COMPARE PREÇOS
ÓCULOS DE SOL NOTEBOOKS ESPORTE

CÂMERAS DIGITAIS

CHOPEIRA

Procure sua resenha crítica, filmografia ou sinopse pelo nome inicial do filme,  ator ou atriz

( #-A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z )

 

CINE CRANIK ESPECIAL - CINEMA E FUTEBOL 
 por Luis Pires - Jornalista e Crítico de Cinema
e-mail: lpires@uol.com.br      
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik


O Milagre de Berna - (Foto Divulgação)

DVD'S - FUTEBOL DE BOTÃO - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - CONCURSOS

CINEMA E FUTEBOL

CINE CRANIK ESPECIAL - CINEMA E FUTEBOL - Desde que os ingleses o inventaram, no final do século XIX, o futebol se tornou um dos esportes mais populares no mundo. Estima-se que aproximadamente um bilhão de pessoas tenha acompanhado pela TV a final da última Copa do Mundo de Futebol, disputada entre as seleções da França e da Itália. Seja nas ruas de São Paulo, Nairóbi, Hong Kong ou Bagdá, sempre que a bola rola desperta incomensuráveis paixões.

Apesar de todo esse apelo, futebol e cinema nunca combinaram. Durante muitos anos, foi realmente difícil encontrar um filme que fizesse jus à popularidade do chamado esporte bretão, tanto em termos técnicos como em bilheteria. Enquanto isso, esportes menos populares como boxe, basquete, beisebol e futebol americano já renderam bons filmes e milhões de dólares aos seus produtores.

Dentre os esportes citados, certamente o boxe foi o de maior sucesso, tendo sido explorado por grandes mestres do cinema como Martin Scorcese (Touro Indomável) e John Huston (Cidade das Ilusões). Recentemente, Clint Eastwood levou quatro estatuetas do Oscar® para casa pelo filme Menina de Ouro, no qual atuou, além de produzir e dirigir. E quem é capaz de esquecer Sylvester Stallone vivendo o papel do lutador Rocky Balboa, no também premiado Rocky, um Lutador, de John G. Avildsen?

No Brasil, embora a paixão pelo futebol seja motivo de orgulho nacional, apenas recentemente se conseguiu produzir bons filmes sobre o tema, casos de Boleiros 1 e 2, de Ugo Giorgetti, Garrincha – Estrela Solitária, de Milton Alencar e O casamento de Romeu e Julieta, uma engraçada história de paixão entre um corinthiano e uma palmeirense, dirigida por Bruno Barreto. No entanto, embora seja considerado um “cult” entre os amantes do futebol, os dois Boleiros juntos conseguiram levar aos cinemas pouco mais de 100 mil pessoas. De melhor sorte, o filme de Barreto atraiu 970 mil espectadores, público digno de uma grande produção de Hollywood. Já Garrincha foi um grande fracasso, com bilheteria de aproximadamente oito mil ingressos, a mesma de um jogo de segunda divisão.

DVD'S - FUTEBOL DE BOTÃO - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - CONCURSOS


Pelé Eterno (Foto Divulgação)

Pelé, eterno

O caso de Pelé é um exemplo de quão complicada é essa relação entre futebol e cinema. Na década de 60 ele foi capaz de fazer com que dois países africanos em guerra decretassem uma trégua para que todos pudessem vê-lo jogar pelo Santos. Dentro de campo, foi considerado rei e sua popularidade, ainda hoje, pode ser medida por onde quer que passe.

Sua primeira aparição nas telas aconteceu em 1959, no filme O Preço da Vitória, de Oswaldo Sampaio, uma homenageava à Seleção Brasileira, que conquistara seu primeiro título mundial um ano antes. Depois de algumas participações em produções nacionais, em 1981 Pelé foi uma das estrelas do filme Fuga para a Vitória, de John Huston, como jogador de um time de prisioneiros que enfrentaria uma seleção do exército alemão, durante a Segunda Grande Guerra. Curiosamente o time tinha como técnico o inglês Michael Caine e Sylvester Stallone atuando como goleiro. Cinco anos depois, Pelé também interpretaria um goleiro em Os Trapalhões e o Rei do Futebol, de Carlos Manga.

Mesmo sendo o jogador de futebol mais popular do mundo, nosso rei colecionou um estrondoso fracasso com o documentário Pelé Eterno, de Aníbal Massaiani Neto. O filme, que demorou cinco anos para ser finalizado, conta com 400 gols e mais de três mil fotografias do grande jogador. Um primor em termos de pesquisa histórica. Entretanto, isso não foi o suficiente para levar ao cinema mais que 260 mil espectadores, número bem abaixo do um milhão esperado pelos produtores. Ainda assim, o filme é sucesso de vendas em DVD, desde que foi lançado no início do ano passado.

Novos investimentos

Sejam quais forem os motivos que levaram filmes sobre o tema ao fracasso mundial de bilheteria, parece haver um esforço da indústria do cinema para reverter essa situação. Recentemente, dois filmes obtiveram êxito comercial: o britânico Driblando o Destino, de Gurinder Chadha, no qual uma garota de origem indiana, fã do inglês David Beckham, enfrenta o tradicionalismo de sua família para poder jogar futebol. E o alemão O Milagre de Berna, de Sonke Wortmann, que conta como a limitada seleção da Alemanha Ocidental conseguiu vencer a poderosa Hungria, na final da Copa do Mundo de 1954. Esse filme, aliás, conseguiu reproduzir com fidelidade impressionante as cenas reais do jogo, algo dificílimo de se conseguir, segundo a opinião de especialistas.

Com o aval da FIFA, muito também se investiu na produção de Gol! , dirigido por Danny Cannon, sobre um garoto (Santiago) que luta para se tornar jogador do Newcastle United, tradicional time inglês. O filme teve a participação de David Beckham, Wayne Rooney e Zinedine Zidane, e foi planejado como primeira parte de uma trilogia que acompanhará a carreira desse fictício jogador. Meio piegas – tem até uma cena em que Santiago beija a medalha de uma santa antes de bater uma falta, obviamente convertida no gol da vitória – a produção foi um fracasso de bilheteria, o que não deve comprometer a trilogia, cuja segunda e terceira partes chegam às telas até o final deste ano e em 2007, respectivamente.

Assim, numa história repleta de sucessos e fracassos, o tema continua pouco explorado nas telas. Nós, que amamos o futebol tanto quanto o cinema, esperamos mais, muito mais.

DVD'S - FUTEBOL DE BOTÃO - PRESENTES - TUDO PARA FUTEBOL - CONCURSOS

Pequeno roteiro de filmes sobre futebol disponíveis nas locadoras


Boleiros (Foto Divulgação)

Boleiros – Era uma Vez o Futebol... (Brasil – 1998 – 93 min)

Direção: Ugo Giorgetti

Elenco: Flávio Migliaccio, Otávio Augusto, Cássio Gabus Mendes, Lima Duarte, Marisa Orth, Denise Fraga.

Um grupo de ex-jogadores se reúne num bar para relembrar histórias de suas carreiras. O episódio em que Otávio Augusto interpreta um juiz ladrão é impagável. É uma das melhores cenas de futebol já filmadas, tendo como palco o histórico estádio do Juventus, na rua Javari. Cópias disponíveis apenas em VHS.

DVD'S - FUTEBOL DE BOTÃO - PRESENTES - TUDO PARA FUTEBOL - CONCURSOS


Boleiros 2 (Foto Divulgação)

Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos (Brasil – 2006 – 86 min)

Direção: Ugo Giorgetti

Elenco: Lima Duarte, Denise Fraga, Flávio Migliaccio, Otávio Augusto, Paulo Miklos, Sócrates, Cássio Gabus Mendes.

O filme acontece no mesmo bar, prestes a ser reinaugurado depois de uma reforma. As histórias são costuradas por um jornalista, que relembra episódios pitorescos do nosso futebol. Destaque para a atuação de Paulo Miklos como empresário de um famoso jogador. Será lançado pela Paris Filmes em DVD no dia 27/09.

DVD'S - FUTEBOL DE BOTÃO - PRESENTES - TUDO PARA FUTEBOL - CONCURSOS


O Casamento de Romeu e Julieta (Foto Divulgação)

O Casamento de Romeu e Julieta (Brasil - 2005 - 90 min)

Direção: Bruno Barreto

Elenco: Luana Piovani, Marco Ricca, Luís Gustavo, Mel Lisboa.

Um corinthiano fanático se apaixona por uma garota cujo pai é conselheiro do rival Palmeiras. Com medo de perdê-la, ele esconde sua origem alvinegra, criando situações embaraçosas e divertidíssimas. Baseado no livro Palmeiras, uma história de amor, de Mário Prata.

DVD'S - FUTEBOL DE BOTÃO - PRESENTES - TUDO PARA FUTEBOL - CONCURSOS


Garrincha - Estrela Solitária (Foto Divulgação)

Garrincha – Estrela Solitária (Brasil – 2005 – 110 min)

Direção: Milton Alencar

Elenco: André Gonçalves, Taís Araújo, Henrique Pires, Alexandre Schumacher.

Retratos da vida de Garrincha, um gênio do futebol, que não teve a mesma sorte fora de campo, terminando pobre e doente. Baseado no livro homônimo de Ruy Castro.

Fuga para a Vitória (Victory – EUA – 1981 – 116 min)

Direção: John Huston

Elenco: Pelé, Sylvester Stallone, Michael Caine, Max Von Sydow, Booby Moore.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Pelé faz parte do time de prisioneiros que enfrentará os nazistas numa partida de futebol, durante a qual os jogadores tentarão executar um plano de fuga.

Pelé Eterno (Brasil – 2004 – 120 min)

Direção: Aníbal Massaini

Elenco: Pelé, Zito, Pepe, Formiga, Zagallo, Fúlvio Stefanini (narrador – em off).

Documentário sobre o maior jogador da história do futebol, conhecido mundialmente como Pelé. É maravilhoso como pesquisa histórica, resgatando 400 dos mais de 1200 gols feitos pelo jogador. Uma das cenas traz a reconstituição de um gol marcado pelo “rei” contra o Juventus – infelizmente não gravado por nenhuma emissora de TV – no qual o craque aplicou três “chapéus” nos zagueiros e outro no goleiro antes de empurrar a bola para as redes. Na semana passada, a diretoria do clube paulistano mandou erguer no tradicional estádio da rua Javari um busto de bronze para homenageá-lo pelo feito.

DVD'S - FUTEBOL DE BOTÃO - PRESENTES - TUDO PARA FUTEBOL - CONCURSOS


Driblando o Destino (Foto Divulgação)

Driblando o Destino (Bend It Like Beckham – Inglaterra – 2002 – 112 min)

Direção: Gurinder Chadha

Elenco: Parminder K. Nagra, Keira Knightley, Jonarhan Rhys-Meyers, Gary Lineker, David Beckham.

Menina de origem indiana sonha tornar-se jogadora profissional de futebol como seu ídolo David Beckham. E enfrenta a oposição de sua família, que quer que ela siga os costumes indianos tradicionais. Filme que marcou o início da carreira de Keira Knightley.

O Milagre de Berna (Das Wunder von Bern – Alemanha – 2003 – 118 min)

Direção: Sonke Wortmann

Elenco: Louis Klamroth, Peter Lohmeyer, Johanna Gastdorf, Mirko Lang, Birthe Wolter.

Berna foi a cidade suíça na qual foi disputada a final da Copa do Mundo de 54, entre Alemanha Ocidental e Hungria. Na primeira fase, o time húngaro havia vencido os alemães por 8 x 3, o que os tornava favoritos ao título. Mesmo desacreditada, a seleção alemã terminou vencedora. O filme conta a história desse “milagre” visto pelos olhos de um garoto apaixonado por futebol. A reconstituição do jogo final é um dos melhores momentos do futebol no cinema.

DVD'S - FUTEBOL DE BOTÃO - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES - CONCURSOS


Gol! (Foto Divulgação)

Gol! (Goal! – EUA – 2005 – 118 min)

Direção: Danny Cannon

Elenco: Kuno Becker, Alessandro Nivola, Zinedine Zidane, Raul Gonzalez, David Beckham.

Mesmo contra a vontade do pai, um jovem sai dos Estados Unidos para treinar no Newcastle United, tradicional equipe inglesa, na qual tentará realizar o sonho de se tornar jogador profissional. Primeira parte de uma trilogia que acompanhará a carreira desse fictício boleiro, que se transferirá para o Real Madri e disputará uma Copa do Mundo.
 

Matéria Especial: Luis Pires - Jornalista e Crítico de Cinema - e-mail: lpires@uol.com.br -blog: www.eliberoquestoposto.zip.net        

Filme Fora de Rumo Indique esta matéria para um amigo!

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

 

 


© Cranik - CINEMA E FUTEBOL