Maduro: Em primeiro lugar, é muito difícil uma editora apostar num autor desconhecido, mesmo sendo brasileiro. É bem mais garantido para elas traduzirem um autor estrangeiro, que já é famoso, e tem um mercado solidificado, do que bancar um novo talento. Sendo assim, muitas vezes é difícil encontrar uma oportunidade de ter sua obra lida (já ouvi de escritores nacionais famosos que os editores lêem apenas as 3 primeiras páginas, o que é muito pouco para se conhecer um livro). Outra dificuldade que encontramos se refere com a divulgação, e/ou colocar seus livros nas livrarias para venderem, visto que hoje estamos dominados pelas grandes redes de livraria que às vezes oferecem pouco ou nenhum espaço para os novos autores, ou ainda exigem um retorno financeiro muito grande. Oportunidades como essa do portal Cranik são poucas, e ficamos muito contentes pelo espaço cedido.

Ademir Pascale: O que você acha da união do sistema de cooperativa na produção de uma obra de contos?

Victor Maduro: Eu acho uma idéia excelente. Além de dar oportunidade para novos autores surgirem, e fazerem sua primeira publicação, podem também conhecer e se relacionar entre si, ampliando sua rede de contatos e conhecimento de toda a área da literatura. Também o esquema de cooperativa permite que todos se ajudem, e saiam ganhando.

Ademir Pascale: Além de escritor e crítico de cinema, sou também professor e ministro aulas de introdução ao LINUX em uma instituição carente de São Paulo. Sem exceções, noto que cerca de 90% dos alunos na faixa etária entre 12 a 18 anos, sentem muita dificuldade em ler e formular frases. No ano passado (2008) dei aula para uma aluna da 8ª série do ensino fundamental que não sabia escrever a palavra “mãe”, algo que me entristeceu muito e que não saiu da minha mente, além das questões que surgiram: se ela não sabe escrever uma simples palavra, como chegou até a 8ª série? É nítido que, com uma certa melhora no ensino, mais leitores teremos, além de uma melhora geral em todos os quesitos em nosso país. No seu ponto de vista, o que seria preciso para melhorar o ensino nas escolas públicas e influenciar mais os alunos para o meio literário?

Victor Maduro: Ademir, eu sou filho de professora de escola municipal, e conheço bem essa realidade. O que sempre vi e vejo é que as políticas do governo para a área da educação estiveram e estão muito mais para uma “maquiagem”, do que um projeto sério de melhoria da qualidade de ensino. Já foram tentados sistemas onde o aluno não toma bomba, aumentar o número de dias letivos, mas nada disso melhorou o grau de aprendizado de nossos alunos, ou só fez piorar. O que precisamos é assumir políticas sérias de treinamento de nossos professores com bônus salarial justo, de aulas de reforço, sistemas padronizados de avaliações anuais em escolas, onde as instituições que revelarem melhoria das notas dos alunos, recebam mais recursos, numa tentativa não de “fazer filme” para a população, mas de que nossos alunos saiam preparados para um mundo muito rico e diversificado culturalmente, economicamente. Não podemos viver só de futebol e samba.

Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?

Victor Maduro: Com certeza! Estamos escrevendo o segundo volume do “Além da Terra do Gelo” que se chamará “Guerras Divinas”, e paralelamente uma outra obra, mais adulta, que trata de um jovem que depois de fazer uma lista com dez nomes de pessoas que ele odeia, luta para impedir seu melhor amigo de cometer os assassinatos um a um. Esta obra tem o título provisório de “Os dez nomes”.

Perguntas Rápidas
:

Um livro: Tratado de psicologia revolucionária
Um(a) autor(a): Guimarães Rosa
Um ator ou atriz: Jodie Foster
Um filme: Coração Valente
Um dia especial: 20 de janeiro de 2003, quando soube que passei no vestibular de Medicina da UFMG.
Um desejo: Que todas as pessoas encontrem aquilo que verdadeiramente busquem, e sejam felizes!

Ademir Pascale: Desejo-lhe muito sucesso. Um grande abraço.

Victor Maduro: Grande abraço Ademir, e mais uma vez agradecemos por ceder esse espaço, e por essa oportunidade de divulgação do nosso trabalho. Acho que são atitudes assim que podem ajudar numa formação de uma cultura literária mais sólida no nosso país, e que novos autores, como eu, possam emergir e se tornar vistos e lidos. Obrigado!  

CLIQUE SOBRE A CAPA PARA ADQUIRIR A OBRA

  Além da Terra do Gelo - Victor Maduro
   

© Cranik

*Você poderá adicionar essa entrevista em seu site, desde que insira os devidos créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com
Entrevistado: Victor Maduro.
E nos informar pelo e-mail: ademir@cranik.com  

Indique esta entrevista para um amigo! Clique Aqui      

 


© Cranik - 2003/2009