a

RESENHA CRÍTICA "RATATOUILLE"   
por Rafael Stefano - Jornalista e Crítico de Cinema -
e-mail: rafael.stefano@gmail.com 
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik


RATATOUILLE  (Foto Divulgação)

RATATOUILLE

CRÍTICA - RATATOUILLE - Ratatouille, é a mais nova aposta da Pixar em parceria com a Disney, sob a direção de Brad Bird, o mesmo de Os Incríveis, o desenho gira em torno de um gracioso ratinho de nome francês. Remy, sonha em ser um chef de cozinha e se livrar da situação precária ao qual vive com sua família e muitos outros ratos.

Os desenhos da Disney dispensam comentários, sempre muito bem produzidos e caprichados, impressionam pela reprodução de “detalhes”, digo isso, pois no caso do desenho Ratatouille, cuja história se passa na França, mais precisamente na cidade de Paris, é clara a preocupação com os cenários, a cidade é reproduzida na integra, além disso, a caracterização dos personagens é perfeita, vale a pena destacar a movimentação dos Chefes de cozinha no manuseio dos alimentos e na elaboração dos pratos, tudo isso em um tom apreciativo, retratando o trabalho de um verdadeiro Chefe de Cozinha.

O desenho inclusive se propõe a discutir sobre a descriminação sofrida pelas mulheres nesse circuito gastronômico dominado por homens.

Antes de entender o seu enredo o interessante é saber o porquê da escolha desse nome. "Ratatouille" é o nome de um prato francês, a base de tomate, berinjela e pimentão. A julgar pelo nome, já dá então para sacar que a maior parte das quase duas horas de filme terá como cenário a cozinha de um restaurante que por sinal pertencia a um grande chefe parisiense chamado Auguste Gusteau. Digo pertencia, porque após receber uma dura crítica de um jornalista extremamente conceituado sobre seu livro “Todo mundo pode cozinhar”, o chefe de cozinha não resiste e morre.

Em seu lugar assume o chefe de cozinha Skinner, que tem interesse em transformar o restaurante em uma rede de alimentos congelados.

Linguini, um jovem e atrapalhado funcionário do restaurante sem querer, leva créditos por uma nova sopa inventada por Remy. e ao descobrir o talento do rato para a culinária, encontra uma forma de escondê-lo sob o seu chapéu e assim, o rato passa a controlar, através de seus cabelos todos os movimentos, como uma marionete.

Apesar de infantil, o desenho se apropria de uma linguagem adulta, por isso, agrada em cheio aos dois públicos. Vale a pena conferir!

Título original: Ratatouille
Gênero: Comédia,Aventura
Ano: 2007
País de origem: Estados Unidos
Distribuidora: Disney
Duração: 110 min.
Classificação: livre
Língua: Inglês
Diretor: Brad Bird, Jan Pinkava
Elenco: Patton Oswalt, Ian Holm, Lou Romano
Site Oficial: Clique Aqui

FILME:

Ótimo: 
Bom:   
Regular:

Crítica: Rafael Stefano é jornalista e crítico de cinema -  e-mail: rafael.stefano@gmail.com

Indique esta matéria para um amigo!


 


© Cranik - RATATOUILLE