COMPARE PREÇOS
CELULARES NOTEBOOKS BOMBONIERE

CÂMERAS DIGITAIS

VIDEOGAMES

Procure sua resenha crítica, filmografia ou sinopse pelo nome inicial do filme,  ator ou atriz

( #-A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z )

 

RESENHA CRÍTICA DO FILME "BOBBY" 
por Ademir Pascale - Crítico de Cinema e Editor do Portal Cranik - ademir@cranik.com
Clique Aqui e conheça a Equipe Cranik


(Foto Divulgação)

LIVROS SOBRE CINEMA - CD'S - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES

"Cadê os nossos heróis?"

BOBBY:  Tenho que admitir que os EUA ultimamente anda produzindo excelentes longas com temas históricos e, desta vez comentarei sobre o longa-metragem Bobby, tendo como atores, nada menos do que Martin Sheen, Emilio Estevez, Demi Moore, Ashton Kutcher, Helen Hunt, Christian Slater, William H. Macy, Heather Graham, Lindsay Lohan, Anthony Hopkins, Laurence Fishburne, Joshua Jackson, Sharon Stone, Elijah Wood e Shia LaBeouf. Emilio Estevez, além de ser o diretor, roteirista e produtor, também atuou no longa - seu pai Martin Sheen também atuou em Bobby. Emilio demorou 7 anos para concluir este longa e, um dos principais problemas, foi a falta de verbas, o que o levou à vender até seus próprios objetos pessoais; quando sonhamos com algo e lutamos por nossos objetivos, custa o que custar, conseguimos atingi-los, pois o universo sempre conspira ao nosso favor, basta sonhar, pedir e lutar para alcançá-los.

 
Cena do Filme "Bobby"

O longa mistura antigas cenas de Robert F. Kennedy (Bobby Kennedy), candidato à presidência dos EUA. A história é envolvente e seu desfecho está praticamente nos 15 minutos finais. Podemos aprender história com os longas, e Bobby é um deles.

Muitas pessoas se lembram apenas do assassinato de John F. Kennedy pelo Lee Harvey Osvald, mas antes disso, Edward Kennedy - irmão de John e Robert - quase sofreu um atentado de morte por John W. Hinckley, que desistiu da idéia, preferindo o presidente Reagan. As histórias não são bem contadas e existe muita gente que não acredita que Lee Harvey Osvald tenha sido o assassino de JFK, assim como outros acreditam que tinha mais uma pessoa com o assassino de Robert Kennedy, Sirhan Bishara Sirhan, um palestino anti-semita que vive preso até os dias atuais, mas, nunca ninguém conseguiu provar a real existência do outro assassino.

  
Martin Luther King Jr. e Robert Kennedy

Martin Luther King Jr. é citado várias vezes no longa, pois após seu assassinato, a população negra teve muita esperança em dias melhores com Robert Kennedy na presidência, fato que nunca se consumou. - Parece que sempre quando surge alguém que faz ou pode fazer a diferença, morre cedo, e, não só nos EUA, como em praticamente todos os lugares do mundo. Já escrevi sobre Mohandas Gandhi que, fez muito pelo mundo, mas foi assassinado por um louco (assassino: Nathuram Vinayak Godse - 1910-1949). Mas apesar da triste história, sempre torcemos por dias melhores e, uma boa parte da população dos EUA com certeza torce por Barack Obama, pré-candidato negro democrata às eleições presidenciais americanas de 2008 - com certeza, Martin Luther King Jr. renasceu para muitos que esperavam por dias melhores.

 
O real assassino de Robert Kennedy, Sirhan Bishara Sirhan (Foto 1) e Robert Kennedy sendo socorrido por um ajudante de cozinha (Foto 2).   

O longa-metragem "Bobby" está honrosamente guardado na minha coleção de DVD's como um dos melhores filmes históricos já produzidos, assim como alguns poucos outros. Os cineastas do Brasil investem muito em histórias sobre a ditadura militar, pobreza e a violência dos dias atuais, parece que 90% dos nossos filmes retratam estes temas: ditadura militar, pobreza e violência... até que acho bom, é um grito para o mundo e nossas autoridades, mas às vezes canso dos mesmos temas e, quando mudam de estilo, a história é sem graça e sem fundamento - o longa que irá nos representar no Oscar® é sobre a Ditadura Militar "O Dia em que meus pais saíram de férias", mas o correto no título seria "O dia em que meus pais saíram 'em férias'" e não " de férias". A história é bacana, mas estou cansado de ouvir histórias sobre a Ditadura Militar. Por que não retratam os antigos heróis de nossa história assim como os EUA faz? Eles são bons porque sabem homenagear seus heróis, celebram com orgulho as pessoas que fizeram a diferença em seu país. É por isso que o Brasil não é muito bem visto em outros países, porque levam somente a história dos nossos piores momentos para o cinema, se esquecendo dos nomes das pessoas que marcaram época no Brasil.


Robert Kennedy com o irmão JFK

Voltando ao longa "Bobby", o elenco é impecável e, pena que o ator Antony Hopkins, o nº 01, TOP da minha lista de atores, faz um pequeno papel, mas mesmo assim, como sempre, muito bem trabalhado. Com um elenco de peso como este, dá para saber tranqüilamente porque o diretor Emilio Estevez e seu pai também atuaram, digamos que, na minha opinião, foi também para diminuir os gastos com o elenco. Como disse anteriormente, o desfecho foi nos minutos finais; dramático. Emilio retratou muito bem as cenas e usou atores parecidos com as pessoas reais que viveram no momento do assassinato de Robert Kennedy.

Recomendadíssimo...

Ficha Técnica
Título Original: Bobby
Gênero: Drama
Duração: 120 min.
Ano: EUA - 2006
Distribuidoras: The Weinstein Company/Imagem Filmes
Direção e Roteiro: Emilio Estevez
Site Oficial: www.bobby-the-movie.com

 LIVROS SOBRE CINEMA - CD'S - PRESENTES - CAMISETAS DE FILMES


TRAILER "BOBBY"

 FILME:

Ótimo: 
Bom:   
Regular:

Crítico: Ademir Pascale é ativista cultural, crítico de cinema, editor e criador do portal Cranik www.cranik.com , www.divulgalivros.org  e do projeto de inclusão social e cultural "Vá ao cinema!". Contatos para matérias em Jornais, Sites ou Revistas, e-mail: ademir@cranik.com

*Crédito das fotos:
www.medaloffreedom.com
www.historyplace.com
www.oorei.com
www.blogging.no
Bibliografia:
Livro: Tentativas, Atentados e Assassinatos que Estremeceram o Mundo - Stephen J. Spignesi, editora M.Books
 

Indique esta matéria para um amigo!

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

 

 


© Cranik - FILME - BOBBY